Olá, Rui!
Fico muito contente em saber que, finalmente, começas a sentir-te melhor! É um alívio poder voltar ao trabalho… eu sei disso. Espero, sinceramente, que continues a melhorar, dia após dia!
Só não posso deixar de comentar algo que escreveste… não me leves a mal mas, um “médico experiente” aconselhou-te a não fazeres a dieta? Eu não entendo, francamente, eu não entendo.
Eu ando a ser seguida por um médico que além de ser licenciado em Medicina, tirou licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa, em Beijing (Pequim, China). Posso te assegurar que a sua experiência, em ambas as medicinas, é enorme! Ele já conseguiu verdadeiros milagres! Graças a ele, muitas pessoas voltaram a andar, conseguiram regressar à sua vida normal… eu sou um desses casos.
Em 2004, eu já não conseguia andar. A minha mãe é que me fazia tudo, até dar-me banho. Só de canadianas é que eu conseguia ir até à casa de banho… o único local até onde eu podia ir! Além da EA, eu também tenho Fibromialgia… quando as duas se conjugam… ossos, articulações, tecidos moles, nada escapa: “
dói tudo”.
Para ajudar, os meus intestinos, estômago, fígado e vesícula… quase todos os meus órgãos estavam muito debilitados. Alguns sempre o foram, mas agravaram significativamente com tantos medicamentos.
Este médico, com toda a sua experiência, além de ter conseguido “tirar-me” da cama e deixar as canadianas, ainda conseguiu regularizar quase todos os problemas associados à EA e à FM.
Apesar das melhorias conseguidas, a EA e a FM continuavam a fazer os seus “estragos”. O meu médico disse-me que já estávamos a fazer tudo o que poderíamos fazer…
A dada altura, tive que mudar de casa. Mudei-me para uma casa longe de tudo e de todos… deixei de ir às suas consultas, e a minha saúde foi-se deteriorando, voltando assim ao início de tudo. A depressão fez o resto do trabalho. Voltei à cama, e deixei-me lá ficar.
Depois já todos conhecem o resto da história… descobri o
Dr. Alan Ebringer e a sua dieta.
Algum tempo depois de ter começado a dieta, fiz novas análises e fui mostra-las ao meu médico. Quando ele viu o valor da
PCR – proteína C reactiva, marcador do grau de inflamação presente no organismo – ele olhou para mim e perguntou: “
Como é que fez isto?”
Falei do Dr. Alan Ebringer, da dieta… ele
ouvi-me com toda a atenção, tirou notas, fez perguntas e pediu-me que lhe fornecesse tudo o que eu tinha sobre o assunto.
No fim, enquanto me acompanhava à porta, disse-me: “
Vê Susana, vale sempre a pena procurar, tentar… tentar.”
A sua humildade é, sem dúvida, bem maior que a sua larga experiência! Ah… e sempre com muita vontade de aprender!
Rui, eu estou a contar esta história para que compreendas o porquê da minha admiração quando li que o teu médico aconselhou a não tentar…
O teu médico sabe exactamente em que consiste este regime alimentar? O porquê de se retirar os polissacarídeos da alimentação? Quem é o Dr. Alan Ebringer? Que resultados tem conseguido? Que existe um hospital que trata doentes com EA, recorrendo somente à “dieta sem amido” e a alguns suplementos alimentares (minerais, vitaminas)?Será que ele tem ideia de quantos doentes com EA, em todo o mundo, seguem este regime alimentar?
Qualquer médico, se preocupado com o seu paciente tem o dever de “
Tentar” tudo!
Há cerca vinte e cinco anos atrás, um vizinho muito querido contava-me muitas histórias. Uma delas ficou gravada na minha cabeça e lembro-me constantemente dela.
“Havia um médico reconhecido na cidade como sendo um homem sábio e experiente. Ele tinha um paciente, com um problema crónico no ouvido.
Com muita frequência, este paciente rumava ao consultório, e o Dr. lá o tratava. A dor passava por uns tempos. Era o que todos queriam. Todos ficavam contentes.
A certa altura, o filho deste médico começou a exercer, tomando o lugar de seu pai, já reformado.
O paciente com o problema crónico no ouvido, voltou ao consultório porque, mais uma vez, aquele ouvido não lhe dava descanso.
Depois de examinado, o filho do médico tratou do paciente.
Quando chegou a casa, expôs o caso ao pai:
- “Era tão simples de tratar… e com toda a sua experiência, eu não entendo. Este homem já poderia estar tratado há tanto tempo!”
- “Pois. Tens razão. Trata-se de um paciente meu, de há muitos e largos anos. Mas, agora que o curaste, não o vais tornar a vê-lo.” - respondeu o pai.O Sr. Pimenta – o meu querido vizinho que me contava histórias, quando eu era pequenina – depois de se aperceber que não tinha entendido, explicou-me o que realmente aquela história significava: “
Doente curado, deixa de ser doente”.
Rui, eu não quero com isto dizer que esse é o caso do teu médico. Estou a afirmar que este
é o caso
da nossa sociedade!!!
Está comprovada a eficácia deste regime alimentar… basta procurar!
The IBS Low-Starch Diet, de Carol Sinclair – este livro serviu e serve de fio condutor a muitos doentes com EA. Carol Sinclair enveredou por este regime alimentar há muitos anos. Sofria de
Síndrome de Cólon Irritável e, depois de anos em médicos, a tomar anti-inflamatórios que só
agravavam o problema, descobriu que esta dieta era a única solução.
Os médicos dela aconselharam-na
vivamente a não optar por este regime alimentar, mas ela decidiu fazê-lo. Só décadas mais tarde descobriu que tinha Espondilite Anquilosante. A doença só não progrediu devido à dieta.
Neste livro encontra-se um prefácio escrito pelo
Dr. Alan Ebringer.
Alan Ebringer é Professor de Imunologia no King’s College London e consultor do Departamento de Reumatologia em Middlesex Hospital,UCH. Estuda doenças auto-imunes desde 1970. Alan Ebringer, juntamente com o seu grupo de trabalho, identificaram a bactéria Klebsiella Pulmonae como a causa da Espondilite Anquilosante. Descobriram que o principal alimento desta bactéria é o amido e, por isso, aconselham um regime alimentar sem amido.
O seu
Curriculum Vitae e toda a sua pesquisa pode e deve ser vista aqui.
Conquering Arthritis, de Barbara Allan. Foi-lhe diagnosticada
Artrite Reactiva em 1986. Durante cinco anos, dores crónicas obrigaram-na a mudar de vida. Tarefas do dia-a-dia tornaram-se impossíveis de concretizar. Acabou numa cadeira de rodas, porque os médicos dela fizeram tudo o que puderam…
Passado estes anos, Barbara resolveu investigar e descobriu que um regime alimentar associado a alguns suplementos alimentares eram a solução.
As dores, a inflamação, a fadiga… tudo desapareceu.
Trocou a
cadeira de rodas pela
bicicleta.
Arthritis – Reverse Underlying Causes of Arthritis With Clinically Proven Alternative Therapies, de Ellen Kamhi e Eugene R. Zampieron. Ambos médicos… um livro\guia bastante interessante que mostra como combater patologias como a
Espondilite Anquilosante, a
Artrite, a
Fibromialgia, a
Fadiga Crónica, a
Doença de Cronh, a
Colite Ulcerosa e tantas outras, através da higiene na alimentação, exercício físico e suplementos alimentares livres de efeitos secundários.
Explica
documentando como simples alergias alimentares se podem converter em doenças auto-imunes.
Porque é que os médicos não nos falam disto?
Indústria Farmacêutica... está tudo dito, verdade???
(Ah... Allan Ebringer é conhecido na comunidade médica\científica como o
"Médico que Incomoda")
Por todas estas razões e outras tantas, eu resolvi tentar. Não vou aqui dizer que é a solução para todos… mas, acredito que seja a solução para muitos – mas muitos mesmo! Não é fácil… mas torno aqui a dizer que, também não é impossível!
Agora, só peço:
não me aconselhem a não tentar…
Um abraço sentido e até de repente,
Susana Lopes