Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

também sou nova na E.A

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1também sou nova na E.A Empty também sou nova na E.A Dom Abr 06, 2008 2:03 pm

claudia neves



A minha E.A foi diagnosticada mto recentemente. Tenho 25 anos e confesso que todas as duvidas e medos me estao a assombrar. Um acidente de viação e os respectivos exames realizados diagnosticaram suspeitas de E.A e por fim uma TAC qiue foi conclusiva juntamente com outros resultados de analises clinícas. Casei recentementee tenho sonho de construír a minha familia, mas inválida? Não me imagino "corcunda" e com um dia a dia de dores e ausência de mobilidade. A verdade é que ainda não tive muitas dores até hoje mas assusta o facto de elas darem início a qualquer altura. Começei os meus exercicíos semanais facultados pela ANEA quando lá me desloquei com o meu marido, mas como é que estes podem prevenir a evolução da doença? As fase de negação esta ainda um pouco instalada na minha mente, mas tenho buscado forças na familia e no AMOR em que me encontro envolvida para poder acreditar que a evolução da minha doença não seja tão agressiva e progressiva. Diáriamente faço um pouquinho dos exercicios e quero dar continuídade às minhas aulas de dança que sempre fiz.

Ser Forte é o que devo ser!

Obrigada

Cláudia Neves

2também sou nova na E.A Empty Re: também sou nova na E.A Seg Abr 07, 2008 3:35 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Claudia!

Bem-vinda, mais uma vez, ao nosso fórum!

O diagnóstico da EA pode ser, sem dúvida, muito traumático. Falo por experiência própria!

Todas as fases que se seguem são complicadas, é verdade. Passei por todas elas: a negação, a raiva, a revolta, a depressão... Esta quase me levou a uma fase que não se fala mas que é proíbida a todos os doentes espondilíticos: a resignação. Nós nunca devemos ficar resignados! A resignação leva à anquilose!

Claudia, o Amor é, sem dúvida, tão importante como todas as outras armas que temos para lutar contra esta doença. Foi o Amor que me tirou dessa fase - a resignação - e me ajudou a entrar na última fase: a aceitação.

Com esta fase, tão importante, a Claudia vai perceber que tudo voltará a estar bem.

Agora, já pensou em começar a dieta sem amido? Esta dieta levou-me à minha "cura" - apesar desta doença ser crónica. Pode não ser muito fácil começar a fazê-la... mas vale a pena dar uma hipótese à dieta e ao nosso organismo.

Quanto ao exercício físico, este é deveras importante: os exercícios devolvem a amplitude de movimento que a inflamação fez perder durante as 24 horas anteriores. Logo, há um impedimento, uma interrupção no curso progressivo das deformidades posturais e das suas consequências - as dores, a ausência de mobilidade e a dita "corcunda", como a Claudia refere.

Além da dieta, eu também faço os exercício recomendados, juntamente com yôga.

Espero que este fórum consiga ajudá-la nesta caminhada contra a imobilização. Juntos vamos aprender a chegar lá.

Espero, também, poder continuar a contar com a sua ajuda! Todos juntos conseguiremos fazer este fórum crescer... para que mais ninguém se sinta só, na sua luta contra esta doença.

Até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

3também sou nova na E.A Empty Obrigada, Susana Qua Abr 16, 2008 9:49 am

claudia neves



Foi muito boa a mensagem que me enviou. Não posso dizer que os meus medos ja tivessem passado, pois na verdade ainda choro muito e assusta-me a ideia de que possa a vir a sofrer de uma evolução agressiva. A dieta do amido ainda n iniciei mas prometo que será para breve, até porque ja me estive a informar e são muitas as mais valias. As forças têm chegado e uma questão coloco, será que a medicina alternativa, conjugada com a medicação de que precisamos, não ajudar a travar um pouco a E.A. Como por exemplo a Acumpuntura.

Beijinho e mto Obrigada.

4também sou nova na E.A Empty Re: também sou nova na E.A Qui Abr 17, 2008 4:21 am

Páscoa

Páscoa

Bom dia Cláudia:
Vou só lhe dar um pequena palavrinha, não sofra por antecipação, pode ser até que a EA não se manifeste na Cláudia. Acho bem prevenir e lutar, mas reserve as suas forças para a vida que está a iniciar, aproveite todos os momentos, sabe a vida passa depressa demais.
Um beijinho,
Páscoa Smile

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos