Dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas

Mensagem  AndreiaR em Ter Fev 11, 2014 11:04 am

Boa tarde,

Sei que provavelmente já estão fartos de ouvir estes desabafos, mas tal como já referi, descobri há pouco tempo depois de 1 ano e meses com dores horríveis (o que me sinto "sortuda" pois vi que muitos de vós passaram anos, décadas sem descobrirem o que tinham).
Nunca se sentem as pessoas mais fúteis no mundo com esta doença? Só consigo pensar que vou ficar marreca, que nunca mais vou ter a vida que tinha, sem dores, feliz, que aos 24 anos perdi tudo. Estou a viver há menos de 5 meses com o meu namorado e faço-o passar por isto, e nunca vou ter a vivência de um casal normal e feliz, com um casamento (porque tenho medo de ter dores, de não conseguir fazer nada), com uma gravidez. Sinto que nunca mais vou ser feliz porque vou estar sempre restrita enquanto todos à minha volta são felizes e sem restrições. E depois lembro-me que há pessoas que dariam tudo pela minha vida e por viver, mas eu só penso em como vou perder tudo e ficar marreca..
Desculpem o desabafo mas gostava de perceber se este sentimento é normal ou se sou mesmo uma "má" pessoa. Obrigada e parabéns a todos pelos comentários e sugestões.

Já agora, têm alguma sugestão para começar a dita dieta? Já encomendei o livro mas não sei por onde começar com tantos cortes, tenho medo de não aguentar, e depois tenho um problema, não gosto de saladas nem legumes (só na sopa) e não sei com que hei-de acompanhar as refeições, visto que batatas, massas e arroz são proibidos. E o que levar para os lanches no trabalho? Vi que também não convém lacticínios nem pão, que eram os meus lanches.

Obrigada e desculpem mais uma vez.

Andreia

AndreiaR

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/02/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

dúvidas da Andreia

Mensagem  Justino Romão em Seg Fev 24, 2014 4:18 pm

Olá Andreia

Vire para lá esse pensamento... ficar marreca.., nunca mais ser feliz... Ora essa! Não há-se ser por causa da EA.
Dores, é verdade que terá e estas são fortes, mas hoje tem medicação que lhe permite viver bem com a EA. Tem que discutir o assunto com o médico: a eficácia da medicação, o combate ao anquilosamento, que passa muito por si.

Faça muito exercício, movimento em piscina por exemplo, se puder, para em cada dia conquistar um pouco da mobilidade que a doença nos retira. Assim evita ficar marreca, ou muito afectada na sua postura.

As dores combate com a medicação que o médico vai aconselhar.

Andreia, levante a cabeça e combata a doença, para vencer. Vencer no nosso caso não é curar, é conviver com a doença de forma a que ela não nos domine. Justino

Justino Romão

Mensagens : 109
Data de inscrição : 08/02/2009
Idade : 68
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Obrigada =)

Mensagem  AndreiaR em Ter Fev 25, 2014 7:57 am

Justino,

Muito obrigada pelas suas palavras, é sempre bom ter feedback de alguém que está a passar pelo mesmo. as dores vão sendo controladas, uns dias piores que outros, mas aos poucos comecei a aceitar a doença. Há dias que ainda choro, que ainda fico triste e deprimida a imaginar o resto da minha vida, mas felizmente tenho alguém ao meu lado que me ajuda muito a esquecer a doença (sem esquecer os exercícios). quanto à alimentação, a dieta sem amido? Têm tido resultados? Eu perguntei a uma médica na ANEA que me disse para comer tudo, pois não há nada que prove que isso faça algum alívio à nossa doença. Obrigada =)

Andreia

AndreiaR

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/02/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvidas da Andreia

Mensagem  Justino Romão em Qui Fev 27, 2014 4:00 pm

Boa noite Andreia

Sobre a dieta sem amido não sei de experiência própria, nunca fui adepto.
Pela minha parte, vou mais pelos conselhos que a Médica lhe deu a si: tento fazer uma dieta diversificada, sem excessos de gordura, sal e açucar..claro que não interfere em nada com a EA, provávelmente.
Justino

Justino Romão

Mensagens : 109
Data de inscrição : 08/02/2009
Idade : 68
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:10 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum