Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » Eu Sou... » Uma mãe

Uma mãe

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Uma mãe em Qui Jul 01, 2010 6:22 pm

Tudo começou há cerca de 6 meses, quando a minha filha que tem 20 anos, principiou a ter diariamente dores em várias articulações.
Passei horas e horas na internet e encontrei o blogue da Susana Lopes e este fórum e à medida que os ia lendo o meu espanto ia aumentando.
Que ser humano fora de vulgar é a Susana, nesta sociedade cada vez mais egoísta e desumanizada. Que transparência tão pouco comum.
Quanto trabalho, quanto tempo despendido a partilhar, a contar a sua vida, a relatar o seu sofrimento, mas sobretudo a transmitir esperança.
Ao ler certas passagens do seu blogue, emocionei-me mais do que uma vez até às lágrimas e regozijei-me pela sua cura.
Um grande bem-haja, Susana.
Após ter consultado três reumatologistas, o problema da minha filha continua por diagnosticar,as análises estão todas negativas, Os médicos dizem que não é EA, que poderá ser uma espondilartropatia senonegativa, mas a verdade é que não há certezas de nada.
Como durante estes meses tenho lido tudo o que pude sobre doenças reumatológicas, tudo me leva a crer que o problema está directamente relacionado com o consumo de certo tipo de alimentos.
Assim, ao tomar conhecimento da dieta sem amido, pesquisei sobre análises e encontrei o estudo de intolerância alimentar- dieta mediterrãnea (testa mais de 200 alimentos).
Trata-se de uma vulgar análise ao sangue, a colheita é enviada para Barcelona e o resultado demora cerca de 15 dias, o único senão é o custo (cerca de 300 €), sendo apenas comparticipada pelo SAMS.
O resultado da análise confirmou o que já suspeitava, a minha filha é intolerante ao leite de vaca, aos ovos, a vários cereais, mas principalmente ao trigo, apenas pode consumir trigo sarraceno. Pode comer batata, arroz (o que vem confirmar o que a Susana diz, o arroz pode ser uma excepção) e muitos outros alimentos.
Penso que quem puder fazer a análise, esta pode ser uma ajuda preciosa, pois pode evitar situações de angústia, desmotivação e perda de tempo,
Agora o grande problema com que me defronto é a incredulidade e a teimosia da minha filha que não quer seguir um regime alimentar sem aqueles alimentos e seus derivados.
Já não sei o que fazer nem como a ajudar.
Quem sabe se alguém me poderá dar uma ideia, indicar um caminho.
Obrigada por me ouvirem.
Isabel

Ver perfil do usuário

2 Re: Uma mãe em Sex Jul 02, 2010 2:45 am

Olá Isabel
Tem de ter paciência com a sua filha,a fase da descoberta de uma doença para toda a vida nao é nada facil para uma jovem de 20 anos como deve calcular. Embora voces ainda nao tenham um diagonostico preciso.
Vou dar lhe o meu exemplo com 14 anos começaram as primeiras dores, mas como eram passageiras nao ligava,
aos 18 casei aos 19 a minha vida era um autentico inferno, dores quase diárias ate que marquei uma consulta no centro de saude e quase ja nao andava, o meu medico disse que isto com uma pomada passava, mas o que é certo é que passados 2 dias estava ainda pior, voltei lá e ele deu me um sprei, voltei para casa e continuava a piorar, voltei lá passados 3 dias deu me benuron, a minha reação nao foi nada boa rasguei a receita em frente das senhoras da recepção, elas logo disseram a menina nao está doente porque se tivesse nao faria isso. A minha resposta foi já é a 3ª vez que venho cá sempre a piorar e eu pedi lhe para me passar umm raio X e ele respondeu me que nao se passam raio X assim á toa.
Quando cheguei a casa o meu marido revoltado com o medico disse-me vais fazer um raio X á nossa custa se realmente tiveres alguma coisa o teu medico vai ter de se haver comigo.
No dia seguinte fiz o exame e a senhora que me fez o exame disse-me, menina realmente tem alguma coisa e nao me parece que seja uma coisa simples mas nao lhe sei dizer o que é, é melhor a menina ir ao hospital e levar este exame, assim fiz e no hospital disseram me que tinha um problema mas que nao sabiam qual era tinham de fazer mais exames para perceber o que era.
E dai ate ter o diagonostico da EA ainda demorou prá ai uns 3 anos.
Mas o dia em que me foi dito que tinha EA para mim foi o pior dia da minha vida, nao tinha cabeça para falar com ninguem, nao me apetecia sair de casa e eu mal sabia o caminho dificil que tinha pela frente.
Agora encaro a EA com outros olhos, já me convenci que tenho esta doença e que tenho que viver com ela.
Mas isto tudo para lhe dizer que nao é facil na idade de começar a gozar a vida e descobrir que se tem uma doença sendo ela EA ou nao, tente compreender a sua filha, ela deve estar um pouco revoltada eu passei por uma fase de revolta e depois vem os porquês, dê lhe espaço para ela digerir a situação vai ver que dentro de algum tempo ela vai começar a ouvir os seus conselhos.
Um abraço
Sofia

Ver perfil do usuário

3 Re: Uma mãe em Sex Jul 02, 2010 7:18 am

Ola Isabel
De facto aos 20 anos não deve ser facil entender o porquê e o aceitar de uma doença reumatica.Tem que ir com calma.Se diz que as analises não acusam nada e porque ou não esta a fazer as analises certas ou porque então não e a ea nem uma espondilartropatia senonegativa porque efectivamente apresentam indices, valores em certas analises.Tambem ha uma doença reumatica de nome fibromialgia em que nos exames e análises não mostram qualquer alteração.Consulte outro medico, nunca e demais.E entretanto va cortando aos poucos aqueles alimentos a que a sua filha é intolerante para se adaptar e depois claro definitavamente.
Força e continue a dar força e a apoiar a sua filha.
cumprimentos

Ver perfil do usuário

4 Re: Uma mãe em Sex Jul 02, 2010 3:57 pm

Obrigada Sofia e Lima pelo apoio, Ao longo destes meses, tornou-se um hábito visitar este fórum e verifiquei que há sempre alguém que gosta de deixar uma palavra amiga.
Claro que falei aos médicos na DSA e também não fiquei espantada, quando me disseram que nunca ouviram falar e não se mostraram interessados em saber em que consistia. É desolador que alguns médicos tenham esta postura.
Está na internet uma publicação da Direcção-Geral de Saúde que se chama "Regras de ouro em reumatologia", que está muito interessante, basta procurar no Google.
Um abraço

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: