Duas semanas depois...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duas semanas depois...

Mensagem  Tiago em Sex Fev 05, 2010 9:50 am

Duas semanas de Dieta sem Amido.

Comecei com a dieta sem amido, mas entretanto passei para uma dieta, também ela sem amido, mas um pouco mais rigorosa, devido à possibilidade de candida albicans. Tenho comido carne, peixe, ovos, vegetais crús, gorduras como azeite e manteiga, ervas aromáticas, sal, alguns suplementos e chás de ervas. Nada de amido, nada de açucares de qualquer tipo (incluindo mel), nada de fruta, nada de lacticineos.

Custa um pouco ter uma gama de escolha tão limitada. E o estar numa festa de anos, por exemplo, toda a gente a comer a fatia de bolo não o poder fazer. Ou uma peça de fruta quando a dá vontade. Não é que não possa, posso, mas pela opção de não o fazer. O facto te ter sido uma opção pessoal podia tornar tudo mais fácil, e até ajuda, mas mesmo assim não é facil! Que vontade que às vezes dá de enfiar o dente num pedaço de bolo, num pão com queijo, numa frutinha...de tal maneira que por vezes a solução é fugir, não ver essas coisas. Mesmo não as vendo, por vezes penso nelas, e o humor oscila, as vezes irrito-me vindo do nada, as vezes fico assim meio deprimido. Mas com algumas técnicas para controlar os desejos, a coisa vai-se levando.

Quanto ao corpo, de inicio piorei, tive uns dias que me doia tudo...musculos, cabeça, articulações. Alguns sintomas atenuaram, mas não todos. Já notei, em alguns dias, melhorias da cintura para cima. Nunca estive livre de dor, mas consegui um pouco mais de mobilidade cervical, menos dores toráxicas, maior mobilidade lombar, e músculos menos tensos do que costumavam estar. O problema está da cintura para baixo. O sacro doi ainda mais que antes, na sacro-iliaca direita quase que nem lhe consigo tocar, o coccix doi, e a articulação femural direita ficou de tal maneira que mal consigo pousar o pé no chão e tenho que usar moletas agora. É um pouco desesperante, e não posso nem me quero ir abaixo, mas também não consigo deixar de ficar com algumas duvidas em relação a isto tudo. Li que por vezes, em algo deste género, e sobretudo porque também o fiz de forma drástica (de um dia para o outro introduzi a nova dieta e já está), o corpo reage piorando de inicio, aquilo a que chamam Reacção de Herxheimer. Por outro lado, o meu feeling em relação à dieta é bom, mas ainda assim, com tantas dores, e com o agravar, às vezes levantam-se algumas dúvidas, receios, medos, vontades de desisitir. Mas tento ter paciência, pois não me parece que 7 anos de EA, com as dores diárias que todos conhecem, e 5 meses de dor aguda forte na anca direita, se resolvem assim da noite para o dia.

E apesar de tentar manter a calma e paciência, mesmo com as dores, o pior nisto tudo tem sido a espera. Uma espera que não sei de quanto tempo será, por algo que não tenho garantias de vir a acontecer (ter melhorias com a dieta). Continuo a acreditar, e acho que ainda é cedo para desistir, duas semanas não é nada, mas ainda assim, por agora não tem sido muito fácil. A ver o que as próximas semanas trazem...

Vou fazer uma infiltração recomendada pela reumatologista. Aos AINE consigo dizer que não por enquanto, mas a dor na anca é tal que ela sugeriu isso e aceitei, preciso de algum alívio, estou farto de sofrer...

Força, coragem e determinação para todos na batalha contra esta doença muito chata. Para estes lados já tiveram em níveis mais elevados, mas ainda há cá que chegue para mais uns tempos bounce

Tiago

Ver perfil do usuário

Re: Duas semanas depois...

Mensagem  Patricia F. em Sex Fev 05, 2010 2:03 pm

Força companheiro!
Gosto de ouvir falar assim... são exemplos como o teu que nos dão forças para seguir nesta guerra!

Portanto, não desistas, continua com garra, porque mesmo que os resultados não sejam os que desejas poderás dizer "Eu tentei"...
E só por isso sairás vencedor!

Patricia F.

Patricia F.

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sporting em Ter Fev 09, 2010 12:10 pm

Parabéns pela coragem! Agora tens de lhe juntar força de vontade e preserverança. 2 semanas é mesmo o início. Ainda tens um longo caminho a percorrer, mas 2 semanas já passaram. Não as desperdices.

Faço a dieta há 15 ou 16 meses (já não sei bem). Cheguei ontem da Serra Nevada (fui fazer snowboard), e nestes 4 dias praticamente não cumpri a dieta. E estou impecável. Quero com isto dizer que é possível passarmos a fazer uma alimentação quase normal depois de nos conseguirmos "desintoxicar" convenientemente.

Força e continua.

Sporting

Ver perfil do usuário

Mensagem  Tiago em Ter Fev 09, 2010 12:35 pm

E mete coragem nisso! Tem sido, sem dúvida, o maior desafio da minha vida, e sei que ainda tenho um longo percurso pela frente. Só tem sido mesmo possível com coragem, muiiiiita paciência, dedicação, espírito de sacrifício, e fé nos resultados. Ao nível físico, mental, emocional, isto anda tudo maluco. O meu corpo a agoniar, a minha mente com dúvidas, as emoções a oscilarem, e no entanto uma força que nem sei bem de onde vem, uma vozinha que me diz "tens que fazer isto, é suposto isto estar a acontecer, aguenta-te".

Essa vozinha e comentários como os vossos e de gente no kickas é que me têm segurado e ajudam a ultrupassar as reacções corporais e as dúvidas e receios. Todos me acham maluco por estar aqui a sofrer e não tomar nada, e as vezes acho que sou, mas se valer a pena, é um sacrificio que não me importo de fazer. E pode não resultar, eu sei, mas ao mesmo tempo, nem sei ao certo porquê, acredito mesmo que é possível.

Se é suposto curar a permeabilidade intestinal, então é isso que eu vou fazer, ai vou vou pirat

E só de me imaginar a conseguir fazer alguma coisa como snowboard deu-me um pouquinho mais de força ainda Cool
Quanto tempo tiveste dores antes de começar com a dieta? Consegues comer quase tudo? Há pessoas que nunca conseguem voltar a comer tudo, só algumas coisas (dentro dos alimentos proibidos da dieta)

Patricia, também fazes a dieta?

Obrigado a ambos pela força Very Happy

Tiago

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sporting em Qua Fev 10, 2010 5:10 pm

Tenho 32 anos e comecei com dores na região lombar aos 16. A coisa começou a ficar preocupante aos 28 e insuportável a partir dos 29, quando as dores nas ancas já nem me deixavam andar quanto mais fazer desporto. Depois descobriu-se q a minha irmã tinha EA e até ao meu diagnóstico foi um pulo. Por essa altura (setembro 2008) já tinha uma sacroileite de nível 3 e crises quase diárias. Quando estava para começar a tomar salazopirina, optei por começar a dieta. Até hoje. Demorei uns 7-8 meses a ficar sem dores, e elas só voltam levemente quando faço batota. Ontem disse q estava bem, mas hoje já acordei com uma dor na anca que já n sentia há 4 meses, fruto dos abusos dos últimos 4 dias Laughing . Mas sei que amanhã já devo estar bem.

Nesta fase consigo comer tudo, mesmo tudo, desde q n abuse. Mas por exemplo arroz e batatas, fruta, vegetais, como sem qualquer restrição. Só na massa e farináceos é q tenho q me controlar. Dentro do azar considero-me um priveligiado, mas tb sei que se n tivesse tido força de vontade e muita fé n tinha conseguido. A ajuda da família e amigos foi essencial, assim como a todas as pessoas q me ajudaram que eu nem sequer conheço pesoalmente como é o caso da Susana, do pessoal do Kickas, etc.

Sporting

Ver perfil do usuário

Mensagem  Patricia F. em Sab Fev 13, 2010 11:57 am

Olá Tiago.
Então a tua força continua em grande?

Pois é, quanto à dieta...
Olha, eu parece que sou daquelas pessoas em que não tem resultados. Sim, fiz a dieta durante 2 meses, mas não funcionou, aliás até piorei na altura. É algo que me custa bastante porque tinha muitas esperanças e acredito sinceramente nos seus efeitos, mas não deu e tenho a minha teoria para isso.
No entanto, posso dizer "tentei" e só por isso saí vitoriosa!

Por isso luta e acredita!
Patricia F.

Patricia F.

Ver perfil do usuário

Mensagem  Tiago em Sab Fev 13, 2010 1:05 pm

Sporting, isso é realmente fantástico, Parabéns! cheers És mais um exemplo de que é possivel e isso, sem dúvida, dá força. E poderes comer quase tudo também é muito bom, nem toda a gente é assim. Tens razão quando dizes que a familia e amigos são fundamentais, acho que neste momento, sem o apoio deles, ou não conseguia, ou isto tornava-se duplamente dificil.
Espero daqui a uns tempos poder ter uma história semelhante para contar Cool
E vale-te ao menos isso, porque se te fosses a fiar nos resultados do teu clube (se é que o teu nick é em honra ao SCP), não ias longe! AHAHAH desculpa mas esta era inevitável What a Face

Patricia, 2 meses não terá sido pouco tempo? Pelo que vou vendo, há pessoas com resultados rápidos, e outras que demoram bastante tempo (vê lá o sporting, por exemplo, 7-8 meses até estar livre de dores). E, tal como tu, há pessoas que pioram de inicio. O que também é o meu caso...
Alguma vez consideraste a possibilidade de candida? Pelo que vi até agora, pode contribuir para espondilite também, e para a candida a dieta tem que ser ainda mais rigorosa.
Pela experiência de outras pessoas, algumas que conheço pessoalmente e outras que conheço apenas dos foruns, os processos de cura naturais, sejam para espondilite ou não, parece que às vezes são mesmo assim, desafios nada fáceis porque levam o corpo a limites, fazem-no "romper" com aquilo que está desajustado, e então o corpo começa a reagir. Uma sra. com quem "falei" no kickas, por exemplo, disse que esteve 5 semanas cheia de dores, sem força para fazer o que quer que fosse, quase não conseguia sair da cama...
Porque achas que não resultou contigo? O que te fez parar? Não viste qualquer resultado? Sentiste mesmo que não era por ali o caminho? Fartaste-te de esperar? Qual a tua teoria? Que tipo de terapeutica segues agora?
Estou curioso por estar no inicio e, tal como tu, ter piorado...

Continuo a acreditar e com força. Vamos ver é por quanto tempo mais eheh
Quando comecei disse a mim mesmo, estilo mantra, ou uma meta, qualquer coisa a que me agarrar: "Na Primavera tenho que estar a sentir melhorias", por isso é esse o meu prazo. Até lá, sigo com isto. Quando lá chegar, ouço o corpo e logo se vê... Rolling Eyes

Tiago

Ver perfil do usuário

Mensagem  Patricia F. em Dom Fev 14, 2010 7:05 am

Que bom houvir falar assim! Louvo a tua força Tiago!

Tentei durante 2 meses sim, piorei sim e a sério. E desisti no dia em que me disseram qualquer coisa do género "porque não paras com isso, ainda estás pior". A familia aqui tem sem duvida um peso essencial... e não tive mais forças para continuar... foi assim.
Talvez tenhas razão, 2 meses não é muito, eu própria tenho essa duvida...
Bom a teoria... se calhar serve apenas para me aliviar a consciência!
No entanto, acontece que eu por norma nunca como batatas, massas, arroz, bolos... a minha alimentação é baseada em peixe, legumes e fruta nas principais refeições (porque gosto) e dái que o amido ingerido não é em demasia o que pode ter levado o meu organismo a não reagir à sua total inexistência. É apenas uma possivel explicação!

Quanto à terapêutica, estou com indocid e salazopirina, mas provavelmente passarei para os biológicos quando tiver condição fisica para tal.

Fica bem e continua, quem sabe se a tua história não servirá de exemplo para mim!

Patricia F.

Patricia F.

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sporting em Qui Fev 18, 2010 5:34 pm

Tiago escreveu:Sporting, isso é realmente fantástico, Parabéns! cheers És mais um exemplo de que é possivel e isso, sem dúvida, dá força. E poderes comer quase tudo também é muito bom, nem toda a gente é assim. Tens razão quando dizes que a familia e amigos são fundamentais, acho que neste momento, sem o apoio deles, ou não conseguia, ou isto tornava-se duplamente dificil.
Espero daqui a uns tempos poder ter uma história semelhante para contar Cool
E vale-te ao menos isso, porque se te fosses a fiar nos resultados do teu clube (se é que o teu nick é em honra ao SCP), não ias longe! AHAHAH desculpa mas esta era inevitável What a Face

É mais que possível, é até bastante provável. É uma decisão mt pessoal, mas se tivesse no teu lugar sei bem o que faria...

Enfim tudo se resume a esforço, dedicação, devoção e glória. O meu Sporting acompanha-me para todo o lado e qd voltar a honrar os 3 primeiros princípios vamos regressar em força e alcançar inúmeras vezes o 4º.

Sporting

Ver perfil do usuário

Mensagem  Durcheinander em Qua Jul 14, 2010 3:11 am

Então Tiago e meses depois, continuas com a dieta? Houve resultados?

Eu ainda não sei se isto resulta ou não... Faço experiências comigo e tenho quase a certeza que o feijão me faz muito mal e talvez também o arroz... Mas há vezes em que como pão à vontade e nada acontece. Outras vezes tenho mais cuidado e fico com mais dores...

Ando a tentar ter mais cuidado sem ter que cortar a 100%...

Espero que para o ano já dê para ires praticar snowboard Cool

Beijinhos! Like a Star @ heaven

Durcheinander

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:46 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: