Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Medicação e opinião

+3
Justino Romão
Patricia F.
joaotorgal
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Medicação e opinião Empty Medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 4:58 am

joaotorgal

joaotorgal

Ola a todos, eu estou mesmo com muitas duvidas, todos os exames que fiz passei para o computador e gostaria de obter talvez uma segunda opinião, se alguem perceber ou tiver um amigo ou médico que não se importe de espreitar eu agradeço visto estar um bocado assustado.
neste momento estou a tomar diclofenac 50mg de 12 em 12 horas e tambem Salazopirina 2 vezes ao dia, ja tomei o Exxiv mas nao senti efeito.
Gostaria de poder dizer que esta situação nao é assustadora, até á uns dias paracia nao ter certeza que era EA mas o meu médico até passou o papel para nao pagar as taxas e confirmado mas ainda tenho duvidas e gostaria de acreditar que o médico estar errado, mas duvido que esteja.
Desculpem se nao faz muito sentido o que escrevo.

2Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 6:40 am

Convidad


Convidado

ola joao

Pois a medicação deve estar correcta so acho pouca salazopirina porque tomo 2+2+2 e este medicamento ao que eu sei e para parar a evolução da doença.mas tambem pode ser que no seu caso não seja preciso não sei.Esta a ser visto por um reumatologista não e?o outro deve ser antiinflamatorio...eu dou-me bem com o naprosyn ja o meu marido toma o arcoxia que dizem q e mt bom .Eu so não o tomo porque me doia sempre o estomago.E se lhe doi o estomago tome um protector eu tomo um mas ouvi dizer que o nexium e mt bom mas mais caro.Aqui em casa andamos um pouco melhor, mas tb ha dias...mas ultimante os dois temos tomado um bioactivo selenio mais zinco que parece que tem ajudado as nossas defesas imunitarias.E claro que disto os medicos raramente falam..mas ao perguntar a minha reumatologista se fazia bem tomar ela disse que sim e que não havia qq inconveniente.
Força..foi tb com a sua idade que me apareceu esta doença que nos moi tanto e o meu marido foi ha quase dois...ao meu marido afeta-lhe mais as costa joelho e calcanhares eu vai variando acho que não ha articulação que não me doa ...vai rodando m Very Happy mas os cotovelos , maos joelhos e agora calcanhares para fazer concorrencia ao meu marido...se bem que ultimamente ando um pouco melhor...o selenio so começa a notar passado 3 meses...
tem que tentar enfrentar isto com optimismo e com sentido do humor...as vezes e dificil mas temos que sobreviver e não pense que vai ter a compreensão dos que o rodeiam...e dificil...a dor e imensoravel.
cumprimentos

3Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 9:08 am

joaotorgal

joaotorgal

obrigado, vou tentar contactar, eu devia estar a tomar a salazopirina 3 vezes ao dia mas como tomei e passado uns dias nao me estava a sentir muito bem fiz uma pausa e vou retomar aos 3 por dia, espero que corra bem pois eu estou realmente assustado, nao estou a conseguir assimilar bem esta EA, pensei em dias que talvez o medico encontrasse outra resposta para o meu problema....mas nao....e esta a ser bastante dificil, sinto-me a ir abaixo e a perder as esperanças que tinha para o meu futuro.

4Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 3:27 pm

Patricia F.



Olá João.
Tem calma, a ansiedade não ajuda nas doenças auto-imunes como a nossa!
Bom, a medicação que estás a fazer é adequada à doença mas efectivamente é imprescindivel um protector gástrico pois os antiinflamatórios não poupam o estômago!

Quanto à dosagem da salazopirina, eu faço 3 ao almoço e 3 ao jantar que é a dose de carga, provavelmente o teu médico também te irá mandar aumentar caso não tenhas melhoras, acontece que esse aumento tem que ser feito de uma forma esquematizada e progressiva.
Eu agora também estou com o exiv 90 que é a dose máxima. O voltaren é água!
Já experimentas-te o indocid? Eu fiz durante quase este último ano e é muitas vezes do antiinflamatório mais esficaz na EA, no meu caso ajudou mas não o suficiente.
Como já disse um ansiolitico à noite também é importante. E não tenhas medo porque não cria dependência!

Acima de tudo, se tens dúvidas procura outro médico, uma segunda opinião é realmente importante. Quem sabe se aqui os colegas da zona de Lisboa não te poderão aconselhar.
O Porto é longe para ti!!!

As melhoras.

5Medicação e opinião Empty medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 4:32 pm

Justino Romão



Olá João

Eu não te vou dizer muito sobre medicação, porque nas reacções aos medicamentos somos todos diferentes. E só os médicos, face a cada caso concreto, é que podem avaliar o que é mais apropriado. Às vezes, por tentativas, porque nem todos reagimos da mesma forma. Eu fiz muito anos a salazopirina, 6 por dia, e o arcoxia.. enfim, fiz tanta coisa... não dá para comentar. Os blogs são bons para desabafar e discutir abertamente, mas não mais. Fala com o (ou um(a)) reumatologista.

O que te quero dizer é que não desanimes, porque ter EA não é o fim. Temos que aprender a viver com isso. Temos que encarar a doença como ela é, sabendo que tem dias, uns melhores outros piores, mas também que temos hoje medicamentos muito mais eficazes, que não curam mas permitem, muitas vezes, uma qualidade de vida do espondilítico que há uns anos era impensável. Por isso, condidera assim: és um sortudo, porque descobres a doença quando já há medicação (em particular os biológicos) que te permite, quando se torna necessário essa terapeutica por a «classica» não resultar, encarar melhor o (con) viver com a EA.

Eu tive uns 12 anos infernais, mas agora estou como novo...um pouco marreco, mas que importa?

Portanto, não desanimes, trata é de não descurar, fazer os tratamentos, procurar um reumatologista (se não tens) que te acompanhe bem, vai fazendo exercício físico e exercícios em piscina aquecida (imprescindível). A EA é muito traiçoeira, se descansas e não a combates todos os dias ela vence-te e curva-te (literalmente).
Vais ver que não é o fim. Pensamento positivo.
Justino

6Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Qui Jan 14, 2010 4:53 pm

joaotorgal

joaotorgal

obrigado a todos os que me têm ajudado, eu realmente vou tentar uma segunda opiniao para ter mais certezas, em relação á medicação vou para ja manter a que tenho ate chegar a 2ª opiniao.vou estudar a dieta muito bem pois eu na comida sou bastante mas mesmo bastante complicado, admito que nao faço uma alimentação saudavel, e como demasiadas gorduras, batata frita e verduras, peixe e fruta é quase nada mesmo.
agora que vejo que tenho aqui quem entende da EA e que ja muita coisa passaram e passam é bom para mim.
MUITO OBRIGADO!!!

7Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Sex Jan 15, 2010 2:26 am

Convidad


Convidado

para a patricia f.: Como diz o justino romão cada pessoas e uma pessoa por isso a medicação varia mas eu não ouvi falar coisas boas do indocid.Recente/ uma pessoa chegada faleceu devido(dizem os medicos) tomar o indocid durante muito tempo.Ela tinha artrite reumatoide e o antiinflamatorio que ela dizia ser uma maravilha era esse mesmo.Se calhar todos tem essa contraindicação mas a mim esse nome ficou-me no ouvido... mas todos somos diferentes...por isso eu não uso e abuso deles...somesmo em casos extremos.
beijos

8Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Sex Jan 15, 2010 11:59 am

Patricia F.



Olá.
Claro que cada individuo reage e tolera de forma diferente a cada fármaco.
Porém, o que posso dizer da informação que fui pesquisando relativa à EA é que de facto a indometacina é um dos fármacos de eleição.
No meu caso tomei a dose máxima durante mais de um ano (em conjunto com salazopirina) e o que posso dizer é que foi eficaz para o controlo da dor da sacroiilite. Agora passei a exiv só para descansar do indocid e avaliar se melhorava mais qualquer coisa antes dos biológicos.

Por outro lado considero dificil que o óbito da pessoa em causa, infelizmente acrescento, se deva exclusivamente ao fármaco. Obviamente que efeitos adversos todos têem mas daí até conduzir à morte...?
Talvez sim tenham sido um conjunto de complicações que conduziram à falência orgânica da pessoa.
Mas quem sou eu? Portanto não posso comentar mais.

E claro, acrescento que devemos seguir exclusivamente as indicações do nosso médico, estas informações são mera discussão de experiências.
Auto-medicação é proibida!

Bem hajam.

9Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Dom Jan 17, 2010 7:04 am

Convidad


Convidado

patricia não leves a mal foi so uma informação passada por um medico que seguiu a sra.toda a vida.E claro que o que houve a conjugação de varios factores, mas o que o medico falou foi "eu sempre lhe disse para parar o indocid mas ela ela nunca quis parar"mas quem sou eu.Não falei para descredibilizar o produto farmaceutico nem quem o receita, nem para ofender ninguem.Cada pessoa deve seguir o tratamento indicado pelo seu medico.

10Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Qua Mar 31, 2010 12:44 am

Leocadio



Comecei com a minha primeira crise em dezembro e foi diagnostica a Ea agora em março. Estava com uma crise sinistra, dores enormes no calcanhar, tornozelos inchados, joelho estalando, lombar ao acordar travadissima, dores aparentemente na costela , no percoço e na cervical. Indo a um excelene clinico me indicou o naprosyn que teve uma melhora extrema junto com o pantozol para proteção do estomago. Como minha Ea ta no começo, a primeira crise nao sei como vai ser qnd parar de tomar o remedio. Ele me indicou tomar durante umas 3 semanas, sendo nos primeiros dias 3 x de oito em outro e depois disso 2 x de 12 em 12 hrs. Comecei a tomar na sexta e hj terça me sinto bem melhor, com um pouco de dor (suportavel) na coluna do lado esquerdo. Dores no calcanhar nao mais e dificuldades pra andar nao mais. Vamos ver como vai ser a evolução do caso. Cada caso é um caso. Boa sorte a todos

11Medicação e opinião Empty Medicação Seg Jun 14, 2010 5:08 pm

Sofia Farinha



Olá, tenho espondilite diagnosticada desde 2002 neste momento tomo salazopirina 2+2+2, Voltaren 50 e 75. As dores permanecem... nesta altura estou com uma crise enorme com dores nas sacro-iliacas e nos pés ( já tenho esporão) como estava muito aflita e a começar a ficar com o andar preso tive de ir ao Hospital onde me receitaram Tramadol 100. Dá bastante mal estar mas alivia um pouco...

12Medicação e opinião Empty Medicação Seg Jun 13, 2011 5:38 am

Pedrosa



Olá a tod@s

Tenho diagnóstico de EA desde à 2 anos. Com uns dias melhores que outros, mas sempre em estado doloroso. Já fiz vários AINE mas sem sucesso: rantundil, protaxil,. Antes tinha tomado indocit, com resultados positivos, mas provocou-me sindrome vertiginoso.
A semana passada iniciei novo plano medicamentoso, a reuma considera que tenho espondiloartrite indiferenciada, que me está a provocar dores intensas em várias partes do corpo, sendo mais intensa na região lombar, pescoço, planta do pé, cotovelos e costelas. Além da dormência que me atormenta todo o dia. Ainda não vi aqui no forum alguém com esta queixa da dormência. Serei a única? scratch

A minha medicação atual é: Napropsyn (1+1), rosilan (corticoides, 1+ 1/2), Salazopirina (1+1), Sirdalud (1+1/2) e ao deitar 1 DDT. O Omeprazol passei a tomar 2 vezes ao dia pois o estômago já se andava a queixar.

Fiquem bem
Pedrosa

13Medicação e opinião Empty Re: Medicação e opinião Sáb Fev 16, 2013 1:22 pm

andre zanchetta



a indometacina faz tanto mal como dizem/tomo 200mg por dia faz 4 anos?

abandonei os medicos as vezes tomo a sulfa so que eu compro manipulada acho que nao faz efeito ou deve ser mau preparada

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos