Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cervical direita

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Cervical direita Empty Cervical direita Seg Set 19, 2011 4:41 pm

Pedrosa



Olá a tod@s

Fui hoje a mais uma consulta no IPR e, passados 2 anos de dores constantes, acertámos na medicação. Tenho tido melhorias. Ainda com dores, mas nada comparado com o que estava há uns meses. A médica aumentou a dosagem de uns e baixou de outros, veremos como corre. A mudança de tempo não anda a ajudar nada Sad

Mas escrevo-vos para vos perguntar algo relacionado com a cervical: tenho tido, estas últimas semanas, dores horríveis no pescoço, de ter de me encostar várias vezes por já não aguentar com a cabeça affraid . Pelas dores e limitações que a AE me causa (no meu caso espondiloartrite indiferenciada), não me renovaram contrato, portanto estou em casa; o que me permite ir encostando sempre que preciso. Falei nisso à reuma e ela deu-me a justificação: a minha cervical é direita, não tem a curvatura normal que devia ter. E, além de ser direita, está "torta" e tem algumas artroses. Recomendou fisioterapia e, nas alturas dolorosas, usar colar cervical.

Algum de vocês tem este problema de ter a cervical direita, em vez de curvada? Se sim, o que fazem para serenar as dores?

Fiquem bem!
Pedrosa

2Cervical direita Empty cervical direita Ter Set 20, 2011 3:23 pm

Justino Romão



Pedrosa,

dores intensas na cervical também é comigo. Se é de estar direita ou torta, não sei. Eu achava que era da inflamação das articulações na cervical, mas já não me acusa inflamação (bendito bio..), as dores atenuaram mas não desapareceram..

Nessas circunstâncias, precisamos de apoiar a cabeça, sempre reduz um pouco. As minhas, no entanto foram diminuindo progressivamente, aguentam-se melhor, embora presentes.

Espero que melhore.

quanto ao contrato não renovado: qual a actividade?
Justino

3Cervical direita Empty Re: Cervical direita Ter Set 20, 2011 3:28 pm

Pedrosa



Educadora de Infância. Era impossível continuar no ativo e recusei continuar de baixa, já estava assim há 4 meses. Parece que acentua ainda mais a doença, o estatuto de "doente". Não me considero uma pessoa doente, mas sim uma pessoa com uma doença. Faz uma grande diferença Laughing

E Justino, já experimentou o colar cervical? Ajuda-o? Fui ver ontem e não é muito caro, pelo que pondero comprá-lo. A reuma aconselhou-me ao seu uso moderado, apenas em caso de dor por esforço do pescoço (sentada ao computador por exemplo).

4Cervical direita Empty Re: Cervical direita Qua Set 21, 2011 7:25 am

Patricia F.



Olá Pedrosa.

Só para dar um acrescento à questão do uso de colar cervical:

Tanto a minha médica reumatologista como o fisiatra que já consultei em épocas de fisioterapia afirmaram que não são muito de acordo com o uso de auxiliares articulares (colares, coletes, etc). Isto porque, segundo eles, podem desencadear posições viciosas e provocar alguma atrofia muscular e, consequentemente, dificultar depois uma mobildade sem qualquer apoio desse género.
Porém, concerteza que esta questão só se coloca com o seu uso prolongado!

Fiquem bem.
Patricia F.

5Cervical direita Empty Re: Cervical direita Qua Set 21, 2011 7:34 am

Pedrosa



Olá Patrícia F.!

A reuma também me falou na questão da atrofia muscular. Neste caso pondero utilizar nas alturas em que não aguento mesmo o pescoço "em pé". Estando em casa, consigo contornar a situação; o que acontece na maioria das vezes pois estou desempregada. Mas, como vou dar umas formações, tenho receio de não me aguentar o dia todo. Os pés é fácil de contornar, sento-me numa mesa e alivio as dores, pois os pés ficam no ar. Não é uma postura muito formal ou simpática, mas quando tem de ser, tem de ser. O meu receio é que ao fim de algumas horas eu não aguente do pescoço e me vá abaixo. Tendo o colar por perto, em caso de necessidade voilá!, um novo adereço de moda Smile
Obrigada pelo conselho Patrícia

PS: por falar em posições que temos de adotar, em caso de dor. Não dá vontade de rir as figuras que fazemos? Depois, claro, que no momento só me apetece chorar! Por causa do pescoço eu deito-me de barriga para cima, com a minha almofada gigante (,1,40m.) em cima de mim, entalada entre o queixo e o peito. Assim consigo estar ao computador (que está num tabuleiro próprio) e sempre aguento o pescoço. Claro que depois começam a doer as costas e lá tenho que arranjar nova posição. Só visto!

Bjinhos
Pedrosa

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos