Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ledertrexato / Metotrexato

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Ledertrexato / Metotrexato Empty Ledertrexato / Metotrexato Qua Fev 18, 2009 9:32 am

Páscoa

Páscoa

Vou transcrever o que uma médica escreveu sobre estes medicamentos, tirei dum email que recebi do Grupo EA do Brasil, achei interessante, pois existem membros que já questionaram sobre os efeitos do mesmo.


É a medicação de escolha em casos refractários das doenças reumáticas.

Causa, vómitos, diarreia e estomatites, principalmente no dia da tomada, que podem ser controlados com protectores gástricos e administração de doses pequenas de ácido fólico, além do fraccionamento da dosagem em duas ou três tomadas. Eventualmente, quando tal controle não é atingido ou sintomas são intensos, ou aparece anemia, leucopenia/neutropenia, plaquetopenia, a interrupção da droga se faz necessária.

Por apresentar eliminação renal, o MTX deve ser administrado com cuidado a pacientes com insuficiência renal( isso não quer dizer que a pessoa vai desenvolver a doença renal ela já tem a deficiência) a fim de minimizar os efeitos colaterais. Reacções de hipersensibilidade pulmonar, caracterizada por aparecimento agudo de febre, tosse seca, dispnéia progressiva e marcada hipóxia são descritas mesmo com doses baixas, com melhora após a suspensão da droga e introdução de corticosteróides. Por agir na maturação celular, pode levar a supressão medular. Isso não quer dizer que ele cause leucemia ele suprime a formação de novas células, fiquem calmos.

A associação de metotrexato e AINEs ( antiinflamatórios), importante problema na prática, tem suscitado resultados contraditórios. Enquanto alguns afirmam não haver influência, outros encontraram redução do clearance sistémico e renal resultando em maiores efeitos, inclusive nos colaterais, aumentando a toxicidade. Anti inflamatórios podem causar diminuição da função renal.

A neutropenia que ocorre nos casos submetidos ao MTX em baixa dosagem decorre possivelmente da interacção com outras drogas, como a penicilina e particularmente no idoso, com a possibilidade de êxito letal. Anemia eventual é um efeito tóxico importante e limitante.

A frequência de infecções durante o uso do MTX é maior nos enfermos com artrite acentuada em relação a moderada, geralmente nos primeiros 18 meses do tratamento. As infecções oportunistas ocorrem em qualquer período da terapia e são mais frequentes com o MTX do que com a azatioprina, ciclosporina A, ciclofosfamida.

As infecções oportunistas podem ocorrer mesmo com doses baixas de MTX e são geralmente determinadas pelo Pneumocystis carinii ou fungos (criptococose, nocardiose, histoplasmose, aspergilose), ou citomegalovírus, com a gravidade decorrente.

São os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do mtx só que, o uso dele implica em monitoramento rigoroso e acompanhamento do médico que institui a terapia, uma vez que, a ideia principal dessas medicações é suprimir o sistema imunológico para que o mesmo não ataque a o seu próprio dono.

Mas se colocarem na balança de um lado os benefícios e do outros os efeitos colaterais ou doenças oportunistas você vai encontrar um número muito maior de pessoas que usam a medicação e se beneficiam do que pessoas que tomam a medicação e desenvolvem problemas. Tudo tem que ser utilizado com cuidado.

Quando lerem algo de ruim perguntem, vejam o outro lado nem sempre aquilo que parece ruim, é. Leiam, estudem, procurem revistas médicas, artigos científicos e perguntem com certeza conseguirão compreender, compreendendo o medo passa.

Não se assustem com nada, na vida tudo é possível, já vi gente que ninguém dava nada para sobreviver e ir embora feliz alegre e satisfeito, pois apesar de tudo eles tinham esperança e fé.



revista prática hospitalar - ano VI - número 33 maio /junho 2004 Prof. Dr. Wilson Cossermelli
Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Doença reumatóide.



2Ledertrexato / Metotrexato Empty Re: Ledertrexato / Metotrexato Qua Fev 18, 2009 2:45 pm

Convidad


Convidado

Muito obrigada, Fernanda!

3Ledertrexato / Metotrexato Empty Re: Ledertrexato / Metotrexato Sex Fev 19, 2010 1:18 pm

Flavinha



Eu ainda não entendi qual é a função do Metotrexato no tratamento com os biológicos. Alguém poderia me ajudar? Tem alguma coisa a ver com o risco dos biológicos provocarem câncer?
Flávia

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» ola a todos

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos