Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Espondilite Anquilosante - Sintomas e Sinais de Alerta

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Susana Lopes

Susana Lopes

A Espondilite Anquilosante quando se manifesta de um modo que lhe é típico, o quadro de queixas instala-se de modo progressivo e a evolução é crónica embora sujeita a crises de agudização ou de complicações agudas.

Atinge de modo muito característico o sistema esquelético axial, iniciando-se, geralmente, nas articulações sacro-ilíacas e expandindo-se, de seguida, à região lombar da coluna vertebral. Nos casos de evolução mais agressiva, esta expansão pode incluir toda a coluna vertebral e as ancas.

Os sintomas padrão são dor lombar ou lombo glútea, podendo incluir a coxa e simular uma ciática, acompanhada de dificuldade em mobilizar o tronco (rigidez da coluna), fadiga, por vezes inflamação súbita e muito aguda de um só dos olhos com grande incómodo, vermelhidão ocular e dor ao enfrentar a luz, por vezes, dificuldade em estar de pé por dor calcaneana plantar, habitualmente bilateral.

Uma característica muito importante referida por todos os doentes é o agravamento pelo repouso prolongado, em especial durante o sono, pelo que o doente tem dificuldade em dormir de uma só vez. De facto, acordam de madrugada com dores fortes que só diminuem saindo da cama, fazendo movimentos ou tomando um banho quente, ou as duas coisas, banho quente seguido de movimento. De um modo geral, o despertar é sempre difícil e a parte mais temida do dia.

O maior número de casos (pico de frequência) surge entre os dezoito e os vinte e cinco anos e, de um modo geral, pode dizer-se que a doença aparece entre os quinze e os trinta e cinco anos.

Quando aparece muito cedo na vida, entre os nove e os dezasseis anos, é frequente que o sintoma inicial seja totalmente diferente do que foi dito e consista na inflamação aguda e unilateral de uma grande articulação dos membros inferiores, mais frequentemente um dos joelhos, que se apresenta distendido, quente e doloroso.

A artrite súbita da anca ou do tornozelo num adolescente, com o teste para o factor reumatóide negativo, também deve levantar a suspeita de poder ser o primeiro sinal de espondilite.

De referir que a espondilite anquilosante não é uma doença do esqueleto, um reumatismo das articulações sacro-ilíacas e dos ossos da coluna vertebral.

Se, nos casos ligeiros, a doença pode ficar limitada à bacia, também, em alguns casos, ela manifesta todo o potencial de agressividade sistémica e multissistémica.


Resumo:

Manifestações Esqueléticas

Dor: Mal definida, persistente, predomínio nocturno, agravando-se com o repouso e aliviada com a mobilização, o exercício físico e o banho quente;

Rigidez: De predomínio matinal, está associada à dor, tem de ser resolvida diariamente porque, de outro modo, conduz à perda de movimentos a nível das articulações;

Osteoporose: De aparecimento em estadio inicial da evolução. A sindesmofitose não compensa o osso funcional perdido mas agrava a perda por alterar o padrão morfológico de resposta funcional.Fatigabilidade para actividades habituais (fadiga anormal). Dificuldade em permanecer de pé por talalgia plantar por fasceíte insercional (entesite) das fascias plantares;

Outras Entesopatias: Sinovite aguda com distensão por derrame sinovial de uma grande articulação periférica(monoartrite) ou não simétrica até três (oligoartite assimétrica). Habitualmente joelho, anca, tornozelo ou ombro.

Manifestações Não Esqueléticas

Uveíte: Inflamação súbita e muito incómoda de um só dos olhos com grande dificuldade de enfrentar a luz (cuidado com o diagnóstico fácil de conjuntivite aguda unilateral sem causa evidente em adolescente ou adulto jovem).


Fonte:
Manual da Espondilite (Anquilosante)
ANEA

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos