Novo membro do "Spondy Club"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo membro do "Spondy Club"

Mensagem  grind77 em Ter Mar 26, 2013 4:33 pm

Olá a todos Smile O meu nome é Paulo, tenho 35 anos, sou de Almada e fui diagnosticado com EA há cerca de 3 meses. Comecei a sentir dores nas costas em 2008, mas sempre as associei à falta de exercício e a colchões de qualidade duvidosa... É no que dá ter uma banda, ter concertos longe de casa e por vezes ter que dormir ou no sofá de alguém, ou em camas improvisadas... Smile

No princípio deste ano tive uma uveíte bem agressiva, que me obrigou a ficar de baixa durante um mês. Mais ou menos na mesma altura, comecei a sentir dores fortes na anca, que ao início pensei ser algo relacionado com a ciática. A minha oftalmologista suspeitou que algo mais poderia estar a acontecer, mandou-me fazer análises ao sangue, e o teste para o famoso HLA-B27 veio positivo. Comecei então a ser seguido em Reumatologia, fiz mais uma bateria de exames e, alas, as suspeitas confirmaram-se.

Escusado será dizer que o meu mundo ficou virado do avesso: alguém que mal tem uma gripe, de repente ver-se confrontado com o facto de que tem uma doença crónica, é o suficiente para entrar numa espiral depressiva. Admito que também ajudou, e muito, ao meu desânimo geral ter ido à internet procurar info sobre a doença, visto que todas as histórias de terror que apanhei, de pessoas que ficaram incapacitadas e em sofrimento permanente, serviram para me assustar ainda mais do que já estava. A internet pode ser muito útil (prova disso é a existência deste fórum), mas o excesso de informação (muitas vezes mal dada, e até incorrecta) ajuda muito a que se crie a confusão e o medo nas pessoas.

Desde que comecei a ser seguido em Reumatologia na CUF Descobertas, foi-me logo dito que a minha vida iria dar uma volta de 180º. Mas também me disseram imediatamente a seguir que não tinha que me preocupar, porque a minha EA foi apanhada cedo, e que com acompanhamento e medicação conseguiria ter uma vida 100% normal. Isso foi o que eu precisava de ouvir para me acalmar um bocado.

Comecei a ser medicado com Arcoxia, que ajudou imenso com as dores. Passei de ter dores horríveis a andar só com uma morrinha irritante nas sacro-ilíacas, mas nada que me impedisse de fazer o que quer que fosse. Mas num dos exames que fiz foi-me detectada uma inflamação intestinal, possivelmente ligada à EA. Por isso, a minha experiência com o Arcoxia durou pouco mais que semana e meia, daí que não tenha tido uma real noção do efeito geral que o medicamento tem no controle da EA. Semana e meia não é nada, mas mesmo assim notei que melhorou imenso o meu dia-a-dia... Parei imediatamente a medicação (tal como diz na bula), e passei mês e meio/2 meses sem tomar nada. Na última consulta que tive, a minha reumatologista sugeriu que começasse já os preparativos para iniciar medicação biológica (tendo em conta que tenho a vista, os intestinos e as articulações afectadas), por isso dentro de dias vou fazer mais exames... Para já, voltei ao Arcoxia (com a concordância da minha médica), para ver como correm as coisas com o intestino. Em relação às dores, durante este mês e meio tive altos e baixos, mas tendo em conta que não estava a tomar NADA, a coisa até correu bem. A rigidez matinal não me deixava dormir mais do que as 6/7 horas da ordem, mas para além disso não foi terrivelmente mau. Suportou-se.

Durante esse tempo, a única coisa que tomei para aliviar as dores foi... Chás, de freixo e de sabugueiro, por sugestão da minha mãe. Houve um dia em que estava particularmente empenado, com dificuldade em subir escadas e tudo, e bebi uma caneca de chá de freixo para ver o que acontecia. O que é que poderia correr mal, não é? Eu até gosto de chá Very Happy E não é que, meia hora depois de o beber, as dores tinham acalmado drasticamente? Ao ponto de conseguir subir e descer escadas em passo acelerado! Desde esse dia que tenho sempre chá em casa Smile Não sei se mais algum de vós experimentou isto, mas comigo resultou, e mais do que uma vez.

Para acabar, visto que este post já está enorme: tenho noção do que me espera, de que terei que ter uma vida mais activa no que toca a exercício, tenho também algum receio da medicação biológica (andar com o sistema imunitário enfraquecido não me seduz NADA), mas o que interessa é controlar a EA antes que ela nos controle.

Obrigado pela paciência Smile

Última edição por paulogrind em Dom Mar 31, 2013 8:18 am, editado 1 vez(es) (Razão : Chá de FREIXO e não de funcho.)

grind77

Ver perfil do usuário

Re: Novo membro do "Spondy Club"

Mensagem  janita em Qua Mar 27, 2013 1:21 pm

Ola paulo

Obrigada pelo cha de funcho, uma boa dica e valem todas neste caso .

Ja vi que estas optimista apesar de tudo, isso e bom.

Exercicio vais ter de fazer, natacao de preferencia.

Coragem e melhoras,bjs

janita

Ver perfil do usuário

Mensagem  grind77 em Dom Mar 31, 2013 8:19 am

Só para corrigir o nome do chá que mencionei: é de freixo, e não de funcho. Fiz confusão com os nomes, como são parecidos... Smile

grind77

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:11 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: