Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Olá

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Olá Empty Olá Dom Ago 25, 2013 3:16 am

Filipe Paninho



Bom dia

Apresento-me como tendo 41 anos, tendo sentido os primeiros sintomas de EA pelos 22 ou 23 anos, em que um dia acordei sem conseguir mexer o pescoço, endireitar um joelho e com um pé inchado que mal o conseguia assentar no chão

Tive um ou dois primeiros anos complicados e já tive de tudo desde então sem nunca desistir mas com recaídas e desanimos pelo meio!

Aliás se sempre achei por alguma razão que nunca devia nem podia parar e só o confirmei por volta de 2007 com a confirmação do BL27!

Cheguei a tomar 2 ou 3 nimed por dia nos primeiros anos ao ponto de me tramar o estômago, agora só em caso de necessidade.

Tenho de feito um pouco de tudo, e com impactos por vezes excelentes, desde dança (Salsa, Kizomba), Ténis, ando de mota e já diariamente alguns anos, Ginásio, bicicleta, com uma ou outra crise esporádica pelo meio.
Sempre com muito cuidado com a postura e impacto na coluna sobretudo em tempo frio.

Já cheguei a morar numa casa numa zona fria e humida durante uns 3 meses e foi o fim da picada... mais de um mês sem dormir, horrível.

Tb já tive dois carros (um é o actual) com posíção de condução "encovada" e é do pior, pois fora isso adoro conduzir e faço os kms que forem necessário.
Às vezes qdo estou mal levo mota em vez de carro e como tem uma excelente posição fico melhor pois vou mexendo o corpo todo sem imobilismos.
Um dia destes troco por uma scooter (faço muita cidade) Smile


Fora isso, com cuidado com o frio húmido e sobretudo com o vento no pescoço a coisa corre bem.

Uma boa postura de coluna e não parar faz milagres!!!!

Neste momento e desde Dezembro 2012 fiquei fã de ginásio com aulas de grupo, praticanto sobretudo Body Pump (musculação com musica e coreografia) com excelentes resultados desde que alternando com aulas de Alongamentos/Body Balance.
Sou apontado como exemplo nas aulas do ginásio pois tenho cuidado com a postura para corrigir a má natural e só depois de os PTs saberem de ter EA me chamaram maluco... ehehe Smile 

Infelizmente nos ultimos 2 ou 3 meses não tenho conseguido evoluir pos não tenho conseguido respeitar a alternância de exercício de forças com as de alongamento que faz toda a diferença.

Estou neste momento com uma recaída estranha pois sempre me dei mal com o frio sobretudo húmido mas este ano tive muitas dores com o calor excessivo que nunca me tinha acontecido. Alguém tem sofrido com o calor?????
É a primeira vez e não estou a conseguir dar a volta ainda muito bem... Rolling Eyes 

Nas 3 ultimas semanas tenho faltado bastante ao gym por razões de trabalho e tenho-me ressentido bastante com bastantes dores de peito que só posso assumir pela não continuação das ultimas aulas de Body Pump que estavam a puxar pelo peito e o facto de fumar bastante não ajudar nesta matéria/doença além destes efeitos recentes do calor excessivo!

Há dias fui fazer uma aula de alongamentos (Stretch) e ia chorando pois todos os exercicios me custaram muitissimo como nunca tinha acontecido (normalmente era só na zona lombar em alturas más).

Quero mesmo andar um bocado de bicicleta este fds para ajudar a vertente cardiovascular...

Tb ando a pensar em começar a correr, apesar de nunca ter gostado e recear o impacto na coluna, mas é a ver em breve e com tempo quente e cuidado deve dar... Smile

Resumidamente faço por não estar parado, não fazer impacto na coluna apesar dos maus vicios de postura e qdo estou mal tomo um duche quente, um Nimed e ponho-me a mexer até ficar bom!


Cumprimentos a todos/as.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos