Olá! Tb tenho HLAB27 negativo. Tenho uveítes frequentes que até hoje, felizmente, não têm deixado sequelas. Penso que nos casos em que o gene é negativo a evolução da doença é mais suave... No meu caso, penso que posso afirmar isso. Ah, não estou diagnosticcada como tendo EA, mas sim Espondiloartropatia soronegativa indiferenciada (é como se a doença ainda não se tivesse definido... poderá vir a ser artrite psoríaca ou reactiva e não EA, por exemplo).
A doença foi-me diagnosticada há quase 2 anos e só tomo medicação em SOS (Diclofenac). Consigo passar por vezes várias semanas e meses sem dores, e esses momentos de paz têm acontecido sobretudo após ter começado a dieta sem amido. Nem sempre sou muito rigorosa na dieta... como sopa com batata cerca de 3 vezes por semana, de vez em quando não me aguento e como uma bolacha ou um bolo,mas no geral eliminei as maiores bombas de amido da minha dieta. Em fases em que estou sem inflamação há várias semanas, arrisco em ir a uma pizzaria... Mas se abusar e sobretudo se comer arroz ou feijão,as dores voltam com força em poucas horas e fico com muita dificuldade em andar!
No ano passado tinha dores mais vezes. Este ano tenho tido crises pontuais, que duram alguns dias e passam. Já aconteceu sair à noite com amigos e ser levada ao colo para casa recentemente... Mas tenho conseguido andar na maioria dos dias sem qualquer dor!! E se nalgum dia me sinto pior, serve apenas para me relembrar da sorte que tenho tido em não andar com dores mais vezes e para me fazer esquecer de tantos outros problemas da vida que tão pouco significado têm. Em média tomo um ou dois Diclofenac's por mês no máximo.
No mês passado tive de me deslocar à Suécia em trabalho e temi por pensar que poderia ter dores e se ficasse com dores muito fortes, ia ser muito complicado. Passei cinco dias fantásticos, mesmo com temperaturas baixíssimas, alimentei-me à base dos deliciosos bolos suecos e não tive qualquer ponta de dor... foram dos dias em que me senti melhor em 2 anos...
Esta doença pareceu-me um pesadelo no inicio, por tudo o que li sobre ela e pelas dores que tinha e que pensei que só poderiam vir a agravar-se. Hoje estou bem mais optimista e creio que com este optimismo e dieta sem amido vou conseguir conviver com este problema sem que este me limite demasiado. Até o reumatologista diz que não há razões para demasiado alarme e que tem estado estacionário.
Assim desejo que a maior parte das pessoas deste Fórum possa ter esta sensação que eu hoje tenho em relação à doença e fazer uma vida normal.
Um abraço para todos e votos de um bom Natal e de um excelente Ano Novo com menos dores!