Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Osteoartrites

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Osteoartrites Empty Osteoartrites Dom Jul 25, 2010 11:12 am

Pedrosa



Olá a tod@s

fui chamada à consulta de Reuma no IPR e a médica que me assistiu - e de acordo com as minhas queixas - suspeita que não tenho EA mas uma outra doença "prima" dessa. Não foi muito esclarecedora mas na carta que escreveu no pedido de exames referiu "rx: escleuro sacro-ilíacas, resto alterações suspeitas de osteoartrites. Pediu análises ao sangue, uma cintigrafia óssea a todo o corpo com maior relevancia á sacro e tb um tac à sacro.
Sei que já é a 5ª reumatologista que me vê e é a 1ª vez que põe em causa o diagnóstico! Segundo a Drª, não for EA é outra muito semelhante, pelo que "venha o Diabo e escolha", mas é horrível esta sensação de nunca mais saber o que realmente tenho! E de os médicos não se entenderem!
Aderi à medicina alternativa e digo-vos, os médicos "tradicionais" têm muito a aprender com os outros que se interessam, conversam, explicam e apoiam-nos. As últimas reumas que me assistiram aprovam as terapias alternativas sendo que uma delas RECOMENDOU a acupunctura.

Para finalizar e por curiosidade: algum de voces já teve síndroma vertiginoso? Estou com este problema que é horrível, passo o dia com vertigens. Em princípio é ouvidos, mas já li que pode ser coluna e como tod@s nós sofremos desse mal, queria saber se já vos aconteceu.

Fiquem bem!

2Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Ter Jul 27, 2010 7:14 am

PatRocky



Olá Pedrosa,

Artrite, espondilite... onde começa uma e acaba a outra? Acho que a diferença reside nos sítios onde atacam porque, de resto, significam o mesmo: endurecimento ósseo e possível deformação.
Eu sofro de espondiloartrite psoriática, ou seja, artrite psoriática na vertente EA. A única coisa que difere é a causa, o resto é igual. Penso que a evolução poderá não ser tão agressiva, mas depende de caso para caso.
Não interessa muito o que tens e de onde vem, o que interessa é para onde te leva, e isso depende principalmente de ti.
Quanto às vertigens, eu também as tenho, mas eu tenho síndrome de Meniére. Até hoje só tive uma crise valente (estive duas horas para me levantar da cama Neutral ) e Deus queira que seja a única, é péssimo! De resto, tenho isso que tens, vertigens, enjoos, frequentemente. Houve uma altura em que chegava a levantar-me durante a noite para vomitar, e depois acordava bem, ou seja, não era nada de comida que me tivesse feito mal. Fiz ecografia ao fígado, vesícula, rim... encontraram uns calhauzinhos no rim Laughing mas nada a ver com os vómitos. O meu médico disse que podia não ser só ouvidos, mas também da coluna. O corpo, mesmo deitado, reconhece que não está em equilibrio e pode sofrer vertigens e as restantes consequências dela. É que além do nosso reumatismo também tenho escoliose. bounce Espero ter ajudado.
Bjs

3Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Qua Jul 28, 2010 6:23 am

Pedrosa



Olá PatRocky

Dizes "Não interessa muito o que tens e de onde vem, o que interessa é para onde te leva", concordo, mas tens de concordar que é mais fácil encararmos toda esta situação se pelo menos soubermos ao certo o que temos! E isto de um dia ser uma coisa e depois já ser outra mexe com o sistema nervoso! Em termos de saúde não altera grande coisa, é como dizes, vai dar tudo ao mesmo, mas desgasta mentalmente.

Quanto às vertigens, cá andam comigo, ando a tomar o beta-histina, já tive no hospital (diazepam e antivertiginosos) e melhoras quase nenhumas, os médicos dizem que vai passar e que no meu caso não é ouvidos, pode estar associado à doença (coluna, como tu). Mandaram-me falar com a reuma para eventuais exames. Enfim, vou dar mais uns dias a ver se passa, já faz hoje 1 semana, já estou enjoada disto Very Happy Very Happy

4Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Qua Jul 28, 2010 8:00 am

janita

janita

Ola Pedrosa

Eu tb mt esporadicamente tenho vertigens, ha uns 3 anos para cá, mas não interferem na minha vida, pois sao esporadicas e momentaneas, tenho de fechar os olhos e baixar a cabeça e passa logo.

Não consigo perceber bem se é tontura ou vertigem, é uma sensação mt estranha tenho alturas que isso é mais frequente, mas consigo controlar bem.

Tenho consulta de oftalmologia marcada e senão tera de se ver outras causas.

Ja sei que o aine tem esse efeito secundario, é bem capaz de ser, uma vez que os tomamos á tanto tempo, a pilula tb tem disso...

Se souber de algo mais aviso.

bjs, fiquem bem

5Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Qua Jul 28, 2010 8:36 am

PatRocky



Sim, compreendo que o diagnóstico correcto possa acalmar alguma ansiedade... o ano passado apareceu-me um tumor debaixo do peito, no tórax, e andei de médico para médico a fazer exames (o meu estava de férias, e a primeira que me atendeu, achou que era no peito, e mandou-me fazer uma ecografia mamária, quando o tumor era no tórax), e nenhum me dizia nada, se era benigno ou... mau. Esta dança durou um mês (isto porque tenho seguro de saúde e uso o privado) e a angústia era realmente grande. Mas não passou de um susto. Cá continua ele, 4 cms, a balançar no tórax.
Mas o que te queria essencialmente dizer era que não desesperasses, já pensaste quantas pessoas estão uma vida inteira com uma doença que pensam ter e, na verdade, é outra? E isto das artrites, há muitas variantes, às vezes é difícil dizer ao certo. Mas o tratamento é muito parecido.
Quanto aos vertigens não tomo nada, já me habituei a viver meio tonta, mesmo, o Meniére não me vai largar Razz
Tudo de bom para ti

6Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Qua Jul 28, 2010 9:28 am

Pedrosa



janita escreveu:
tenho de fechar os olhos e baixar a cabeça e passa logo.
Não consigo perceber bem se é tontura ou vertigem, é uma sensação mt estranha tenho alturas que isso é mais frequente, mas consigo controlar bem"
bjs, fiquem bem

Janita, fechar os olhos bem os fecho, mas se baixasse a cabeça iam-me buscar ao chão! No hospital fui vista por um otorrino que me fez testes (horriveis devido às tonturas) e concluiu que por estar tão exacerbado devia ter causa neurológica. Por sua vez o neurologista (sem qualquer teste) afirmou ser sindrome vertiginoso periférico, com possível associação à doença. E com esta me fiquei, hoje nem me levanto por causa das tonturas o que me leva a ter mas dores nas costas. Enfim, vou esperar mais uns dias a ver se a medicação faz efeito (apesar de estar assim à uma semana). De resto, já marquei acupunctura que ajuda.

Obgda
Pedrosa

7Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Qua Jul 28, 2010 9:31 am

Pedrosa



Obgda pela partilha PatRocky

Não estou a desesperar, é mais uma frustração, mas tenho é de me preocupar em me proteger e auto-ajudar-me. Quanto às tonturas, neste momento impossível passar bem com elas, são "poderosas", de virar o mundo Razz

8Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Dom Ago 01, 2010 6:07 am

Justino Romão



Pedrosa

Tens que entender que a medicina não é matemática, não é uma ciência exacta.
Os médicos interpretam sinais, às vezes difusos e contraditórios, à luz do que aprenderam e da sua experiência. Tens que ter confiança de que eles estão a dar o seu melhor, à luz do que sabem e do que a ciencia já descobriu, para identificar a doença, às vezes por tentativas. E assim mesmo.
E bom que expliquem o que entendem, mas tens que fazer o percurso da descoberta com eles.
Justino

9Osteoartrites Empty Re: Osteoartrites Dom Ago 01, 2010 7:19 am

Pedrosa



Olá Justino

Ao longo dos anos tenho realmente tentado, mas realmente não me consigo entender com a classe médica. Concordo plenamente que não é uma ciência exacta, mas devia ser humana e tenho visto muito pouca humanidade em médicos. A semana passada, no Hospital, perguntei "que medicação me está a dar?" e obtive como resposta: "algo que lhe faz bem, se lhe disser o que é fica na mesma". Não posso aceitar isto Justino. Quero compreender o que tenho e o que "enfiam" no meu organismo, tenho esse direito. Passado um minuto estava a dormir na poltrona pois tinham-me dado Diazepam. Não sei porquê pois ninguém me disse, apesar de ter perguntado.
E com a doença (médicos) tenho tido também esse azar, respostas modeladas, sem atendimento individualizado com imensa falta de esclarecimento e apoio. Custa-me essa realidade.
Felizmente há este forum de partilhas e também a minha terapeuta de medicina alternativa chinesa que, somente não cura, mas em comunhão com a med. tradicional tem os seus grandes benefícios, a começar pela postura médica que é muito humanizada.

Fica bem
Pedrosa

10Osteoartrites Empty Vertigens Sáb Set 11, 2010 7:36 am

Pedrosa



Como escrevi neste post tive síndrome vertiginoso, que se prolongou durante um mês; algo que não é vulgar. Até que fiz um teste: deixei de tomar o anti-inflamatório (INDOCIT) pois tinha como efeito secundários tonturas e vertigens. E voilá! Pararam. Passada uma semana retomei pois sem eles as dores atacam e mais uma vez lá fui parar ao meio do chão com vertigens! Cortei de vez com o medicamento pois com dores ainda consigo trabalhar, com vertigens é que não. Voltei ao Rantundil que não me ajuda muito mas tenho consulta dia 21, vou pedir outro diferente.

Fiquem bem
Pedrosa

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos