Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Apresentando-me...

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Apresentando-me... Empty Apresentando-me... Sex Set 06, 2013 8:08 am

Liliana Quintas



Tenho 31 anos, sou enfermeira, casada, sem filhos e tenho EA (não gosto de dizer sou espondilitica, porque ensino os meus doentes a dizerem que não sao esquizofrénicos mas sim têm esquizofrenia p.ex. ou sao portadores de..., trata-se de não "apessoar" a doença, eu sou uma pessoa... sou a Liliana)!
Há quanto tempo tenho EA? não sei bem, mas o diagnóstico só me foi feito há cerca de 5 anos pelo meu atual reumatologista que pertence ao INR e quem vem a Évora fazer consulta! Antes fui a alguns médicos e andei durante muito tempo com um ortopedista em Setubal que me medicou logo com analgésicos e antiinflamatórios, que teve o seu efeito na altura, mas poderá ter mascarado alguns sintomas. A sacroíleite era evidente e depois a inflamaçao dos joelhos.
Mas graças a Deus quiz pedir opinião a um reumatologista! Desde que começei a fazer corticóies -o deflazacorte 6 (1/dia) e o antinflamatório solexa20(1 dia)+ paracetamol sos-que tenho andado melhor com menos dores e queixas, e com qualidade de vida razoavel. Até há cerca de um mês em que tive uma recaída (em pleno verão, o que não me acontecia). Tou a tentar engravidar mas ainda não consegui (desde Outubro 2012) e iniciei terapeutica hormonal Dufine e Duphastom em Abril. Parece que estes medicamentos podem interferir com o solexa e c/ deflazacorte, mas só falei disto agora com o meu reumatologista e ele diz que até mesmo em termos de fertilidade o solexa não é muito bom?!! Mas pra já não mo retirou e disse apenas para trocar o deflazacorte pelo lepicortinolo5- 1 +1/2. Que tenho feito ha cerca de uma semana mas continuo mal. Sad
Desta vez estou também bastante ansiosa e mesmo um pouco deprimida, ha dias q só me apetece chorar... É as dores, a incapacidade p/ fazer as coisas em casa (casei ha um ano e tem sido um ano de adaptação...), o não consguir fazer as aulas de hidroginastica, mto menos pilatos (eram só o que conseguia fazer)...mas é sobretudo o facto de ser uma doença "parva" que não se vê nem é de facil compreenssão...Quem olha pra mim vê uma jovem magra, bonita, c/ energia, com força, jamais pensará que tenho o esqueleto quase de uma velha, mt menos quando tenho bastante fadiga+sono e necessito de descansar mais... Tenho uma ligeira marrecazinha (cifose e lordose), as pernas em arco e aponto os pés ao lado, mas isso é normal em muitos jovens que não tem necessariamente de ter EA!!

Desta vez decidi que tenho que fazer algo mais por mim e pelo meu futuro e por isso ando a pesquisar melhor sobre a doença, tratamento... ah a dieta sem amido nem conhecia mas vou tentar ver se resulta comigo! Enfim se fui capaz de fazer uma especialidade e um mestrado em enf. de saude mental (nos ultimos 4 anos) também tenho de zelar agora por mim e estudar e aplicar-me mas desta vez a paciente serei eu. Não vou desistir, serei mais "teimosa" que a doença. Smile
Ainda bem que encontrei este forum e o blog! Vou estando por aqui para ver os vossas opiniões, conselhos e apoio.
(desculpem o testamento)
bjs

2Apresentando-me... Empty Re: Apresentando-me... Dom Set 15, 2013 1:37 pm

Patricia F.



Olá Liliana.

Também eu partilho dessas tuas experiências, tão duras que só nós sabemos...
Também partilho da mesma profissão... tão dificil de gerir com esta doença!
Também partilho da descriminação à minha volta, até mesmo dos nossos colegas!!

As dores não se vêm é um facto. Mas custa, custa muito.

Porém, fui aprendendo a viver, a saber quando devo pausar, quando devo descansar mais, mudei de vida em certa medida e etc, etc.

Continuo a fazer quase tudo o que fazia, mas em proporções menores claro, isto porque sou forte sem duvida!
Aliás, penso que sobre resistência e capacidade de luta nós somos a elite!

Bom, fica bem.
Patricia f.

3Apresentando-me... Empty ola a todos Sáb Dez 14, 2013 12:18 pm

PaulaTita



ola começo por me apresentar...
sou a Paula e tenho 29 anos, como voces todos também sou portadora de EA (infelizmente), tenho estes sintomas á cerca de 8 anos e só me foi diagnosticada EA este ano  Sad 
corri tudo e mais alguma coisa, mas enfim é preciso ter sorte nos medicos "em que caimos"
gostava de saber mais sobre a dieta sem amido pois ja comecei a faze-la mas depois chego a 1ponto k ja não sei o que comer pois tudo ou quase tudo tem amido. o k me assusta mais é o pequeno almoço. o k costumam comer?
neste momento estou a tomar lepicortinolo 5mg, rantudil 60, e salazopirina.
agradeço a vossa resposta.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Apresentando-me

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos