Definição de Espondiloartropatia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Definição de Espondiloartropatia

Mensagem  Susana Lopes em Ter Set 23, 2008 2:26 am

Designação fisiopatológica para um conjunto de doenças de origem imunogenética que partilham um diversificado potencial comum de manifestações clínicas e de lesões estruturais.

Espondilartropatia é uma entidade imunogenética e fisiopatológica concebida para incluir um conjunto de quadros de sinais e sintomas (síndromas) que podem estar presentes num grupo de doenças (nosologias clínicas) aparentemente muito diferentes.

Espondilartropatia é, assim, um conceito abrangente que facilita a pesquisa médica – por permitir encontrar relacionamentos e pontos comuns em doenças clinicamente muito diferentes mas com unidade no respeitante aos mecanismos biomoleculares subjacentes às manifestações.

O estudo nessa perspectiva global poderá trazer (espera-se) conhecimentos aplicáveis à solução (tratamento, prevenção ou cura) de situações tão diversas como psoríase, doenças inflamatórias crónicas do intestino, uveíte anterior aguda e síndroma de Reiter.

A designação espondilartropatia foi escolhida pelo facto de qualquer das doenças abrangidas nesse conceito ter potencial para desencadear o quadro inflamatório axial que é característico da Espondilite Aquilosante.



Fonte:
Manual de Espondilite Anquilosante (ANEA)
avatar
Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum