Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alternativas à farinha

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Alternativas à farinha Empty Alternativas à farinha Ter Jun 03, 2008 7:50 am

Zélia



O que eu uso como alternativa à farinha para fazer bolos, bases de tarte, substituir pão ralado em receitas de carne e peixe, etc. - e que TENHO SEMPRE EM CASA!

1) Farinha de amêndoa sem pele
Comecei por comprar amêndoas já peladas ao kilo em armazéns e lojas que vendem frutos secos, que depois ralava em casa na 1,2,3, porque os sacos com farinha de amêndoa à venda nos grandes supermercados eram muito caros.
Agora compro sacos de 4 Kg de farinha de amêndoa sem pele na Makro, pois o preço é convidativo (c. 35,00 € o saco) e já não tenho o trabalho de moer as amêndoas. Além do mais esta amêndoa não é amarga, como muitas que por vezes se compram em lojas de frutos secos.

2) Coco ralado
É óptimo para bolos e para cozinhar outros pratos.
O coco é barato e rende bastante bem. Há pequenos sacos à venda em quase todos os supermercados, mas normalmente opto por comprar sacos de 3 Kg na Makro. Alguns supermercados chineses na zona do Martim Moniz em Lisboa/Baixa também têm sacos de grande quantidade.

3) Nozes
Depois de raladas fazem uma farinha muito boa, e um excelente bolo de noz com doce de ovos. São óptimas para acompanhar saladas.
Também costumo comprar em sacos de 2 kg na Makro ou ao peso em lojas que vendem frutos secos.

4) Avelãs
Uso para o mesmo efeito que as nozes. As avelãs fazem uma excelente farinha, que torna os bolos muito fofos - mais do que as amêndoas. No entanto, nem todos gostam do sabor, pois é mais intenso. Mas eu adoro com chocolate!...

Às vezes, misturo dois tipos de farinha para ter um resultado diferente e variar.


Zélia

2Alternativas à farinha Empty Re: Alternativas à farinha Ter Jun 03, 2008 9:02 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Zélia!

Obrigada pelas dicas!

Gostaria de lhe colocar uma pergunta: quando começou este regime alimentar, já usava avelãs e nozes? Pergunto isto porque não sei até que ponto estes dois produtos são "seguros" para alguém que começou este regime há tão pouco tempo - o meu caso.


Obrigada flower

Até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

3Alternativas à farinha Empty Re: Alternativas à farinha Ter Jun 03, 2008 1:10 pm

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Zélia... novamente Embarassed

Pode partilhar a receita do Bolo de Noz com Doce de Ovos? Fiquei com "água na boca"... só de imaginar!

Obrigada!

Susana Lopes

ps. se tiver outras receitas, serão bem recebidas. Confesso que já não sei muito bem o que inventar Smile!

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

4Alternativas à farinha Empty Dietas alimentares... Ter Jun 03, 2008 4:22 pm

saraclavel



[Relativamente a este assunto da dieta sem amido - já experimentaram uma dieta sem carne?

No meu caso resultou bastante, até porque sou um dqueles casos em que a HLA dá negativa

Contrinuo a ingerir peixe, e proteinas vegetais, embora confesse que, sem ser propositadamente, a quantidade de massa e de batata, reduziram também.

Haverá alguém que partilhe desta opinião?

Até breve,
Sara

5Alternativas à farinha Empty Re: Alternativas à farinha Seg Jun 16, 2008 1:02 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Sara!

Eu, sinceramente, não sei até que ponto é relevante ser-se ou não HLA-B27 negativo ou positivo, visto que a dieta já mostrou resultados em doentes HLA-B27 negativo. Pelo que continuo a aconselhar este regime alimentar a todos os doentes de ea, independentemente do resultado da análise ao gene.

Não custa nada tentar e... só tentado é que se tem a certeza, não é?

Um abraço e até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

6Alternativas à farinha Empty Novidades? Qua Out 07, 2009 9:47 am

Pink



Oi

Como se tem sentiddo? melhor sem comer caarne'? sem carne e reduzindo os ferináceos, não se sente a desmaiar?
Pink

[

7Alternativas à farinha Empty Re: Alternativas à farinha Dom Jan 24, 2010 11:45 am

Tiago



Quanto ao não comer carne...

Já tenho dores há uns bons anos.

Ao longo do caminho disseram-me que uma dieta vegetariana seria benéfica. Tentei, durante cerce de 2 anos. Não era 100% rigoroso, mas só muito de vez em quando comia um pouco de frango ou um pouco de peixe, mas em quantidades muito reduzidas. Lacticinios tambem reduzi. Deixei de tomar leite, e comia um pouco de queijo. Passei para uma dieta macrobiótica.

Resultado: alturas de crises com dores consideráveis na lombar e sacro-iliaca, mas sobretudo no torax.

Comigo não resultou, decidi deixar a dieta, e voltar à "normalidade".

Agora estou a começar a dieta sem amido. Nova etapa, nova experiência, vamos ver como corre...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos