Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Não sirvo de exemplo.

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Não sirvo de exemplo. Empty Não sirvo de exemplo. Seg Abr 14, 2008 6:35 am

Páscoa

Páscoa

Bom dia Amigos:
Poderia começar de muitas maneiras, tal é a quantidade de palavras que tenho dentro de mim.
Mas, parece-me que "não sirvo de exemplo" para ninguém é a mais acertada.
Não sou corajosa,pois se o fosse não me lamentava tanto, acho que esperam de nós resignação, espírito de sacrifício tudo isto com um sorriso nos lábios ,ora eu não sou assim, tenho dores, sinto-me cansada estou e sou infeliz.
Claro que tenho dias melhores do que hoje, claro que luto todos os dias para que os que me são queridos não sofram comigo. Mas eu sei que eles sofrem, eu sei tudo o que em "teoria" é recomendado para fazermos.
No entanto estou "chateada" por ter sido apanhada por uma doença que não me dá tréguas.
Desculpem, mas preciso de reclamar. de gritar, pois de outro modo sufoco de revolta.
Por tudo isto, não sirvo de exemplo, aliás sou a prova viva daquilo que um doente de EA não pode ser.
Virei aqui desabafar, mas não só . Hoje simplesmente é um dia menos bom.
Obrigada por terem a paciência de me lerem.
Beijinhos
Páscoa
Crying or Very sad

2Não sirvo de exemplo. Empty Re: Não sirvo de exemplo. Seg Abr 14, 2008 1:37 pm

Susana Lopes

Susana Lopes

Minha querida Páscoa...

Poderia começar de muitas maneiras, tal é a quantidade de palavras que tenho dentro de mim.
Mas, parece-me que "não sirvo de exemplo" para ninguém é a mais acertada.

Estas palavras mostram, somente, que a Páscoa encontra-se com muita dor. Jamais que a Páscoa não é exemplo para ninguém! Pelo contrário:

claro que luto todos os dias para que os que me são queridos não sofram comigo.

Quantas vezes eu desisti? Tantas... sem querer saber se tinha esta ou aquela pessoa a sofrer comigo. Portanto, exemplo? Sim, a Páscoa é um exemplo - pelo menos, para mim!

Todos nós sabemos o que é sentir esta dor. Não conseguir dormir porque dói. Não conseguir levantar de manhã porque dói. Não conseguir sorrir...

Por isso, a cada "Bom-dia!", a cada sorriso... uma vitória! Para nós...

Hoje está cansada? Sim, de certeza que está...

Hoje está triste? Sim, é impossível estar sempre alegre...

E amanhã?

Amanhã será um outro dia... poderá, talvez, acordar triste ou cansada...

Mas... também poderá acordar - mesmo que com dores - um pouco mais feliz. Ou porque alguém a acorda com um beijo, ou porque o dia está cheio de sol... sunny

A esperança nunca morre... não é?

Páscoa, quando quiser gritar: grite; quando quiser chorar, chore... ajuda-nos a ultrapassar a dor. A dor física e a dor que nos vai na alma - às vezes, esta consegue ser a pior de todas...

Mas, quando puder ser: sorria, cante... ria à gargalhada. Porque também é importante sentir que a Páscoa não vive somente para a dor. Vive para si!

Sei que tudo isto que eu estou para aqui a dizer é muito fácil de falar... mas muito difícil de se sentir. porque a dor não dá tréguas.

Mas, cabe a nós fazer tudo por tudo... usar todas as nossas forças, para não dar tréguas EA! E, apesar de existirem dias em que nós, simplesmente, não temos sequer força para respirar... existem os dias em que podemos lutar um pouco mais.

O que a Páscoa está a passar pode-se igualar ao que uma pessoa passa quando se encontra, perdida, no meio do deserto. Está a sofrer, porque não há água, porque está cansada e com dores. Mas... eis que encontra um oásis! Aí, sorve toda a água que pode! E sente-se bem...

O seu oásis, encontra-o na sua família, nos seus amigos.

Hoje está com dores, sente-se cansada... "perdida no deserto da vida". Mas amanhã, pode ser que encontre um oásis flower !

Então... sorva essa energia... a energia que emana de todo o amor, de toda amizade que aqueles que a amam, lhe oferecem. Porque essas pessoas estão consigo para isso: para a ajudar a atravessar o tal deserto.

Um beijo grande...

Susana Lopes

p.s. quanto a nós... estaremos cá, sempre que precisar de desabafar. Like a Star @ heaven

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

3Não sirvo de exemplo. Empty Re: Não sirvo de exemplo. Ter Abr 15, 2008 3:48 am

Páscoa

Páscoa

Querida amiga Susana:
Emocionei-me ao ler as suas lindas palavras, só nós sabemos o que uma palavra de conforto nos faz.
Claro que nem sempre estou tão "em baixo" embora ultimamente (talvez seja do tempo) esteja mais deprimida.
No geral sou uma pessoa alegre, sensível à beleza das pessoas e das coisas,mas como bem sabe ,a dor, faz com que nos viremos para dentro, somos o centro de tudo, torna-nos egoístas.
Mas nem tudo é negativo, comecei ontem os exercícios para aliviar a dor que nos mostrou. Tenho que ir devagar pois estou completamente "enferrujada", estou a evitar comer alimentos com amido, descobri que posso fazer sopa
sem levar batatas, ponho couve-flor, o pior para mim é não comer pão, adoro torradas pela manhã.
A Susana tem um coração generoso, um dom único nas palavras que escreve, acredito que na vida nada acontece por acaso, e o facto de ter criado este espaço e de nos ajudar a ter esperança,obriga-nos a retribuir com uma atitude positiva, obriga-nos a não desistir.
Um grande beijo,
Páscoa sunny

4Não sirvo de exemplo. Empty Re: Não sirvo de exemplo. Ter Abr 15, 2008 6:29 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Querida Páscoa...

Obrigada por conseguir fazer-me sorrir, sempre que me escreve... Embarassed

O tempo está estranho. É verdade. Mas, a primavera está aí e, daqui a mais um pouquinho, temos o verão! sunny Só falta mais um nadinha!

Egoísta? Sim, porque não? Não faz mal nenhum, pelo contrário. Todos nós temos que ser um pouco egoístas. Ter um tempo para nós, chorar umas lágrimas por nós...

Se ser egoísta é Ouvir, Sentir o que o nosso corpo nos tem a dizer... não deveríamos Ser sempre um pouco egoístas?

Há o tempo de Amar os que nos rodeiam, há o tempo de ajudar quem precisa, há o tempo de nos dar-mos ao outro...

Mas, muito importante, Páscoa querida: há o tempo de Nos Amar a nós mesmas, há o tempo de Nos ajudar a nós mesmas... porque, por mais que as pessoas que nos amam, nos queiram ajudar, essa ajuda tem de partir de Nós mesmas.

Por isso, que bom que é a Páscoa estar um pouco egoísta! Isso significa somente uma coisa: a Sua luta contra a EA começou! Por Sua iniciativa!

Acredite que aqueles que a amam vão ficar felizes porque a Páscoa foi um pouquinho egoísta! Afinal, agora vêem uma Páscoa que está a lutar - independentemente de se sentir triste, cansada, com dores! Ficam felizes porque agora há a certeza que a Páscoa não irá desistir de si!

E, se não desistimos de nós... não desistimos dos outros, não é verdade?

Fique bem!

Muitos beijinhos... vou ficar sem net, por uns dias affraid mas espero voltar breve!

Até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

5Não sirvo de exemplo. Empty Re: Não sirvo de exemplo. Ter Abr 15, 2008 1:37 pm

Devilangel

Devilangel

Olá Pascoa,

Infelizmente sei bem como se sente, eu tb sou mto alegre e xeia de vida mas também existem dias k me pergunto o pk de ter esta doença Crying or Very sad mas tb sei k não vale a pena ficar triste pk ela não vai desaparecer, por isso o melhor k tem a fazer é distrair-se, fazer uns passeios, fazer hidroginástica e tudo akilo k lhe apetecer Wink

E já sabe k se precisar de alguma coisa cá estamos de coração aberto flower

Bjinhos,

6Não sirvo de exemplo. Empty Querida Páscoa Qui Abr 17, 2008 7:43 am

claudia neves

Também eu sou nova nesta luta contra a E.A. Também eu ainda hoje chorei agarrada ao meu marido exprimindo as minhas palavras de dor e de revolta, pois o meu diagnóstico ainda é muito recente. Mas como um dia a Susana me disse o Amor, aquele AMOR que temos dentro de nós tem que nos dar força para seguir em frente e mostrar que somos nós que mandamos na E.A e n ela em nós. Não é facila para mim todos os dias viver com ela e com os pensamentos negativos que por vezes me assombram, mas quero acreditar que vou continuar a ser a Cláudia sorridente que todos conhece e que tudo vai correr bem. Acredite que vai correr tudo bem Páscoa e que tal como os outros membros vou estar sempre aqui para ajudar a compreender e para desabafar também o que poderei sentir.

Um beijinho mto grande

Cláudia Neves

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos