Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Espécie de Bola com Queijo e Fiambre

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Empty Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Dom maio 10, 2009 3:54 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Espécie de Bola com Queijo e Fiambre X
É uma espécie de bola porque... não se assemelha nada à original. Feita ao acaso, com ingredientes permitidos, fácil, rápida... e até saborosa.

Só um detalhe importante: esta bola é feita com farinha de arroz integral. Apesar do arroz ter uma percentagem elevada de amido, são muitos os doentes com Espondilite Anquilosante que o toleram. Eu não tenho a explicação para isso, só sei que eu posso comer arroz (sem abusar, claro).

Ingredientes:

* 200 gr de farinha de arroz integral

* 1 chávena de água morna

* uma pitada de sal

* 50 gr de margarina (pode-se substituir por azeite)

* 1 ovo

* fiambre fatiado

* queijo fatiado

Preparação:

* Misturar a farinha com o ovo e a margarina derretida.

* Dissolver o sal na água morna e juntar à mistura.

* Num tabuleiro, alterna-se uma camada de massa com uma camada de queijo...

Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Z
*... e uma camada de fiambre.

Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Y
* Pode-se fazer as camadas que se quiser.

* A última camada será de massa que deverá ser pincelada com gema de ovo.

* Vai ao forno quente cerca de 45 minutos

Espécie de Bola com Queijo e Fiambre W

Bom Apetite!

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

2Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Empty Re: Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Ter maio 19, 2009 3:45 pm

Sporting



Obrigado por estas receitas Susana. Vou experimentar a farinha de arroz para este tipo de iguarias. Very Happy

3Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Empty Re: Espécie de Bola com Queijo e Fiambre Qua maio 20, 2009 3:18 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Ricardo!

Obrigada pelo teu comentário Smile

Nem sabes como estou grata por tolerar o arroz... eu não posso comer muito arroz - descobri que o arroz é o responsável pelas minhas crises de fadiga. Durante a semana vou comendo os crocantes de arroz, uma fatia ou duas ( Embarassed ) de bola... só a fim-de-semana é que como arroz "no prato". Não mais que 4 a 5 refeições semanais (experiências...).

Eu comecei a usar a farinha de arroz há muito pouco tempo. Descobri a farinha, por acaso, num supermercado e resolvi experimentar. Eu uso mais a farinha integral.

Com esta farinha consegue-se fazer quase tudo na cozinha. A farinha de amêndoa sem pele, além de ser difícil de trabalhar, o sabor... há quem goste - eu nunca gostei muito de amêndoas, confesso.

A primeira vez que fiz pão com a farinha de amêndoas... Mad

Agora faço com a farinha de arroz: é bastante fácil de trabalhar, fica com um paladar bastante agradável e é um excelente snack para os lanches do dia-a-dia.

Costumo também fazer empadas... fica aí a receita.

Ah... eu experimentei o leite de arroz, mas não deu para perceber se era ou não inofensivo, porque a semana em que eu o bebi andava um tantito mal (por causa da gula e do aniversário de uma amiga querida clown ).

Espero que tudo continue a correr bem contigo e que a tua mana esteja melhor flower dá-lhe um beijinho Like a Star @ heaven

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Sporting



Olá Susana,

A dieta, quando resulta, tem destas coisas. Uma pessoa relaxa, relaxa, e as dores voltam. Felizmente não como antigamente, mas reconheço que tenho feito muita batota ultimamente. Com arroz nem se fala, é sempre a aviar. Há 4 dias até pão comi.Very Happy Soube bem, há 8 meses que nem lhe tocava, mas agora estou a pagar pelo atrevimento.

Confesso que ainda n tive oportunidade de experimentar a farinha de arroz, pois ainda n a encontrei. Onde é que se arranja?

Esta semana fui à médica, já lá n ia há vários meses. Disse-me para continuar a fazer o que tenho vindo a fazer. Expliquei-lhe a teoria por detrás da dieta e ela disse que até faz sentido, embora n tivesse conhecimentos para opinar muito mais. Mas reconhecer que até é possível q ajude já n é mau.

A minha irmã tem andado bem (para a situação). Mas isto é sempre imprevisível, como sabemos...

O beijinho será entregue. Wink

Susana Lopes

Susana Lopes

Lembro-me do meu primeiro pão, 7 meses após o início da dieta. Tive mesmo muita sorte: não aconteceu nada. Estava em Trás-os-Montes e não resisti ao meu pão favorito. Chama-se Trigo e, como o nome indica, é feito de trigo, cozido em forno de lenha (quentinho, com manteiga... uma verdadeira delícia).

Já em Lisboa, repeti a "gracinha" e comi uma carcaça... dá para imaginar o resultado, creio eu Smile mas não sei explicar porque é que um fez-me mal e o outro não.

(quando for a Cheires outra vez... Laughing )

Podes comprar a farinha de arroz no Continente ou na loja dietética Celeiro. Existem dois tipos: a farinha integral e a farinha "normal" branca. Eu prefiro a integral, mas também uso a outra. No Continente, a farinha encontra-se na zona das "farinhas especiais".

Este fim-de-semana vou tentar fazer bola de carne (a verdadeira originária de Sanfins do Douro, vila "vizinha" da terra dos meus pais)... se ficar bom, eu deixo aqui a receita.

Diz-me uma coisa, por favor: pelo que percebi, comes muito arroz... não sentes nenhum efeito "secundário"? Eu pergunto isto porque, infelizmente, não posso comer mais que seis refeições por semana. Provoca-me crises fortes de fadiga (só relacionei o arroz com a fadiga há muito pouco tempo e por acaso).

Fica bem e um xi - I love you para a tua mana!

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Sporting



Olha, dou por mim a não perceber o funcionamento da dieta. Existem alimentos que me provocam sintomas poucas horas depois, no caso do arroz, tenho comido sem restrições, e não tenho sentido nada, para além de fome com menos frequência. Não sei se com o arroz os efeitos são cumulativos e só se manifestam mais tarde, mas o que é certo é que pareço dar-me bem. Claro que comecei a arriscar e espalhei-me ao comprido, e há 3 dias q nem no arroz toco. Já está a fazer efeito. Very Happy

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos