Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RPG - Reeducação Postural Global

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1RPG - Reeducação Postural Global Empty RPG - Reeducação Postural Global Sáb Abr 25, 2009 3:16 pm

Azeitona



RPG – Reeducação Postural Global

“RPG é uma técnica de avaliação e tratamento do alinhamento da postura observando e corrigindo as cadeias musculares.
O tratamento tem uma metodologia que busca a causa na especificidade de cada caso e promove a correcção global da postura, por alongamento dos músculos retraídos e funcionalização dos músculos enfraquecidos, com o objectivo de reeducar as posições e movimentos utilizados no dia-a-dia. Restabelecendo o bem-estar físico e prevenindo novas sintomatologias.
Exemplo: O tratamento de uma tendinite do ombro pode estar muitas vezes associada a um enrolamento de ombros, que por sua vez pode estar associado a um aumento da cifose dorsal. Utilizando a técnica de RPG podemos chegar a uma causa concreta de um problema postural eliminando a sintomatologia da tendinite e corrigindo a mecânica do ombro que estava por detrás da dor, prevenindo assim novas tendinites.

Problemas que podem ser tratados com RPG: escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, hérnia de disco, torcicolo, lombalgias, cervicalgias, artroses, bursites e tendinites, asma e bronquites, pé plano e cavo, dores musculares, entre outros.

Um dos orgulhos da RPG é o de tentar resolver as patologias do foro muscular e ósseo de maneira definitiva pelo tratamento da causa.

Como é a sessão de RPG:
O fisioterapeuta trabalha com o utente contra a patologia. Durante cada sessão o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada), trabalhando sempre com a respiração.
A RPG requer do utente uma participação muito activa. Durante a sessão ele trabalha o seu corpo, alongando os músculos estáticos ao mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos e que corrige os bloqueios respiratórios seguindo a cadeia muscular que está a provocar dor e/ou problemas. São sessões individuais, com duração de uma média de uma hora. A frequência dessas sessões depende do problema do utente.

Admite-se hoje que 80% das lesões articulares são devidas a problemas de postura”

Transcrição de um folheto da Fisioterapeuta Margarida Carvalho (Lx - Av Infanto Santo – Tel. 213942800)
Terapeuta com Formação em RPG por Philippe Souchard para além da formação superior em Fisioterapia.

2RPG - Reeducação Postural Global Empty Re: RPG - Reeducação Postural Global Seg Abr 27, 2009 3:59 am

Convidad


Convidado

Olá Azeitona

Essa RPG é comparticipado? onde se faz isso?

Pela descrição deve ser bom para toda a gente, faz-me lembrar a osteopatia, uma colega minha faz e é dentro dessa descricção, tratar baseando-se na causa da dor, para a eliminar por completo e futuras reicincivas.

bjoquinha

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos