Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Diagnóstico Recente

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Diagnóstico Recente Empty Diagnóstico Recente Ter Mar 06, 2012 11:52 am

912mhr



Olá!

Sou a Mó, tenho 33 anos e fui diagnosticada com EA há menos de um mês. Sou HLA B27 positiva e a RM mostrou uma sacroileíte bilateral.
A minha reumatologista explicou-me que o meu tratamento iria começar no 1º estádio: os anti-inflamatórios. Só se não resultasse é que passaria ao segundo estádio, que eu não sei qual é, mas desconfio que são os tais medicamentos Biológicos.
Comecei a tomar Voltaren Retard, que me fez um efeito fantástico no primeiro dia. No entanto, diariamente tem perdido o seu efeito.
Entretanto fui ao Osteopata (onde já tinha ido antes do diagnóstico e que me pediu as análises ao HLA B27, TASO, ANA, Waller Rose... por desconfiar de EA), que tem formação em Medicina Chinesa e aconselhou-me a fazer acupuntura semanalmente. Vou iniciar amanhã. Paralelamente receitou-me Artronat Flex gel, Artronat Flex saquetas e Day-oxydose (anti-oxidante). Sinto-me melhor nos últimos dias. Smile
Aconselhou-me a fazer Yoga ou Tai-Chi e Hidroterapia e a consultar um Homeopata/Naturopata. Ainda não iniciei nenhuma actividade. Também me disse que tinha de evitar stress Smile
Quanto à alimentação, "proibiu-me" de comer trigo, carnes vermelhas, lacticínios, feijão, grão, citrinos de casca laranja e açúcares.
São imensas restrições. Já substituí o pão normal por pão de espelta. Há muito que já bebia leite de soja, agora passei também aos iogurtes de soja. Sinto menos falta das carnes vermelhas, do feijão e do grão... Mas as massas... Crying or Very sad
Alguém sabe explicar-me se a Dieta sem Amido implica estas restrições ou são outras diferentes? Quem teve efeitos com a dieta, em média quanto tempo demorou a sentir os efeitos?
Alguém sentiu que a doença entrasse em "remissão"? Com que procedimentos? Ao fim de quanto tempo?
Relativamente à natação, é muito relevante se for feita em água aquecida, ou basta a temperatura habitual de uma piscina como a do Jamor?
Alguém já experimentou fazer EFT para melhorar os sintomas da EA?
No final de Março tenho nova consulta de Reumatologia para avaliar o efeito do Voltaren Retard...
O que me deixa mesmo triste é o facto de ter decidido engravidar nesta altura e ver-me "forçada" a adiar esse projecto, por conselho do Osteopata, até me munir de todos os trunfos para ter a doença "controlada" numa possível gravidez... Sei lá quando isso vai acontecer... A doença não é igual para todos, não tem um padrão... Depois dos desafios que já passei na minha vida recente, pré-EA, adiar indeterminadamente uma gravidez é profundamente desolador...
Resta-me focar nos aspectos positivos que ainda tenho e ir à luta, como um dia aprendi com uma grande Guerreira que passou na minha vida. Não estou dependente de ninguém. Tenho algumas dores, principalmente à noite, deitada, porque tenho dificuldade em virar-me na cama (ainda assim, nas últimas 3 noites senti-me bem). Apesar de tudo, sou uma sortuda.

2Diagnóstico Recente Empty Re: Diagnóstico Recente Qua Mar 07, 2012 3:21 am

janita

janita

Ola Mó

benvinda e obrigada pelo seu testemunho tão claro e explicito sobre a sua EA.

Um assunto que interessa a todos,apesar de cada um ser diferente nesta doença.

Aprende-se muito com estas experiencias e partilhas de cada um.

A minha EA só apareceu depois da gravidez, mas no seu caso deve ser muito aborrecido ter de esperar para ver como correm as coisas, mas tenha paciencia, com calma tudo se resolverá, imagino que isso seja dificil para si, mas assim tambem fica com muito mais conhecimento e controle nesta doença e saberá como lidar com isso.

Bjinhos

3Diagnóstico Recente Empty Re: Diagnóstico Recente Qua Mar 14, 2012 1:41 pm

Antonio Couto



Olá Mó,

Eu sou apiterapeuta, o que quer dizer que trabalho com abelhas e os seus produtos com o objectivo de tratar as pessoas que me procuram
Eu concordo com o Yoga ou Tai-Chi para combater o stress e na rectificação alimentar.
Mitos alimentos que nós incluimos na nossa dieta diaria são prejudiciais para as pessoas com doenças inflamatorias.
É também importante incluir na nossa dieta alguns produtos para aliviar a inflamação (como por exemplo os acidos gordos).
Uma boa maneira de substituir a proteina (fornecida pela carne vermelha) é o pólen.
Um quilograma de pólen, apicola, tem 3 vezes mais proteina do que um quilograma de carne de vaca.
O pólen é considerado o alimento mais completo que existe porque tem muitas vitaminas, proteinas, sais minerais, etc.
Em relação ao amido e á sua gula pelas massas, experimente massa de farinha de arroz (não tem amido nenhum).
Na natação penso que se for um exercicio energico deve ser feito em água fria, se for exercicio suave deve em água aquecida.


4Diagnóstico Recente Empty Re: Diagnóstico Recente Sáb Mar 31, 2012 7:50 am

elisabete silva



Olá Mó. Compreendo-te perfeitamente. Infelizmente sofri um aborto em Maio e em Outubro estava pronta para começar a tentar engravidar outra vez. Esperei tanto por esse momento e quando ele xegou estas malditas dores também xegaram:(((( Até agora. É uma tristeza enorme, para além das dores e de tudo o resto. Ainda nem tenho diagnóstico, estando-se em duvida entre a espondilite e a fibromialgia. Desejo-te muita força e não desanimes. Tudo tem o sue tempo e um dia iremos realizar o sonho de ser mães, tenho a certeza. Tudo tem a sua hora, acredito. Beijinhos e força

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos