também sou nova na E.A

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

também sou nova na E.A

Mensagem  claudia neves em Dom Abr 06, 2008 2:03 pm

A minha E.A foi diagnosticada mto recentemente. Tenho 25 anos e confesso que todas as duvidas e medos me estao a assombrar. Um acidente de viação e os respectivos exames realizados diagnosticaram suspeitas de E.A e por fim uma TAC qiue foi conclusiva juntamente com outros resultados de analises clinícas. Casei recentementee tenho sonho de construír a minha familia, mas inválida? Não me imagino "corcunda" e com um dia a dia de dores e ausência de mobilidade. A verdade é que ainda não tive muitas dores até hoje mas assusta o facto de elas darem início a qualquer altura. Começei os meus exercicíos semanais facultados pela ANEA quando lá me desloquei com o meu marido, mas como é que estes podem prevenir a evolução da doença? As fase de negação esta ainda um pouco instalada na minha mente, mas tenho buscado forças na familia e no AMOR em que me encontro envolvida para poder acreditar que a evolução da minha doença não seja tão agressiva e progressiva. Diáriamente faço um pouquinho dos exercicios e quero dar continuídade às minhas aulas de dança que sempre fiz.

Ser Forte é o que devo ser!

Obrigada

Cláudia Neves

claudia neves

Ver perfil do usuário

Re: também sou nova na E.A

Mensagem  Susana Lopes em Seg Abr 07, 2008 3:35 am

Olá, Claudia!

Bem-vinda, mais uma vez, ao nosso fórum!

O diagnóstico da EA pode ser, sem dúvida, muito traumático. Falo por experiência própria!

Todas as fases que se seguem são complicadas, é verdade. Passei por todas elas: a negação, a raiva, a revolta, a depressão... Esta quase me levou a uma fase que não se fala mas que é proíbida a todos os doentes espondilíticos: a resignação. Nós nunca devemos ficar resignados! A resignação leva à anquilose!