Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Medicamentos biologicos

+3
Sofia
Patricia F.
tpinho2009
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Medicamentos biologicos Empty Medicamentos biologicos Seg Jun 14, 2010 4:40 pm

tpinho2009



Olá a todos os participantes,

Sou novo neste Forum e tenho lido atentamente alguns tópicos. Foi-me dianosticada Espondilite Anquilosante há cerca de 6 anos com 25 anos. Os sintomas são dores na pélvis e por vezes na coluna dorsal. Quando a doença está em fases piores os anti-inflamatórios não têm qualquer efeito...

Já passei pelo piroxicam (genérico) e mais recentemente (1 ano) pelo Rantudil 90 e 60. Não sei se sou o único mas durante o Verão as fases activas da doença são mais fáceis de ultrapassar. Creio que é do calor.

A minha questão é a seguinte. Tenho lido que o efeito dos biológicos é tanto melhor quanto mais cedo forem aplicados e em idade mais jovem. Contudo, os médicos que tenho consultado (especialistas - CUF, LUZ) nunca me falaram dos mesmos. São caros? Comparticipados? Porquê tanto silêncio?

Gostaria que me pudessem recomendar algum médico competente (Lisboa - mas disposto a correr o país) que me ajude a passar este desafio.....faz-me imensa confusão aprender mais com a internet do que com médicos.... não era suposto ser ao contrário?

Desculpem a desabafo. Agradeço desde já toda ajuda que me possam dar.

2Medicamentos biologicos Empty Re: Medicamentos biologicos Ter Jun 15, 2010 11:15 am

Patricia F.



Olá.
Bom, não sou grande exemplo para falar sobre os biológicos visto tê-los iniciado fez ontem 1 semana, mas é certo que melhor estou! Pelo menos já ando, consigo levantar os braços e consigo inspirar profundamente.

Quanto à situação de ser mais positivo iniciá-los precocemente, essa parece ser uma questão ambigua.
É certo que os biológicos além de reduzirem a dor, melhorarem a qualidade de vida e terem efeitos positivos na diminuição da destruição articular e anquilose própria da doença, têm por outro lado efeitos secundários de facto relevantes e a ter em consideração. ~
Portanto ter-se-á que fazer o balanço do risco/beneficio desses farmacos em cada caso especifico.
E sim são caríssimos, mas fornecidos pelos hospitais centrais.
Cada injeção de Humira custa 500 euros! Incomportável óbvio...

Espero ter ajudado.
Patricia F.

3Medicamentos biologicos Empty Comparticipação biológicos Ter Jun 15, 2010 3:59 pm

tpinho2009



Obrigado desde já pela resposta Patrícia.
De facto tenho equacionado a toma destes medicamentos. Mas 500 euros é muito dinheiro. Dura para quanto tempo? São comparticipados?

De qualquer forma só me lembro deles quando começo a coxear. Nunca tive dores no torax nem nos ombros... O coxear surge de vez em quando e por vezes as dores são fortes. Os anti-inflamatórios que tomo (Piroxicam e Rantudil) por vezes também não me fazem nada....é um desespero!

4Medicamentos biologicos Empty Re: Medicamentos biologicos Qua Jun 16, 2010 9:34 am

Sofia



Olá tpinho 2009
Os biologicos são comparticipados, e as doses vao ser indicadas pelo medico k o segue.
Um abraço
Sofia

5Medicamentos biologicos Empty Re: Medicamentos biologicos Qua Jun 16, 2010 2:33 pm

Patricia F.



Oi.
Parece que não fui suficientemente clara, mas é natural quando se comunica apenas a escrever.
Os mecicamentos biológicos são mesmo dados pelos hospitais, não temos quaisquer custos. Já basta os efeitos secundários!
Pela tua descrição dá a entender que tens periodos aceitáveis, eu posso dizer que desde que fiquei doente não me lembro de um dia sem dor, portanto não tinha mesmo outro caminho.
Tens que conversar com o teu médico para avaliar a situação.
Até breve.
Patricia F.

6Medicamentos biologicos Empty Re: Medicamentos biologicos Sáb Jun 19, 2010 3:17 pm

clina



Olá tpinho 2009, vá ao Instituto Port. de Reumatologia, Lisboa. E lá é que o médico decide se precisa ou não de tratamento com biológicos. São 100% comparticipados.

7Medicamentos biologicos Empty Re: Medicamentos biologicos Ter Ago 17, 2010 6:27 am

Devilangel

Devilangel

Olá,

Era mesmo isto que procurava. Também tomo Rantudil 60 e 90 retard + salazopirina + flexiban mas não me ando a sentir mto bem e ouvi falar dos tratamentos biológicos.
Com um filhote com quase 19 meses, torna-se difícil gozar na plenitude os momentos que passo com ele por causa das dores.
No dia 30 de Setembro tenho consulta no IPR e vou falar com a minha médica sobre a possibilidade de fazer este tipo de tratamento.
Já agora quais são os efeitos secundários do tratamento biológico?

Obrigada,

8Medicamentos biologicos Empty tratamntos biológicos Ter Ago 17, 2010 5:12 pm

Justino Romão



Devilangel (que raio de nome!)

Não há medicamentos que não tenham efeitos secundários; quanto a estes medicamentos ditos biológicos, o médico certamente lhe dará as indicações sobre a questão.

Importa saber que estes medicamentos são imunosupressores, reduzem as defesas do organismo. Por isso podemos ficar mais expostos a infecções. Consequência: ter mais cuidado. Consultar o médico logo no início de uma infecção ou suspeita, em vez de esperar que passe (como sabemos, é o que muitas vezes fazemos..). Quem toma estes medicamentos não pode esperar que passe.

Depois, numas pessoas (não muitas) tem havido reacções adversas, noutras (felizmente muitas) não há racções negativas.
Justino

9Medicamentos biologicos Empty Tratamento com biológicos Sex Ago 27, 2010 5:33 pm

sérgio

sérgio

Sou novato nestas discussões sobre as diferentes terapêuticas e por isso repleto de dúvidas. scratch Uma das coisas q tenho ouvido por parte de médicos é que esta terapêutica melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes, e em casos extremos, evita deformações articulares. Não há bela sem senão! Um dos efeitos destes medicamentos é baixarem o sistema imunitátio (corrigam-me se estiver a dizer algum disparate), ficando assim predispostos a uma enorme lista de possíveis problemas. Confesso que já tive em minha posse o termo de responsabilidade em como tomo consciência dos perigos que enfrento, e sente-se que se está assinar a sentença de morte Question Mas como qualquer medicamento, há efeitos secundários possíveis. Neste caso em particular julgo que exigirá uma vigilância muito apertada.
A minha dúvida é: esta terapêutica melhora só os sintomas ou dá uma resposta mais positiva (em comparação com os anti-inflamatórios) no travar ou atrasar da evolução da doença?
Obrigado

http://surfandocomespondilite@gmail.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos