Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Olá a todos!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Olá a todos! Empty Olá a todos! Qui Jan 21, 2010 10:16 am

Tiago



Olá.

O meu nome é Tiago, tenho 27 anos, sou de Castelo de Paiva (50km do Porto) e sou novo neste forum.

Há cerca de 8 anos apareceram-me umas dores na sacroiliaca, confirmadas por um cintilograma.
A reumatologista disse que podia ser EA (o meu pai tem e o meu tio tb), dado que tinha o B27 positivo.
Nunca fui muito adepto de comprimidos, e após ver que o medicamento que ela me tinha receitado (vioxx) tinha sido retirado do mercado, comecei a fazer acupunctura para aliviar as dores e seguia com a minha vida, dizendo a mim mesmo que não era nada e que aquilo ia passar.
Não passaram, e as dores sacroiliacas sentiam-se sozinhas, pobrezinhas, então comecei a ter na zona lombar também, no pescoço, torax, volta e meia uma inflamação no olho. Certas alturas tossir era doloroso, e sentir que um espirro vinha a caminha deixava-me assustado. "Isto não é nada, vai passar, ..."
Não passou, nunca passou, e há 5 meses comecei a ter dores na anca do lado direito. A dor foi piorando e piorando, e neste momento caminho com muita dificuldade, porque as dores são grandes. Certos movimentos são quase impossiveis, e outros, como sentar e levantar, conseguem ser uma tortura.
Sim, foi mais ou menos isso que no meu corpo se tornou...uma sala de tortura ambulante.
Achei que estava na hora de fazer algo, e sim, aceitar o facto de que a espondilite me apanhou na sua rede.
Espero que não seja tarde demais, afinal de contas os reumatologistas dizem que a minha dor na anca é da espondilite, e quer os ortopedistas que vi, quer a fisioterapeura, dizem que é uma artrose.

Bem, estou numa fase complicada, mas tento manter a esperança que isto se vá resolver.
Vou a fisioterapia diariamente, à piscina quando a dor não é muito incapacitante, alguma acupunctura, e anti-inflamatorios, que tento nao abusar porque ao fim de poucos dias estou agarrado ao estomago.
Descobri a dieta sem amido, que comecei recentemente, e nesta altura é a minha maior esperança.

Assim sendo, mais uma vez olá, e até já Smile

2Olá a todos! Empty Re: Olá a todos! Qui Jan 21, 2010 1:34 pm

Patricia F.



Olá Tiago.
Bem vindo a este espaço de partilha.
Penso que será positivo para ti vires aqui de vez em quando, pelo menos para mim é... sei que não estou sozinha e que todos aqui sabem exactamente o que são estas dores!

Antes de mais acho urgente que te disciplines no que diz respeito aos tratamentos nomeadamente a medicação e claro não esqueças um protector gástrico para reduzir os efeitos dos antiinflamatórios. Concerteza que o teu médico assim te indica.
Além do mais convém manter actividade fisica e, a dieta é sem duvida uma opção que deves considerar.

Efectivamente pareces estar numa situação aguda, portanto não facilites e tentar fingir que a EA não te apanhou pode tornar-se muito perigoso e potenciar a sua evolução.

Vai passando por aqui para vêr as novidades!
Já agora somos quase vizinhos, sou de Gaia.
Até breve.
Patricia F.

3Olá a todos! Empty ola tiago Qui Jan 21, 2010 2:38 pm

feliz



ola tiago.

somos quase vizinhos (café Luciano) marginal 108 Melres, Gondomar.(24 km do porto)
caso queiras ou queiram aparecer ofereço um cafezito. Very Happy Very Happy
abraço a toda a gente e ergam a cabeça!!

ass: ivo moreira

4Olá a todos! Empty Re: Olá a todos! Sex Jan 22, 2010 5:47 am

Tiago



Obrigado.

Sim, dizem que estou numa fase aguda, mas uma fase aguda loooonga, já lá vão uns meses desde que a dor na anca apareceu, e desde então foi piorando até me deixar quase parado...já quase parece uma eternidade. Os dias passam devagar, não consigo fazer muita coisa. Estou em casa, e além dos exercicios diários, tento ocupar o meu tempo a ler, desenhar e pintar, com musica, algo que me distraia, porque de resto não há muito mais que possa fazer.
Mais chato para mim do que a dor, é a sensação de impotência, incapacidade, de querer fazer isto ou aquilo e não conseguir, de depender das pessoas para uma série de coisas.

Mas, tento manter o espirito positivo. Obviamente em certas alturas vou um pouco abaixo, mas aí deixo sair o que tiver a sair, aprendi que é melhor descarregar e seguir em frente...Acredito que melhores dias virão, e até lá, é ir devagar, dar tempo ao tempo, fazer experiências de algo que resulte a minimizar o impacto disto. Dia 2 de Fevereiro tenho nova consulta de Reumatologia, vamos lá ver como corre. Uma mistura de anti-inflamatorios, exercicios e terapia, e dieta sem amido, hão-de dar em alguma coisa, aliás, têm de dar em alguma coisa, nem sequer ponho outra hipotese!!! Cool

Foi bom descobrir este forum, saber que há mais gente por aí que compreende aquilo por que passo, porque muitas vezes um dos outros problemas é a incompreensão de quem nos rodeia, e a nossa incapacidade de explicar o que é quase inexplicável a quem não passa por elas.

Patricia, de Gaia? Costumo andar muito pelo Porto porque estudei e trabalhei lá. Agora estou a hibernar, mas quem sabe ainda nos encontramos por aí Smile
E quanto ao café, parece-me bem, é um pulinho até Melres, um dia vou ai bater à porta e reclamar a oferta Wink

Até já.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos