Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

hoje no sol

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1hoje no sol Empty hoje no sol Ter maio 11, 2010 2:29 pm

mirene

mirene

Doença
Novo tratamento para artrite reumatóide é português
Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) descobriu uma nova forma de tratamento de artrite reumatóide, através da utilização de um anticorpo que previne o aparecimento ou impede a progressão da doença

2 comentários / 2141 visitas
Imprimir
Enviar por mail


Fonte do IMM disse à Lusa que o estudo foi feito com ratinhos, mas sublinhou que os resultados «são relevantes e promissores» para o tratamento da artrite reumatóide humana.

«Os ratinhos desenvolvem artrite reumatóide de uma forma muito semelhante à do homem», explicou.

Os autores do estudo concluíram que o tratamento com o anticorpo anti-CD4 não só previne o aparecimento de artrite em ratinhos saudáveis, como impede a progressão da doença em ratinhos já doentes.

Os resultados do estudo mostraram que a administração do anticorpo anti-CD4 alterava o equilíbrio entre dois tipos de células do sistema imunitário, favorecendo a imunotolerância, ou seja, dificultando o desenvolvimento de doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide.

O estudo mostrou ainda que este efeito não compromete a capacidade do sistema imunitário do ratinho reagir, simultaneamente, contra agentes inflamatórios/infecciosos externos.

«Esta não é a primeira vez que se usam anticorpos deste tipo como terapia para doenças auto-imunes, mas os resultados têm sido modestos. Daí a relevância de mostrar que esta terapia pode ser eficaz na prevenção de um modelo animal de artrite reumatóide», defende Luís Graça, investigador do IMM que liderou o estudo.

Este estudo acaba de ser publicado na PLoS ONE, uma revista científica de acesso aberto, disponível apenas online e publicada pela Public Library of Science.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune crónica, caracterizada pela inflamação/destruição das articulações, que provoca incapacidade progressiva do doente e está associada a mortalidade prematura.

Uma combinação de causas genéticas e ambientais contribui para o aparecimento da artrite reumatóide, que, a nível biológico, se caracteriza por uma resposta imunitária complexa envolvendo uma série de células diferentes, incluindo vários tipos de glóbulos brancos.

O IMM faz parte do Centro Académico de Medicina de Lisboa, um consórcio que integra ainda a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Hospital de Santa Maria.

Este consórcio pretende desenvolver uma perspectiva integrada da medicina, fomentando a investigação biomédica transversal, desde a bancada dos laboratórios académicos até à prática clínica.

O IMM tem o estatuto de Laboratório Associado ao Ministério da Ciência, da Tecnologia e Ensino Superior.



Sol/Lusa

2hoje no sol Empty Re: hoje no sol Qui maio 13, 2010 8:04 am

lima



obrigada Mirene ao menos alguem traz boas noticias para este forum!

3hoje no sol Empty Re: hoje no sol Qui maio 13, 2010 2:05 pm

Leopoldo Rodrigues



O facto do tema "DIETA: QUE EVIDENCIAS DO IMPACTO DE REGIMES ALIMENTARES NA DOENÇA", ter sido levado ao fórum de debate do Dia Mundial de EA, tal como o Sr. Justino aqui mencionou, não é uma excelente notícia?

Sr. Justino, aproveito para deixar aqui o meu agradecimento, por estar a contribuir de uma forma tão positiva, para a divulgação da dieta.

Abraço.

4hoje no sol Empty Re: hoje no sol Qui maio 13, 2010 3:40 pm

lima



claro que sim sr. Leopoldo,alias o sr.Justino tem feito um trabalho exemplar em divulgar informações fidedignas e tem apoiado muitas pessoas neste forum.Um bem haja para ele.
Mas com a devida licença acho que o maior papel na divulgação da dieta esta a Susana.
Fique bem sr. leopoldo

5hoje no sol Empty Re: hoje no sol Qui maio 13, 2010 6:04 pm

Sporting



lima escreveu:obrigada Mirene ao menos alguem traz boas noticias para este forum!

Felizmente existem várias pessoas portadoras de boas notícias aqui no fórum. E estou convencido que esse nº vai continuar a aumentar. Wink

6hoje no sol Empty Re: hoje no sol Sex maio 14, 2010 1:51 am

lima



"Felizmente existem várias pessoas portadoras de boas notícias aqui no fórum".Concordo Sporting mas geralmente são noticias pessoais, não que abrangem uma população enorme que são as pessoas com problemas reumaticos.O que eu quis dizer e que finalmente surge a noticia de uma investigação cientifica e feita por portugueses!É de louvar ,não? Porque acredito, porque sou optimista e acho que o HOMEM afinal não anda a dormir quando se trata de tentar evoluir numa matéria que poucos falam ou de que não e oportuno falar, ja que se gaastam milhoes em medicamentos, fisioterapias,outros tratamentos...é a minha opinião ainda que muitos discordem...afinal o forum e para isso mesmo não e?Bem se calhar e melhor não falar muito Suspect Suspect Suspect
fica bem sporting (e que este ano o nosso sporting)seja campeão lol lol

7hoje no sol Empty Re: hoje no sol Sex maio 14, 2010 2:51 am

janita

janita

Bom Dia

Como vai Sr Lima?

É claro que não há duvidas que esta é de facto daquelas noticias de assinalar, se Deus quiser em breve teremos o verdadeiro caminho para a cura da nossa doença, sem precisarmos de nos entupirmos de medicamentos ou de fazer a tal dieta tão dolorosa e o que é certo é que as dores manteem-se, portanto esta pode ser a luz ao fundo do tunel para todos nós.

Considero que não só esta noticia como qlq uma que expresse a nossa opinião, é de valor e é sempre uma boa noticia, seja ela qual for, a partilha de esperiencias é fundamental em qlq forum, mesmo que nem sempre se possa agradar a todos, o que é tão compreensivel, não podemos gostar tds da mesma cor, nem temos que ser carneirinhos em que um diz, os outros fazem, sou a favor do livre arbitrio para tudo nesta vida.

Acredito que um dia tudo se vai resolver para nós, a esperança é a ultima a morrer.

Cumprimentos

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos