Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Espondilite como ajudar quem tem.

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Espondilite como ajudar quem tem. Empty Espondilite como ajudar quem tem. Ter Abr 29, 2008 7:02 am

Nica



Olá a todos

Eu não sofro da doença mas namorei com um rapaz que sofre, nunca se sentiu a vontade para falar do assunto, eu sabia que ele tinha um problema mas não conseguia imaginar a dimensão. Ele nunca me quis dizer o nome nem explicar bem o que tinha. Através dos testemunhos que li aqui compreendo melhor o que ele sente. Sempre se sentiu inferior pelo que tinha (hoje entendo que a doença fragiliza muito a pessoa). Sempre lhe disse que ele era muito importante para mim e que eu acreditava e sabia que ele era uma pessoa cheia de capacidade. Enquanto namorei com ele nunca me apercebi da dimensão do que ele tinha. Hoje sei que as pessoas que sofrem desta doença são umas lutadoras. Ele é um lutador porque tem conseguido realizar todos os seus objectivos (mesmo que com alguma dificuldade) ,tem vencido, e sem nunca dizer a ninguém o que tinha. Fui das poucas pessoas que sabia e com quem ele falou (por menos que fosse) falou e disse-me que tinha uma doença complicada. Sei que agora pensa em falar mais e sem problemas, está a começar a aceitar o que tem. Apesar de já não namorar com ele e de sempre desejar ajudá-lo, quero mais que nunca saber como posso faze-lo. Quero que ele seja feliz e que se sinta em paz. E acredito e sempre acreditei que ele é uma pessoa cheia de força e que vai vencer todos os obstáculos. Mesmo que não esteja tão perto como um dia estive, quero poder estar sempre que ele precise da minha ajuda. Quero poder fazer o que não fiz quando namorava com ele (por não saber bem o que ele tinha).
Li um testemunho de uma senhora que diz que o amor e a família são muito importantes. Quero dar-lhe e transmitir-lhe todo o meu carinho embora já não faça parte da vida dele como um dia fiz.
Para terminar quero deixar aqui a minha admiração para com todas as pessoas que sofrem desta doença, apesar de não sentir a dor e não conseguir avaliar o que sentem, estive muito perto de uma pessoa que as sentia. E é por isso que sei que são todos uns lutadores verdadeiras estrelas, que merecem brilhar muito. E acredito que um dia vai haver uma solução e uma cura para a Espondilite.
Obrigado pelo fórum pois foi através dele que percebi muita coisa. Só lamento não ter sabido antes das coisas e ter podido fazer mais do que fiz. Força para todos.

2Espondilite como ajudar quem tem. Empty Como ajudar quem tem! Ter Abr 29, 2008 7:30 am

Páscoa

Páscoa

Boa Tarde Nica:
Estamos sempre a aprender,e o simples facto de estarmos abertos a isso já é um avanço.
Quem sofre, e eu falo por mim, precisa de atenção especial, mas é difícil exigir dos outros total compreensão.
Ás vezes o simples facto de nos ouvirem já é importante,claro que há pessoas reservadas quanto ao sofrimento que padecem, e aí é muito mais difícil ajudar.
Não se culpe de não ter podido ajudar, a ajuda tal como o sofrimento tem o seu tempo de "aprendizagem".
De certeza que é uma pessoa sensível porque consegue ver para além de si.
Beijinhos,
Páscoa

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos