Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fruta e outros alimentos

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Fruta e outros alimentos Empty Fruta e outros alimentos Seg Jun 23, 2008 2:14 am

Zélia



A seguir reproduzo uma mensagem particular que dirigi a um dos membros deste fórum, e que decidi também colocá-la aqui porque julgo poder ter interesse para outros iniciantes da dieta.


Não come fruta? Porquê?
Eu como muita fruta. Várias vezes por dia.
Se for diabética percebo, mas ainda assim há frutas que os diabéticos podem comer com moderação.
Se estiver com problemas de fungos (ex. candidíase) e a evitar os açúcares - e, logo, a fruta - também percebo, mas, pela minha experiência pessoal, que já passei por isso, há outras soluções.

As únicas frutas que eu evito comer, porque têm um pouco amido a mais são a banana e a maçã verde.
De resto, até hoje, cá em Portugal não tenho encontrado nenhuma variedade que não pudesse comer. É claro que só como frutas bem maduras, para deixar que o processo de amadurecimento converta o amido em açúcar.
Por isso como: maçãs (de preferência quanto mais vermelhas melhor), pêras, laranja e todos os outros citrinos incluindo limão, (mas há pessoas com problemas de ácido úrico que têm de ter cuidado), morangos, framboesas, amoras, cerejas, kiwis, ananás, manga, papaia, nêsperas, pêssegos, maracujá, etc.

Presumo que tenha cortado nas seguintes leguminosas que têm muito amido: feijão (todos os tipos, incluindo o verde), grão de bico, ervilhas e lentilhas.
Batatas obviamente que não, e beterraba também não. Beringela não aconselho.
Com nabos até hoje não tive problemas e uso muito vez em substituição das batatas.
Abóbora também nunca me causou problemas.
A cenoura em alguns pontos do mundo parece-me ser um alimento a ter cuidado, mas até hoje, nunca encontrei nenhuma com amido, e como todos os dias, principalmente crua.
O único legume que nunca consegui encontrar sem amido é a couve-flor - o que se estende obviamente aos pickles.
De resto fazem parte do meu dia-a-dia: bróculos, espinafres, couve portuguesa, couve branca, couve rouxa, couve lombardo, alfaces, rúcula, alho francês, cebola, courgete, alho, pepino, salsa e outras ervas para temperar, tomate (este pouco aconselhado a quem sofre de artrite reumatóide), e outros que agora não me lembro. Também não tenho problemas com cogumelos.

Se está a perder peso, avalie o que tem vindo a comer. Não se esqueça da importância da gordura nesta dieta, e use e abuse do azeite. Um bom chocolate (de preferência com 70% de cacau) e confirmado no rótulo que não tem glúten, é sempre um bom acompanhante em qualquer mala de senhora e principalmente em nós. Uns snaks de frutos secos na mala também não se perde nada (mistura de nozes, avelãs, amêndoas, pinhões, passas, ameixas secas, etc.) Tenha cuidado quando comprar passas, ameixas e figos secos - muitos são enfarinhados nas fábricas para evitar que se colem nas embalagens, por isso verifique que são ao natural.
Evite amendoins por enquanto, porque são uma leguminosa com um pouco amido e até conseguir controlar as suas dores não lhes deve tocar.
Pelo contrário, pode experimentar comer pistachios.

Mas resumindo, os meus conselhos gerais são
1º leia muito bem os rótulos dos alimentos que comprar;
2º Em caso de dúvida, faça o teste da tintura de iodo (betadine): num pedaço do alimento coloque umas gotas e veja o resultado. Se permanecer castanho, o alimento é seguro para comer. Se escurecer entre tons de azul a preto, então têm muito amido e não deve tocar-lhe. É claro que o pedaço do alimento que experimentou não é para comer... Esse deita-se sempre fora, porque não devemos comer a tintura de iodo;
3º Comece com um conjunto limitado de alimentos a sua dieta, e vá introduzindo outros um de cada vez, deixando no mínimo 3 ou 4 dias de intervalo entre eles, para observar os resultados.

Com o tempo, aprendemos.
E o peso também acaba por estabilizar. Nos primeiros meses também perdi dois ou três quilos, mas já os recuperei. E mantenho o meu peso actual há mais de um ano. Só é preciso saber interpretar o que o nosso corpo precisa para se manter bem.

Fiquem bem

Zélia

2Fruta e outros alimentos Empty Re: Fruta e outros alimentos Seg Jun 23, 2008 10:00 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá, Zélia!

Como eu lhe agradeço tais dicas! É tão mais fácil quando alguém nos ajuda! Confesso que tenho muitas dúvidas... a da fruta era uma delas! É tão dificil começar um regime alimentar sem saber muito bem o que comer...

Sabe, sempre que fazia o teste do amido, a cor nunca me convencia... até que li que o amido só se converte em frutose enquanto a fruta se encontra na árvore - ou seja, só seria segura se colhida já madura. Como em Portugal, praticamente toda a fruta é colhida, ainda, verde eu, simplesmente, deixei de comer fruta. E como sinto a sua falta!!!

Eu costumava comer cerca de 4 a 5 maças verdes (golden) por dia... até que deixei de comer fruta, por complteo!

Agora, já sei que devo comer as vermelhas. Amanhã, já vou às compras!

Smile

Agradeço, mais uma vez, à Zélia por ter partilhado connosco um testemunho tão importante que, por certo, irá ajudar-nos muito! Para mim, acredite, foi a melhor notícia que eu recebi nestes últimos tempos!

flower

Até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos