Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Teste do Amido!

+6
Páscoa
Ana Lopes
Teodósio
Maria
FreePort
Susana Lopes
10 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 6]

26O Teste do Amido! - Página 2 Empty Tudo tem limites! Sex Fev 13, 2009 3:06 am

Convidad


Convidado

É como te digo, nada como o bom senso em tudo na vida.

Se há alimentos que nos fazem mal a outros fará muito bem, se uns gostam de carne outros preferem peixe, por aí fora...

Não te julgues o grande cientista da actualidade, que vai saber ao certo o que comer, pondo de parte qlq vestigio de amido e afins.

É um risco não procurares essa ajuda com alguém habilitado para o fazer e que te dirá concerteza uma dieta a seguir para o teu caso, isto depois de saber com quem está a tratar, pois cada caso é um caso, isto sem porém te dar nenhuma seca e complicar a vida.

Com tantos cuidados vê lá se não arranjas outra doença por excesso de zelo ou ficas carente de alguns nutrientes, pois com tanta privação, podes sair prejudicado.

Além disso, tenta distrair-te um pouco deves estar sempre ocupado nas tuas pesquisas e a fazer testes de iodo que nem deves ter tempo para mais nada.

A vida da maioria de nós, não nos deixa mt tempo para essas pesquisas exaustivas, ás vezes nem tempo para comer, mas tu sim consegues deitar e acordar a pensar no que comes e secalhar nem dormes por cauda disso.

Com isto quero apenas dizer que não tenho nada contra a dita dieta, acredito que há alimentos que nos fazem bem e outros mal, mas nada de obecessões, o bom senso acima de tudo e uma troca de receitas ou dar uma opinião sobre este ou aquele alimento, elucida-nos, agora testamentos acerca do assunto com tabelas, fotos e percentagens etc....... é francamente demais, tem dó.

Diverte-te e não te esqueças de almoçar.

27O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sex Fev 13, 2009 3:52 am

Ana Lopes



Bom dia a todos.
Tenho seguido regularmente os comentários que são aqui expostos e devo dizer que me entristeçe a atitude de certas pessoas.
Quando se trata de uma doença que nos incapacita, tenho a certeza de que não é demais tentar saber mais sobre o assunto. Neste caso, a informação não é demais. Pelo contrário, é valiosa e pode proporcionar uma melhor qualidade de vida. Aliás, penso que é para isso que existe este fórum: para se discutirem teorias.
Há que dar uma oportunidade a quem se dá ao trabalho de aprofundar a questão da dieta sem amido. De outro modo, de que nos vale vir aqui? E para quê ofender os outros porque têm diferentes opiniões das nossas? Quem dera à minha irmã, ter tido este tipo de ajuda no começo da sua doença.
Fala-se de "procurar ajuda com alguém habilitado". Bom, se houvesse alguém habilitado para o fazer, não existiria uma percentagem tão grande de espondilíticos neste país. Mais informo, que a minha irmã recorreu a estas ajudas e nem por isso consegui alterações no seu estado de saúde. Minto! Conseguiu sim: piorou. Infelizmente e por culpa de pessoas habilitadas.
Fala-se também de "manias", "paranóias" e "obcessões". Mas quais manias? Quem não quer, não lê. Se lê e comenta, pelo menos, que o faça de outra forma, porque não é a ofender e a desprezar que se faz diplomacia.
Todas as pessoas são livres de dizerem o que pensam, mas não será de todo má ideia, fazê-lo com bom senso. Há que respeitar todas as opiniões que aqui são dadas.
E isto vale para todos.
Afinal, não é a falar que toda a gente se entende? Não é para se tentar encontrar soluções que nos vimos aqui informar?
Bom, parabéns ao Freeport pelas suas fotografias e respectivo trabalho de pesquisa.
E obrigada à pessoa que tirou a minha irmã da cama, graças a todas as suas pesquisas (obcessivas), Carol Sinclair.

flower

Ana

28O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sex Fev 13, 2009 4:09 am

Páscoa

Páscoa

Bom dia Ana:

Estou de acordo consigo quando diz que todas as pessoas são livres de expor as suas ideias.
Pena é que não tenha partilhado as suas connosco, pois se até já vem aqui regularmente, e como tem uma história de sucesso para contar porque não começa por aí.

Seja bem-vinda
Fernanda Páscoa flower

29O Teste do Amido! - Página 2 Empty Registe-se primeiro e intervenha depois! Sex Fev 13, 2009 5:46 am

Convidad


Convidado

Se estivessemos todos de acordo, isto não valia de nada, enquanto membro deste Forum tenho o direito de expressar as minhas ideias livremente sejam elas favoráveis ou desfavoráveis, sem contudo ofender ninguém, que nunca o fiz.

No caso da Ana, que não faz parte deste Forum, que nem sei quem é, aparece agora a contestar o que por aqui se passa, pois eu não lhe reconheço esse direito, e para quem chega assim com todo esse fôlego, sem sequer se registar ou apresentar-se ao resto da família, para mim é apenas uma mera curiosa, que vem espreitar regularmente o que aqui se passa e opina sobre algo que não lhe diz respeito, sem sequer se identificar.

Inscreva-se, faça como nós e conte-nos a sua experiência, fale-nos de si, isso sim é ter bom senso, Apareça, dê a cara, não só assim de repente para dizer que tá contra, mas para nos poder contar também as suas vitórias e sucessos, pk eu se desta vez tive contra e expressei-o naturalmente,com todo o direito, também o faço quando tenho a dizer bem, isso é ser honesto e frontal, não é ofender ninguém, tá enganada.

Fique bem.

30O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sex Fev 13, 2009 5:54 am

Teodósio

Teodósio

Olá a todos!
Eu também concordo que todos nós possamos exprimir as nossas ideias, sem ofender. Por isso exprimi as minhas, sem ofender. Não é por determinadas coisas me irritarem que ofendo alguém.

Quero contudo esclarecer certos aspectos, que estou a ver foram mal interpretados:

1º Estou à espera do livro da Carol Sinclair:
por isso não tenho uma ideia formada sobre a dieta sem amido e estou disposta a ler e informar-me.

2º Não penso que o amido provoque a EA:
e penso que o Alan Ebringer também não. Simplesmente se a tiveres aí sim, é prejudicial comer polissacarídeos.

3º Não acredito em teorias da conspiração:
penso sim que muitas pessoas têm resistência em acreditar em coisas que muitas vezes põem em causa outros conehcimentos que elas têm como certos. Todos nós fazemos isso e os médicos também, que apesar de tudo e embora por vezes seja difícil de aceitar, são seres humanos.

Estar aberto ao diálogo é admitir que as nossas ideias possam estar erradas, sejam elas convencionais ou não convencionais. E isso é difícil para TODOS nós mas a falar é que nos entendemos. Por isso escrevi o que penso, o mais honestamente possível. Espero não ofender ninguém.

Rita

31O Teste do Amido! - Página 2 Empty Nem 8 nem 80 Sáb Fev 14, 2009 4:48 pm

Sporting



Ainda há bem pouco tempo praticamente ninguém neste fórum defendia/advogava a DSA. De repente até paraquedistas temos. Eu acredito realmente na veracidade da teoria, mas, quem anda pelo fórum, sabe o que é a dieta, em que consiste, e para que serve. Parece-me o suficiente.
Espero que estejam a passar por uma boa fase, com o tempo seco que finalmente apareceu.

32O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Ter Fev 17, 2009 6:51 am

Susana Lopes

Susana Lopes

Olá a todos...

Depois de ter lido os últimos posts deste tópico não pude deixar de me sentir um pouco Sad ...

A Ana Lopes é minha irmã e está inscrita desde o dia 31 de Dezembro do ano transacto. Pertence a este fórum apesar de nunca se ter apresentado. Aliás, muitos membros dão o seu contributo sem se apresentarem... não vejo onde está o mal nisso. Ela somente se sentiu indignada porque existem alguns membros que se manifestam de uma forma um pouco... scratch digamos , agressiva?

Acredito que ela (como eu... e certamente, como alguns membros) sente que alguns comentários aqui expostos são, de alguma forma, pouco... diplomáticos. Uma coisa é estar e\ou demonstrar que se está em desacordo com algo. Outra coisa é ironizar, criticar... desprezar. E, ultimamente, é o que se tem sentido nas palavras que aqui se lêem. Infelizmente pale .

As pessoas sentem-se, muitas vezes, debilitadas, frágeis... há que ter um pouco de mais atenção com a maneira como nos expressamos com elas.

Tal como sei que existem pessoas que se sentem demasiado revoltadas com tudo o que se passa... e acabam por “descarregar” toda essa revolta através das palavras.

A EA tem a capacidade de nos deixar assim, mesmo: debilitados, frágeis, revoltados... com raiva de tudo e de todos – falo por mim, pelo menos.

Creio que existe uma melhor maneira de canalizar todos estes sentimentos tão pouco (ou quase nada) positivos ... qual será? A resposta está dentro de cada um de nós. Basta que queiramos procura-la. Basta que queiramos mudar alguma coisa na nossa vida... mesmo que seja pouco. O importante é mudar.

A minha família é testemunha: depois de tanto tempo a ser “ofensivamente ignorada” pela classe médica, quando fui diagnosticada... eu perdi completamente o meu centro. Gritei, chorei... a raiva que sentia de todos – porque eu sentia que a culpa era de todos os que me rodeavam – via-se nos meus olhos, ouvia-se nas minhas palavras... sentia-se nos meus silêncios.

Até que eu dei um Basta na minha auto-piedade. Canalizei as minhas frustrações na procura de soluções. Encontrei a solução... mas "nem tudo são rosas" como o Ricardo diz Rolling Eyes ...

Não é fácil: a revolta mantém-se (principalmente, sempre que se lê um depoimento como o do Albino Assunção); a vontade de chorar... todos os dias. Mas, como eu disse, há que procurar canalizar todos estes sentimentos menos positivos. Muitos já fazem isso!

Eu gosto de cozinhar, a Páscoa gosta de pintar... o Freeport faz testes!

Eu, sinceramente, não vejo o mal de tantos testes... eu estou sempre a fazer testes. Ainda ontem, fiz o teste da abóbora – fica para uma outra altura bom . Também não me considero obcecada por estar sempre a ler os rótulos de tudo. Também não tenho medo de entrar em paranóia.

Eu posso explicar:

Antes de ter conhecimento da DSA

- Com dor crónica, acamada dia e noite, tomava banho só uma ou duas vezes por semana porque doía demais (mesmo sendo a minha mãe a fazê-lo). Não saía de casa, não podia trabalhar... ou passear. Isto quando não tinha os conhecidos surtos ou crises de EA. Quando isto acontecia, pensava na morte.

Quando descobri que havia a DSA

- “Tretas!... Se isso fosse verdade, não existiriam espondilíticos no mundo! Bem... o António curou a Doença de Cronh com uma simples dieta. Sim! A Doença de Cronh não tem cura... é crónica como a EA... mas dez anos – de colonoscopias, hemorragias quase 24 horas seguidas, anemia crónica, transfusões de sangue – depois, o facto é que ele está mesmo curado! Até o médico dele pediu-lhe o livro da tal dieta... Também, não me custa nada tentar: não tenho nada a perder. Tentemos.”

Quando comecei a DSA

-“No Natal vingo-me nos pastéis de bacalhau da minha mãe!” geek ...

Três semanas após o início da DSA

- O meu primeiro Natal do resto da minha vida! Pastéis de Bacalhau? Nem olhei para eles. Estava Sem dores!!!

Não sou obcecada: sou cautelosa.

Mas, atenção! Não é minha intenção criticar as pessoas que de alguma forma nos possam considerar obcecados... ou mesmo paranóicos! Pelo contrário: eu compreendo o vosso ponto de vista. O que eu realmente gostaria é que percebessem o nosso ponto de vista. Gostaria que percebessem porque razão somos\agimos assim.

Só para terminar: sei que existem espondilíticos que após algum tempo na DSA conseguiram voltar a consumir amido. Eu já decidi que isso jamais acontecerá comigo. Quando chegar esse dia, eu irei continuar com a DSA. Porque, como uma vez contei aqui, a minha saúde melhorou muito... muito mesmo. Não quero voltar a ter o fantasma da diabetes atrás de mim. Não quero voltar a estar em risco de ter um AVC a qualquer momento... não quero a vida que eu tinha.

Agora, eu peço para que todos continuemos a participar: sem criticas (das que não são construtivas), ironias (que podem magoar)...

Fórum sem participação, não é Fórum: é Blog. Todos temos ideias diferentes. Todos somos diferentes. Mas é com a diferença que se vai construindo algo. Se todos gostássemos do amarelo...

Um abraço grande flower

...e até de repente,

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

33O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Seg Fev 23, 2009 10:21 am

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Aa781

34O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Ter Fev 24, 2009 9:27 am

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Mt487

35O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Ter Fev 24, 2009 11:02 pm

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Tt_723

36O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Qua Fev 25, 2009 4:11 pm

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Cc916

37O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Qui Fev 26, 2009 2:30 pm

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Bnmd920

38O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sex Fev 27, 2009 2:02 pm

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Bn2957

39O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sáb Fev 28, 2009 4:27 pm

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Bn-234

40O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Dom Mar 01, 2009 2:40 am

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 555549



Última edição por FreePort em Dom Mar 01, 2009 3:16 am, editado 1 vez(es)

41O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Dom Mar 01, 2009 2:45 am

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Bncdx580



Última edição por FreePort em Dom Mar 01, 2009 12:41 pm, editado 1 vez(es)

42O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Dom Mar 01, 2009 10:27 am

FreePort

FreePort

Para a Olga,

O Teste do Amido! - Página 2 Drp116

Escorrer 1 yogurte faz perder parte do líquido:
o whey (soro de leite), minerais, eventual lactose (se este não tiver sido fermentado tempo suficiente, ou os ingredientes não tiverem sido bem planeados, ou os fermentos não tenham sido bem escolhidos, ou as temperaturas que ficaram fora da zona óptima).

Diz a voz de quem experimentou que o yogurte "escorrido" (driped),
é menos ácido (para quem prefere menos ácido, ou para quem gosta da consistência do queijo).

Seja como for, "lixo-dentro,lixo-fora".
Ou seja, começando com bons ingredientes tem-se bons resultados,
começando-se com "compromissos" ou "substitutos" tem-se meias-tintas no final.

Eufemismo para dizer que leite gordo do dia, dá um resultado mais saboroso que leite magro ultrapasteurizado. Apesar dos repetidos esforços de lavagem cerebral dos publicitários na TV...

Mas pronto, metem medo às mães e criancinhas e dão-lhe de beber aquela coisa desvitaminada e mais esbranquiçada (menos vitamina A) e diluída...
e depois...pimba... menos cálcio absorvido... uma vitória para os publicitários e hospitais-pró-lucro.
"Osso sofre!"... como diria o Jô Soares Smile

Note-se que esta operação de “escorrimento” deve ser feita no frigorífico.
2-8h, conforme os resultados que se quiser ter/gostos individuais.
Por causas de questões bacterianas e também por causa da variação da acidez com a temperatura, após o yogurte feito.



Última edição por FreePort em Dom Mar 01, 2009 12:43 pm, editado 1 vez(es)

43O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Dom Mar 01, 2009 12:42 pm

FreePort

FreePort

Mudei de avatar, inspirado pelo avatar da Susana Lopes cheers

É uma posição de yoga, boa para os ossos e para a circulação.
Chama-se em sânscrito Uh-parkdista-âsana jocolor jocolor jocolor

44O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Seg Mar 02, 2009 6:12 pm

FreePort

FreePort

Teodósio escreveu:Olá!
No entanto, nos adultos a fonte de cálcio mais importante é a água, especialmente águas duras (bahhhh odeio, mas é verdade!). Por isso se deve beber de vez em quando águas mais duras, com mais cálcio.

.......................
Teodósio escreveu: Eu disse que a água era a fonte mais importante, nunca disse que era exclusiva!
E já agora, conseguiria argumentar contra muitas coisas que li no artigo anterior publicado pela Maria, por isso, continuo a achar que o leite e os produtos lácteos são uma óptima fonte de cálcio. (não exclusiva e não em exclusividade, precisa de vitamina D, um pouco de sol e estrogénio)

________________________

O Teste do Amido! - Página 2 Wtc336

45O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Ter Mar 03, 2009 12:49 pm

FreePort

FreePort

Hum... estive a pensar... e não queria que houvesse gente induzida a pensar que:
"6 litros de água é que é bom" Smile

Assim embora não seja impossível beber 6L de água sem morrer afogado/a,
é nem faço isso nem recomendo.

46O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Qua Mar 04, 2009 5:20 am

FreePort

FreePort

O Teste do Amido! - Página 2 Ftt299

47O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Qua Mar 04, 2009 8:26 am

FreePort

FreePort

Ooops! Smile
Esqueci de meter um ovo, bem me parecia que faltava qualquer coisa...

48O Teste do Amido! - Página 2 Empty sem afogamentos! Qui Mar 05, 2009 8:09 am

Teodósio

Teodósio

FreePort escreveu:Hum... estive a pensar... e não queria que houvesse gente induzida a pensar que:
"6 litros de água é que é bom" Smile

Assim embora não seja impossível beber 6L de água sem morrer afogado/a,
é nem faço isso nem recomendo.


Suntory launches calcium-enriched water
24-May-2002

Related topics: Consumer Trends

The Suntory Water Group, a US-based division of the Japanese group Suntory, has launched calcium-enriched water under the Hinckley Springs, Crystal Springs and Kentwood Springs brands in selected regions of the US.

The company said the decision to produce a calcium water had been made after the US Health Department highlighted calcium deficiency as a major problem in the US. SWG claims to be the first US bottled water company to directly address the growing consumer awareness of the benefits of calcium for healthier bones and teeth.

While the company was quick to stress that scientific data suggested that milk was still the best natural source of calcium - the nutrient which helps strengthen the bones and fight diseases such as osteoporosis - it said that many individuals were lactose intolerant, and therefore could not obtain calcium through milk products. Since water is easily absorbed, and is calorie-free, it makes an ideal alternative, the company said.

The three brands of calcium water are currently available through Kroger and Piggly-Wiggly stores in the north and northeast of the US and in Jewel and Dominick's stores in the midwest. Nationwide distribution of the product is expected to be completed by the end of the year.

SWG said that the calcium water was a purified water, rather than natural mineral water, and that just two litres per day of the drink would provide 24 per cent of the recommended daily intake of calcium.

in
http://www.nutraingredients.com/Consumer-Trends/Suntory-launches-calcium-enriched-water

Parece que se calhar não vamos morrer afogados lol!

49O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Qui Mar 05, 2009 8:31 am

FreePort

FreePort

Oh, Teodósio, não seja por isso. cat

Não esperes, vai hoje ao Jumbo, na secção das águas minerais e encontras.
A composição é a indicada na pic:
180mg de cálcio por 100mL =0,1L.
(está do lado de dentro do rótulo, dá 1 efeito bonito).
Ou seja para obter 1000mg de cálcio basta beber 560mL.
A composição que indico qualquer pessoa pode verificar que é o que consta da garrafa.
Corram todos ao Jumbo antes que esgote... jocolor

O Teste do Amido! - Página 2 Jh218

50O Teste do Amido! - Página 2 Empty Re: O Teste do Amido! Sex Mar 06, 2009 8:08 am

FreePort

FreePort

Apesar de muito divulgado por médicos e nas revistas e livros...
o conselho de "beber 2 litros de água, por dia/8 copos dia", pode ser apenas, repetição de propaganda com origem americana (como muita informação alimentar vigente em Portugal).

Assim:
a) a questão da ORIGEM da água de consumo:
do poço,
da companhia (clorada/tratada/etc),
de garrafa, pouco mineralizada,
de garrafa, muito mineralizada...

... é 1 tema.
Há umas melhores que outras, decerto.
..................................................................................................
b) a QUANTIDADE TEÓRICA RECOMENDADA de água por dia... é outro tema.

Não confundir o número de copos de água bebidos por dia...
e o total de água ingerida por dia (=bebidas + comida + produção interna de água).
Ao que parece... é 1 erro comum.
Uma pessoa pode não beber água, nem chã, nem vinho e comer muita fruta, ou sopa, ou comida aguada.
..................................................................................................
c) as MÉDIAS AMERICANAS (número de litros) de água ingeridas... são outro tema.

Assumir que a média consumida nos USA sejam o ideal é... é... enfim, não vou usar o termo, mas não é
inteligente (eufemismo).
Medir é importante e serve para quantificar o existente. No entanto, a população dos USA podem ser
muitos, ricos, gordos, influentes... mas saudáveis não são de certeza.

Em 2004 nos USA, em testes feitos chegaram a estas médias:
O homem americano consumia 3,7 Litros de água/dia...
A mulher americana 2,7 Litros de água/dia...
Isto em BEBIDAS apenas, para ambos.

Ora bem... o que a média dos americanos, faz... é bom, é o ideal? clown clown clown

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 6]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos