Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Corticoides para a anca

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Corticoides para a anca Empty Corticoides para a anca Qui Fev 25, 2010 11:32 am

Tiago



Olá a todos.

Tenho a minha anca direita com muitas dores.
O meu médico de familia recomedou-me umas injecções de corticoides , o Diprofos Depot. Não tomei, pela fama terrivel dos corticoides, e porque ia ter a minha primeira consulta de reumatologia.

A reumatologista disse que fiz bem em não tomar as injecções, e recomendou-me uma infiltração, que tive de mandar vir de França, a Hexatrione (tb ela um corticoide). Também deixei em espera a ver se isto melhorava.

Não consigo esperar mais, o nível de dor está muito elevado, e visto estar mesmo complicado lidar com ela, decidi que vou tomar corticoide para me dar algum alivio.
Mas agora estou um pouco baralhado.

Injecções? Infiltração?
Qual a diferença entre ambas?
Alguem que já tenha feito algo do género?

Alguma experiência com Diprofos ou Hexatrione?

Obrigado.

2Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Qui Fev 25, 2010 1:55 pm

Patricia F.



Olá Tiago.
Eu já fiz injeção com corticoide (já não lembro se foi esse), melhorei um pouco...
Efectivamente parece que a tua dor está num nível demasiado elevado e se os analgésicos existem são para ser usados!
Considero que não se justifica suportar a dor em excesso, por si só a dor também é uma doença e necessita ser tratada... por isso pensa nisso.

Quanto á questão, bom as injeções têm um efeito mais sistémico enquanto que as infiltrações são localizadas na articulação afectada. O objectivo é sempre suprimir a inflamação tentando "bloquear" o sistema imunitário. Pode ou não ser eficaz, mas na maioria das vezes ajuda.

Acho que não irás piorar se decidires aliviar-te um pouco deste sofrimento, mereces isso não??

Fica bem e dá noticias.

3Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Qui Fev 25, 2010 3:14 pm

Tiago



Sim, acho que já mereço algum alivio, sem dúvida Smile

Como sabes, estou a tentar a dieta, e também sabes que acredito que possa resultar. Mas também não me posso iludir demasiado, e se isto resultar mesmo mas demorar alguns meses a ir ao sitio (o que, vendo outras experiências, é o mais provável), não vou conseguir estar com a anca sempre aqui a doer-me e limitar-me tanto, daí que precise de alguma coisa neste momento.

AINE's não tomo, decidi-me por isso e tenciono continuar. Já tomei analgésicos para aliviar a dor, mas o corticoide talvez tenha um efeito mais forte, e mais duradouro. Só estou um pouco indeciso entre as injecções e infiltração porque ambas me foram sugeridas (apesar de a reumatologista achar a infiltração a melhor solução). Talvez a infiltração seja mais eficaz, mas também pode ter efeito adversos mais nefastos, por isso acho que vou tentar falar com a reumatologista a ver o que ela tem a dizer, e encontrar a solução com que me sinta mais confortável.

As injecções que tomaste foram muitas ou apenas uma? Dizes que melhoraste um pouco. De 0 a 10 sendo 10 o maximo de dor, em que ponto estava, e em que ponto ficaste?

Talvez sejam perguntas e dúvidas a mais, mas não sei porque, tenho sempre um receio terrivel de medicações, fui assim toda a vida grrrrrrrrr as vezes ajuda, outras só me complica a vida Rolling Eyes mas pronto, um pouquinho de espirito critico, se for bem balançado, acho que não faz mal Razz

Obrigado Patricia Very Happy

Mais alguem tem experiência com isto?

4Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Sex Fev 26, 2010 11:19 am

Patricia F.



Oi.
Quando fiz o corticoide injectável foi praticamente no inicio da doença em que a sacroiliite estava ao rubro, acabou por ajudar, mas de qualquer forma foi em simultâneo com o inicio de outros antiinflamatorios mais potentes, daí que as melhoras resultaram de todo um conjunto terapêutico. Talvez tenha passado de um nível 7 para um 4... mas sinceramente sinto toda a dor como um 10!

Também já fiz outros periodos de cortocoterapia quando estou com muitas articulações em conjunto seriamente afectadas, ajuda... mas não deve ser utilizado como tratamento prolongado.

Sim, fala com o teu médico, ele é o indicado para te orientar. De qualquer forma, como a limitação parece estar localizada à anca provavelmente a infiltração será ajustada, digo eu!

Dá noticias.
Patricia

5Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Sex Fev 26, 2010 11:59 am

Sporting



Tiago,

São exactamente estes os momentos em q a dieta mais é colocada à prova. A maioria desmotiva, perde a crença, acha que já sofre tanto q n faz sentido estar a auto dificultar-se ainda mais por algo que pode nem resultar. Quem é q os pode censurar?

Mas para quem não desiste, é na superação destes momentos q consistem as subidas de degrau na dieta. Por cada degrau subido mais motivação vamos conseguindo, pois sabemos bem a dificuldade q foi superar mais aquele obstáculo e não o vamos querer desperdiçar.

Quando deres por ti chegaste ao cimo das escadas. Não desistas.

Abraço.

6Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Sex Fev 26, 2010 12:25 pm

Tiago



Patricia, vou falar com a reumatologista, ver o que ela tem a dizer, para tentar chegar a uma boa solução Smile

Sporting...não estou a pensar desistir da dieta e não o vou fazer. É claro que tenho os meus momentos, e sim, estas alturas somos sem dúvida postos à prova, mas contínuo a ACREDITAR que é possível. Também sei, pelo que li e por partilha de experiências, que muita gente piora de inicio (já falamos sobre isto noutro post), sei que alguns dos sintomas podem ser mais fortes do que quando é "apenas" (!) a doença a manifestar-se (o corpo tem formas muito estranhas de se curar, caramba eheh) Sei que é suposto passado algum tempo as coisas começarem a atenuar. Mas quanto tempo é esse tempo? E se forem meses?
É que as duas últimas semanas têm sido verdadeiramente terriveis. Se não fosse a sorte/azar (há males que vêm por bem) de nesta fase da minha vida estar por casa sem emprego, poder contar com os meus pais para me ajudar e poder testar a dieta, da maneira que estou nada disto seria possível. Porque passo os meus dias deitado ou sentado, não consigo fazer absolutamente nada, vou-me movendo um pouco com a ajuda de canadianas para também não deixar os músculos e tendões atrofiarem muito, mas sempre com muita dor...
Quero continuar a dieta, sem dúvida, mas sinto que preciso de algum alivio, nem que seja momentâneo, dai que esteja a ponderar algumas hipoteses.

Vocês os dois não me largam, sempre vocês a responderem às minhas dúvidas e questões... tongue

...e a darem força!!! obrigado clown

7Corticoides para a anca Empty Re: Corticoides para a anca Sex Fev 26, 2010 1:31 pm

visitante

visitante

Olá Tiago,
As infiltrações ajudam bastante. Já fiz muitas infiltrações e a dor e inchaço desaparecem. Desaparecem mesmo. Passado uns anos ( no meu caso foram mesmo uns anos ) voltaram aparecer. Mas é um álivio imediato. Fizeram-me infiltrações com Diprofos Depot. Foi directamente na articulação. A dor é suportável e como ajuda muito, depois até eu própria pedi à médica para me fazer mais infiltrações. MAs não se pode fazer isto com frequência. Os corticoides orais também ajudam muito. Os efeitos secundários são assustadores, mas tomei durante 8 anos e estou viva. Agora já não tomo, mas quando estou aflita, tomo ou uma única dose ou durante uma semana e depois diminuo a dose gradualemente e paro. As doses que tomamos ( menos de 10 mg são consideradas baixas e os efeitos secundários não aparecem logo ).
As melhoras!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos