Mais um ....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mais um ....

Mensagem  António em Seg Maio 31, 2010 5:28 pm

Mais um com a ae, tenho 39 anos e a doença foi-me diagnosticada acerca de 2anos, mas desde os meus 16 anos apresentava muitas dos lombares, cervicais e nos calcanhares mas o diagnóstico era: dores de crescimento, escoliose, etc.. No entanto acerca de 2 anos tive um uveite e lá veio o diagnóstico da ae, estou a ser acompanhado por um reumatologista particular. Desde o inicio a minha medicação são 4 comprimidos de salozapirica, 1 de deflacorte 6mg,um anti-inflamatório(rantudil 90) e claro um protector para o estômago, pois à cerca de 15 anos tive um ulcera no duodeno com hemorragia. Descobri agora este fórum pois estou de baixa ( em casa) devido a uma luxação no ombro tive que ser operado, tendo por isso tempo de mais. Devido a esta maldita doença ainda nunca tive de faltar ao trabalho, as dores que tenho são mais durante a noite e com o movimento diminuem, só quando estou muito tempo ao computador fico pior da cervical, pois tenho 1,87m e a minha postura normalmente não é a melhor. Segundo o meu médico deveria fazer mais exercício para baixar a medicação, mas tenho pouco tempo e agora com a operação ao ombro piorou, no entanto, quando ficar bom do ombro, tenho que arranjar tempo para os exercícios, pois também acredito que estes sejam muito importantes.

Depois da minha apresentação gostaria de tirar algumas dúvidas, pois participam neste forum pessoas com muito mais experiencia do que eu nesta doença:

1ª - Acham minha medicação é elevada?

2ª - os exercícios que fazem, produziram algum efeito na redução da medicação?

3ª - Nas análises ao sangue qual ou quais os indicadores que deveremos ter em conta para verificar o estado da inflamação/doença? Ou serão apenas os indicadores da + ou - mobilidade e + ou - dores?

António

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mais um ....

Mensagem  Patricia F. em Ter Jun 01, 2010 3:44 pm

Olá António.
Desde já bem vindo! Este é efectivamente um dos espaços certos para melhor compreender a doença e partilhar as duvidas e experiências.
Tenho 33 anos e o diagnóstico desde Setembro 2008 (nunca mais esquecerei!). As dores iniciaram em Julho desse mesmo ano e fui eu mesma que achei a sintomatologia estranha, vim à net e percebi que me enquadrava no quadro clinico da EA, alertei o ortopedista da altura e o resto já se sabe...

Quanto ás questões que coloca aqui vai:
Sinceramente não me parece de todo uma medicação excessiva, por exemplo eu faço 6 comp de salazopirina além da dose máxima de indometacina e o meu peso corporal é de certeza bem inferior ao seu, claro falando apenas dos antiinflamatórios.
Relativamente ao exercicio fisico, não serei a pessoa certa para comentar já que antes da doença praticava muito ginásio e corrida de rua, agora limito-me a pequenos exercicios...
Quanto á ultima pergunta, os indicadores a ter em consideração nas análises são a VS (velocidade sedimentação) e a PCR (proteina C reactiva), porém nem sempre existe uma relação directa dos valores destes parâmetros com a intensidade da dor.

Espero ter ajudado qualquer coisita!
As melhoras para o ombro e todo o resto.
Cumprimentos e apareça.
Patricia F.

Patricia F.

Mensagens : 123
Data de inscrição : 05/07/2009
Idade : 39
Localização : Vila Nova Gaia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mais um ....

Mensagem  Francisco em Qua Jun 02, 2010 10:41 am

Seja bem vindo ao grupo e que aqui encontre, pelo menos, alguma informação que lhe seja útil.
No meu caso, tenho 50 anos e só foi diagnosticado há menos de um ano embora com evolução há mais de 30 anos. A razão apontada para um diagnóstico tardio foi o facto de ter levado uma vida sempre muito activa.
Estou medicado apenas com anti-inflamatório (Voltaren 75) e relaxante muscular, e o eterno protector das paredes do estômago, o Omeprazon embora a minha reumatologista me tenha indicado para seguir a terapia biotecnológica. Estou a fazer fisioterapia desde Janeiro do corrente ano, com base no programa da ANEA, constituída por cinesoterapia, hidrocinesoterapia e musculação para recuperação de massa muscular. No meu caso, e porque tenho observado que a reacção varia de pessoa para pessoa, tenho-me sentido muito bem em termos de mobilidade e minimização das dores. Deixei de tomar a medicação excepto em alturas mais críticas e de crise que têm sido poucas, felizmente. Trabalho ao computador, sentado, e essa é a minha maior tortura. Amenizo o caso com pequenos intervalos aproximadamente de hora a hora. Tenho em consideração o facto da minha entidade patronal não se opôr em nada a essa necessidade. O acordar é normalmente um pouco custoso mas, costumo fazer, por autodisciplina, alguns exercícios matinais de alongamento e isso permite-me a flexibiliade necessária para começar o dia.
Embora com grandes limitações ao nível da cervical, talvez o meu "calcanhar de Aquiles", dificuldades quer ao nível da rotação lateral quer da vertical, e com algumas dificuldades na mobilidade sacro-ilíaca, a flexibilidade adquirida com a prática de exercício permite-me deslocar-me de mota (algo um pouco difícil de entender por muitos de nós dadas as nossas limitações) e fazer outras actividades que exigem algum esforço físico.
Espero que a minha resposta lhe possa dar alguma informação útil, em termos de comparação com outras situações. Como já disse, verifico que as respostas às várias terapêuticas variam muito de pessoa para pessoa.
As suas melhoras.

Francisco

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 57
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://ea2010vidasesaberes.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

OBRIGADO

Mensagem  António em Qua Jun 02, 2010 3:38 pm

Boa noite,

Gostaria de agradecer à Janita, Patricia F. e ao Francisco não só a minha recepção neste forum, como também os vossos esclarecimentos, que são preciosos para me ajudar a lidar com esta doença.

Um muito obrigado

António

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mais um ....

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:12 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum