Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » Mensagens » A Cura...

A Cura...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A Cura... em Qua Maio 14, 2008 1:36 am

A Cris, no seu blog deixa seis pequenas perguntas e convida-nos a reflectir sobre elas...

Em que consiste a cura?
Para quê a cura?
Para quem?
Estamos prontos?
O que ganhamos?
O que perdemos?...


Pouco depois de me ter sido diagnosticada EA, foi diagnosticada, ainda, uma outra doença, a Fibromialgia. Tenho uma série de livros que falam sobre o assunto mas, um deles - Libérese de La Fibromialgia, pela Dra. Nancy Selfridge, destingue-se de todos os outros.

É um livro muito interessante pois convida-nos a fazer uma série de exercícios, que nos fazem pensar... devo confessar que, ao fazer determinados exercícios propostos pela autora, senti-me muito desconfortável. Muitos, até, fizeram-me chorar e... digo-vos: fez-me muito bem!

Às vezes, guardamos - lá no fundo do nosso coração, das nossas memórias - momentos da nossa vida que precisam de ser resolvidos... e, falo por mim, claro, apesar de difíceis, temos que as resolver. Não falar num determinado assunto, não faz com que ele desapareça. Pelo contrário. Vive em nós, deixa-nos fracas...

E o que é a doença senão um parasita? Aproveita-se da nossa fraqueza para crescer e vencer...

Cabe a nós decidir se é isso que queremos, porque é difícil lembrar, pensar, falar... ou se o que queremos é, na realidade, Viver...

Por ter passado por todas estas questões, considerei interessante deixá-las aqui. São questões que incómodas... mas que devem ser colocadas

Até de repente,

Susana Lopes

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

2 Ola Susana em Seg Out 20, 2008 12:09 pm

Convidad


Convidado
Depois da EA descobriu que tinha fibriomialgia, é dose.

Como descobriu Susana? como a conseguiu distinguir das dores habituais da EA?

Sabes que ás vezes penso que se certas dores que temos serão fruto da EA...

Qd me falaram da EA, o meu médico Dr. Augusto Faustino que pelo que já li, foi o msm da Susana, disse-me que baseava-se em dores articulares, mais ao nivel das grandes articulações, as pequenas nem tanto, são mais o caso da artrite etc...poderia haver inchaços por inflamação das articulações, falou da possivel psoriase associada, bem como a doença de crohn, basicamento foi isto.

Agora com o passar dos anos, cada vez conhecemos melhor esta nossa amiga, que de chata tem tudo,infelizmente, mas acontece que há sinais ou seja outro tipo de dores que por vezes e por saber um pouco de outras doenças semelhantes, deixam que pensar.

Será normal na EA os chamados formigueiros nas mãos principalmente, ou fraqueza muscular a seguir a um esforço fisico, ou fadiga geral em certos dias, principalmente durante as crises de EA.

Por vezes penso que possa ser outro diagnostico associado á doença, mas por outro lado sei que a EA tem um quadro de sintomas mt vasto e que td isto que referi faz sentido , mas como ele não me falou nisso e agora apareceu essa doença que tanto se fala a fibriomialgia, fico um pouco confusa.

Tenho que me informar numa proxima consulta.

Xau, ate á proxima,bj

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum