Isto é um pouco complicado de inicio...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Ter Jan 26, 2010 5:53 am

Olá a todos.

Após ter lido em vários sites e foruns nacionais e internacionais sobre a dieta sem amido, decidi dar o passo e iniciei recentemente a dieta. Só mais tarde, já depois de ter começado, recebi o livro da Carol Sinclar (muito interessante por sinal).

Tintura de iodo e percebi que andava a comer coisas que não devia! Ups... Rolling Eyes

Decidi fazer um jejum, que me durou 4 dias, numa tentativa de limpar um pouco o organismo e começar "a sério". O jejum é duro, mas aliviou-me dores e acho que reforçou a disciplina mental para iniciar a dieta.

Contudo, e é por isso que aqui escrevo, isto é um complicado. De momento só como salada, carne, peixe, ovos, frutos secos, mel, e visto estarmos no inverno, pouca fruta. Mas depois do jejum, e ter voltado a comer, agora uma dieta sem amido à maneira, as dores regressaram. Terá sido alguma coisa que nao devia ter comido? É que nuns sitios lê-se que algumas coisas são seguras, outra não, umas mesmo passando o teste do iodo o corpo pode fazer alergia...grrrrr....que confusão!

Alguém que tenha feito a dieta piorou de inicio?
Que tipo de dores tinham? Além do sacro, lombar, torax e cervical, manco muito e é dificl fazer muita coisa neste momento porque tenho dores fortes na anca. Alguém em condições severas da doença e que tenha tido resultados?
Alguem que já tenha tentado alguns jejuns terapeuticos?
Algumas dicas em relação a isto tudo?

aaaaahhhh para não esquecer que...depois de 27 anos a comer tudo, de inicio é meeeeesmo dificil olhar para o arroz, o pão, um bolinho, e nao lhe poder meter o dente. sinto-me um junkie drunken mas tenho sido mais forte, e hei-de ser, ou então esta experiencia nao serve de nada.

Bem, qualquer coisa da vossa parte era útil.

Obrigado Smile

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Susana Lopes em Ter Jan 26, 2010 6:40 am

Olá Tiago!

Tem que ter algum cuidado com os frutos secos porque há fabricantes que os envolvem em farinha (sei lá para quê...).

Na primeira fase da dieta, eu não comia fruta. Segundo consta no livro da Carol Sinclair, se a fruta for colhida antes de estar completamente madura, o amido não se converte em frutose. Uma coisa era certa: eu tentei por várias vezes comer fruta - já que é inofensiva para tantas pessoas - mas nunca deu certo, porque entrava de imediato em crise.

Nos primeiros seis meses da dieta, eu fui mesmo muito radical. Só comia vegetais, carne e peixe. Nada de alcoól, café ou sumos \ refrigerantes. Só água e chá.

É um pouco complicado de início... tem razão. Mas, vale a pena. Aliás, o Tiago já sentiu isso, quando fez o jejum, verdade?

Eu também fazia jejuns, com alguma regularidade. Há quem defenda que é perigoso, mas eu fazia um dia de jejum por semana. Estava 24 horas só a água e a chá (eu costumava fazer isso, quando frequentava o Yôga, por isso, já estava de certa forma habituada).

Permita-me as seguintes questões: que vegetais usa na sua salada? Consome laticínios?Toma algum medicamento?

Existem vegetais que, apesar de Carol defender que são inofensivos, a mim provocavam-me inflamação de moderada a grave. O tomate, por exemplo. Faz parte de uma das suas receitas e a mim dar dores de fugir...

Cuidado com os laticínios! São mesmo para evitar.

Quanto a medicamentos, veja na bula os excipientes. A maioria dos medicamentos são feitos com amido ou amido modificado. Se algum dos seus medicamentos tiver amido como excipiente, peça ajuda ao seu médico. Ele que lhe prescreva um medicamento igual mas sem este tipo de excipientes. Eu tenho sorte porque a minha nova médica de famíla é uma querida e depois de saber a minha história foi pesquisar. Agora, ajuda-me sempre que eu preciso.
Alguma outra coisa que eu possa ajudar de alhuma maneira diga. Eu ando por aqui flower

Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Ter Jan 26, 2010 7:17 am

Olá Susana.

Pois, apesar de não ser em grandes quantidades, tenho comido maçã, pera, kiwi, tangerina e uvas sobretudo, mas já andava com ideia de cortar porque desconfiava que isso pudesse estar a cair um pouco mal. Vou tentar cortar completamente durante uns tempos. Mas e se for cozida?
Frutos secos que vou comendo com moderação, estilo de manhã e ao lanche é amendoa, pinhões, nozes, avelãs, e quanto aos outros ainda nunca comi. Tinha pensado comer alguns figos secos e alperces, todos sem farinha, mas fiquei com algum receio que fossem demasiado doces.
De inicio pode ser, ou será melhor evitar?

Carne practicamente tudo, com moderação, incluindo algumas partes como figado, rim e cerebros (que nunca fui grande adepto mas estou-me a tentar habituar aos poucos porque, pelo que ja li, sobretudo relativamente a dieta paleolitica - muito parecida com esta - são altamente nutritivos), excepto figado de porco que vi na tabela de alimentos que tem amido. Peixe a mesma coisa, e como ovos, também com moderação.

Bebo meio copo de vinho as refeições, nada de cerveja, refrigerantes, café, ou mesmo chás estimulantes como chá preto. É água e ervas...cidreira, tilia, camomila, etc.
De inicio será melhor cortar com o vinho também?

Na salada já cortei com tomate e cebola, a cebola crua nunca me caiu mt bem e o tomate já vi em vários sitios que quem tem artrites deve cortar (assim como pimentos, beringela, espargos, ...) por isso agora de inicio não tenho comido. Normalmente é alface, agrião, rucula, endivias, azeitonas, repolho cru, couve roxa e pepino. Seguro?
Testei cenoura crua e detectou amido por isso não ponho. Não como vegetais cozidos, sempre crús. Estava a comer, mas no livro diz para nao o fazer entao cortei. Ainda ontem fiz a experiencia e couve-de-bruxelas cozida, por exemplo, tinha amido.

De resto como mel e algum docinho como coquinhos, feitos com coco, ovos e açucar. Mas estou com uma sensação que devia cortar isso também, que nesta altura o açucar parece cair-me que nem uma bomba, e agora de inicio eliminar o açucar, mesmo a frutose, e ficar-me só pelo mel.

Alguns suplementes importantes nesta fase? E anti-inflamatórios naturais? Tenho posto algum aloé-vera na anca e andava a tomar chá de ervas com gengibre, mas fiz o teste e o gengibre está carregado de amido.

Já tinha feito jejuns de um dia, que pretendo fazer agora todas as semanas no inicio da dieta, mas este de 4 dias foi o maior que fiz. Foi um pouco à maluco, sem grande acompanhamento, mas achei que valia a pena tentar Surprised o corpo, sem dúvida, ficou melhor, excepto a anca que continuou a doer bastante. As emoções andavam à flor da pele, mas como neste momento não estou a trabalhar, fiquei tranquilo por casa e com muita água morna e exercicios respiratórios a coisa foi-se levando.

É duro isto, mas estou farto de dores, e se resultar acho que vale bem a pena o sacrificio...espero que resulte, estou a fazê-lo porque acredito ser possível e porque me deu alguma esperança ver que outros conseguiram, com resultados. O futuro dirá se sou capaz, e sendo, se resulta ou não...até lá, apuro a minha actual obcessão por amido e tento-me convencer que não gosto de arroz ou de bolos Very Happy as vezes resulta, infelizmente nem sempre, e é ai que a mente tenta ser mais forte que o corpo lol! até agora, vitorioso bounce

Obrigado pelo apoio.

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Susana Lopes em Ter Jan 26, 2010 8:53 am

Há um gel fantástico para o alívio das dores. É bastante mais barata que as pomadas anti-inflamatórias que nos receitam e não tem qualquer contra-indicação porque é à base de produtos naturais. Compra-se na farmácia. Infelizmente, não posso divulgar aqui o nome por causa das normas do fórum, mas já lhe envio um email com o nome o gel. Experimente e verá que se tornará fã. Ponha o gel na zona afectada. Não ponha muito porque o gel vai arrefecer e a zona fica como se anestesiada. É muito bom mesmo.

De início eu também comia muita maçã cozida, assada e crua até me aperceber que o meu organismo não estava a reagir muito bem à mesma. O Kiwi e a tangerina são ácidos. Eu cortei com estes frutos porque a acidez provocava-me inflamação. Agora, já como toda a fruta, mesmo a banana. Quanto à amêndoa, pinhões, nozes e avelãs, creio que não há problema pelo menos, a mim, nunca me fez mal).

A carne é inofensiva. O fígado é que se deve evitar mas há quem defenda que não faz mal... o ideal é fazer a experiência (mas só quando estiver já livre de dores\inflamação).

O vinho... não sei. Eu não bebo bebidas alcoólicas, não sei bem o que lhe dizer. Sei que o Charlie não se dava muito bem com a cerveja. Cuido com os chás: quase todos chás que não forem de ervas (os de aromas, por exemplo) têm amido. Atenção ao rótulo. A cebola dá dores de muito fortes a insuportáveis.

Eu não comeria nem o pepino nem as azeitonas... não nesta primeira fase. Tentaria ter uma salada o mais simples possível. As couves-de-Bruxelas, a couve-flor e os brócolos têm amido. Já a cenoura ralada crua em pouca quantidade nunca me fez mal. Bem, só comia de vez enquanto e depois de seis meses de dieta.

O Açúcar provocava-me inflamação forte. Substitui-o por mel e frutose.

Quanto aos suplementos, tomo alguns sempre com um mês de intervalo. Cálcio, potássio, magnésio e Garra-do-Diabo(anti-inflamatório). Como a maioria das marcas têm amido na sua composição eu uso uma marca específica. Segue no email que lhe enviarei.

Não desista e vai ver que vai conseguir. Até porque já teve uma primeira prova quando fez o jejum. Se melhorou é porque a dieta consigo resulta. Tem que ser persistente, jamais desistir.

Se doer? Ponha o gel, tome um analgésico e não pense mais no assunto. Desde que iniciei este caminho descobri muitas coisas mas a mais interessante é a seguinte: se dermos muita atenção à coisa, mais a coisa nos atrapalha.

Um abraço e até logo no seu email!

flower

Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  charlie em Ter Jan 26, 2010 10:01 am

Tiago,
A verdade é que a reacção que cada pessoa tem à dieta é diferente. Há quem tem resultados imediatos mesmo sem a dieta muito rigorosa (por exemplo eu) e outros que tem que esperar meses e meses antes de ter resultados. Então é preciso muito paciência.

Tem que lembrar que o alvo da dieta é de minimizar a população da bactéria Klebsiella pneumoniae e esta bactéria pode comer outra comida além do amido. Então mesmo com uma dieta sem amido, nós iremos ter KP na nossa intestina. É natural porém que cada pessoa iria ter uma tolerância diferente ao KP (também dependente do porosidade da intestina).

Com a dieta sem amido é certo que a população do KP iria diminuir em todos, mas a reacção de cada um a esta diminuição da população é o que vai definir o efeito da dieta nas suas sintomas.

O que é muito óbvio nas discussões no Kickas (és tu que fizeste um post lá hoje? Se foste tu, o teu inglês é muito melhor que o meu português!) é que cada um tem que encontrar as comidas que eles podem e não podem comer.

Boa sorte e não desiste!

Charlie

charlie

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Ter Jan 26, 2010 10:45 am

Obrigado Susana, e fico a espera do mail Very Happy

Sim charlie, fui eu no kickas...9 anos de inglês na escola, filmes, música, e 2 anos a viver na Irlanda fazem maravilhas eheh e não me parece que o teu português seja mau Wink

Pois, parece que é uma questão muito individual, quer os alimentos tolareados, quer o tempo que se demora a obter resultados (quando os há). Só comecei agora por isso ainda tenho que esperar para ver. entretanto, vou tentar começar com o que é mais ou menos unanime quanto a ser seguro e testando em mim até ajustar...depois, caso resulte, fico assim um tempo, até me sentir preparado para ir introduzindo alimentos.

Tempo, tempo, tempo, agora preciso é de tempo, paciência e espirito positivo. Vamos ver como corre e se este proximo período de cobaia humana traz os seus resultados What a Face

E saber que há por aqui pessoas como vocês, que o fizeram, com resultados, e que estão dispostos a ajudar, é sem dúvida uma mais valia e uma forma de manter a confiança

Obrigado

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Ter Jan 26, 2010 10:59 am

Ainda agora aqui escrevi, e desculpem bombardear assim com tanta coisa mas esqueci-me de perguntar uma coisa.

Anti-Inflamatorios e DSA. Acham que combinam? confused

Pergunto porque já li em muitos sitios que uma das coisas que esta dieta faz é dar um primeiro passo para acertar a flora intestinal (leaky gut sindrome, nao sei dizer em portugues Embarassed ). Ora, pelos vistos os AI não ajudam nada nisso, pelo contrário.
Eu gostava de minimizar, ou nao tomar os AI. É, alias, também por isso, que estou a tentar esta dieta, mas os ultimos dias, como fiz jejum não tomei nada, e agora as dores começam a apertar e não quero andar por aí tão aflito porque devido à anca é mesmo assim que estou...aflito e a coxear com dores.

No inicio de Fevereiro tenho consulta com a Reumatologista. Vou-lhe falar na dieta, tentar encontrar algo que concilie as duas abordagens (médica e nutricional). Não sei como ela vai reagir a isso, é a 1ª vez que vejo esta reumatologista, mas gostava de saber o que têm a dizer sobre isso.

Como foi com vocês? Continuaram com a medicação ao longo da dieta? Com que medicação estavam?

Até já Smile

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  charlie em Qua Jan 27, 2010 1:27 am

Tiago,
Acho que o melhor conselho quanto aos NSAIDs é de tentar diminuir se for possível, mas não devia acabar de repente se estas com muitos dores. Para quem tem EA, tomar qualquer coisa que vai danificar o intestino só vai piorar a doença. Pode tomar antes paracetamol (eu sei que é fraco, mas melhor que nada).
Charlie

charlie

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Qua Jan 27, 2010 8:00 am

Sim, um analgésico pode ser uma boa solução temporária, enquanto espero para ver se a dieta dá resultados.

Mas, estive a ver o paracetamol que tinha aqui em casa (genérico e ben-u-ron) e ambos têm amido na composição.
O mesmo com a nimesulida.

Será seguro, visto ter amido, ou alguém se há outras opções?

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Pedrosa em Qua Abr 28, 2010 2:12 pm

Ao ler os vossos posts fico admirada como conseguem perceber quais os alimentos que vos piora as dores!
Como conseguem encontrar essa relação?, por favor dêem-me a receita!!!
Até agora limito-me a avaliar o dia: tenho mais ou menos dores, nunca pensando que pode ser influência da minha alimentação.

Obgda

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Qua Abr 28, 2010 3:12 pm

Olá Pedrosa.

Eu ainda só faço a dieta há 3 meses, por isso não sou a melhor pessoa para falar sobre a mesma.

Ainda não estou livre de dores e quando estás sem dores é fácil perceber o que comes e te faz mal (pelo que outros vão dizendo), mas já tive alguns periodos de menos dor, que aumentaram com algo que comi.
Uma das soluções para perceber passa por fazer um registo diário do que se come e atribuir um nível de dor. Assim vais conseguindo perceber que quando comes qualquer coisa diferente e a dor aumenta, então à partida há relação. Geralmente o amido é o principal culpado, e tal como o nome indica, eliminar o amido é fundamental nesta dieta. Contudo, há outros alimentos a que se pode reagir, e cuja tolerância (ou não) varia de pessoa para pessoa. Na zona cinzenta há coisas como lacticineos, solenáceas (tomate, beringela, pimento, ...) e algumas frutas, por exemplo.

Julgo que a melhor forma de perceber é conseguindo chegar a um estado de pouca dor (ou nenhuma, idealmente).

Esta dieta não é fácil, mas falando pelo que sei da experiência de outras pessoas, quando resulta, ao fim de algum tempo volta a ser possivel reintroduzir alguns alimentos. Sempre com alguns cuidados, alguma moderação nalguns alimentos, evitando outros que se acaba por perceber serem prejudiciais, mas com um leque relativamente alargado onde é possivel ter uma alimentação equilibrada e saudável.

A minha esperança é que a dieta resulte comigo, e chegar a esse estado (neste momento uma miragem, um sonho maravilhoso) de estar livre destas dores que me atormentam há 7 anos. Se isso acontecer, o sacrificio que estou a fazer agora vai saber bem (vai saber a arroz de frango e bolo de chocolate ahahaha).


Última edição por Tiago em Sab Maio 01, 2010 10:31 am, editado 1 vez(es)

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Pedrosa em Qua Abr 28, 2010 3:16 pm

Obrigada pela ajuda.
E eu a pensar este tempo todo que "o tempo vai mudar", "devo ter dormido sempre para o mesmo lado", "a caminhada de ontem fez-me bem", etc. etc.
Bendito blog!!!
Obrigada

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Qua Abr 28, 2010 3:20 pm

E todas essas coisas também têm influência Smile

Mas pelo que parece, a alimentação também...há por aí muita gente a prová-lo, ainda que nem toda a gente consiga resultados positivos.

Se fores boa com o inglês, tenta o www.kickas.org é um forum internacional para pessoas com EA e onde há uma secção de dieta sem amido onde há toneladas de informação e uma partilha diária de experiências.

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Pedrosa em Qua Abr 28, 2010 3:22 pm

Obgda Tiago
Já está nos meus favoritos! Vou ler, mentalizar-me e começar gradualmente. E passar a registar o que como e como me sinto; a dada altura concerteza saberei interpretar como vocês tão bem já fazem!

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Qua Abr 28, 2010 3:29 pm

Sim, informa-te antes porque é muito importante saber o que se está a fazer, e mentaliza-te também, porque é preciso força e vontade. Mas uma caminhada faz-se com o primeiro passo Smile

Além do que tens aqui, o blog da Susana também tem muita informação útil. Há um livro muito bom (em inglês) que é o "The IBS Low-Starch Diet", da Carol Sinclar. Para começar, é bastante útil.

E qualquer coisa, a malta aqui do forúm que fez/faz a dieta pode dar umas dicas, bem como o pessoal do kickas, pois é um forúm mesmo muito activo.

Boa sorte!

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Pedrosa em Qua Abr 28, 2010 3:30 pm

cheers

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Sporting em Sab Maio 01, 2010 6:08 am

Tiago, leio o que escreves e parece que me estou a ver quando tinha 3 meses de dieta feitos. Já diz a música "i got a feeling" que daqui a uns meses vais ser um homem novo. E qd lá chegares faço questão de te pagar um copo.

Sporting

Mensagens : 68
Data de inscrição : 26/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Sab Maio 01, 2010 10:33 am

Ora isso é que é falar drunken

Very Happy

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais um pedido de ajuda

Mensagem  Pedrosa em Dom Maio 02, 2010 10:28 am

Olá novamente

Hoje arregacei as mangas e fui às compras! Mas desta vez foi diferente: fui com uma lista feita com a ajuda de todos vós geek !
Contudo, algumas dúvidas me surgiram, espero que alguém me possa elucidar. Algumas das coisas eu não comprei pois caso tenha amido, ninguém cá em casa come, pelo que em vez de deitar comida fora, aguardo pela resposta de alguém que já tenha feito o "teste do iodo". Obrigada desde já!

Dúvidas:
Amêndoas, nozes e avelãs: como já li aqui, a pele pode conter amido. Mas apenas as já descascadas ou as compradas com casca? (foi o que fiz).
Tâmaras e figos secos: passou no teste?
Queijo fresco: comprei "normais", que se vendem a vulso, mas tb existem (de várias marcas) com várias unidades, incluindo uns minis. Sabem ao que me refiro? São seguras? E requeijão, aconselha-se?
Leite: Como (ainda) dependo deste alimento e li aqui que alguns de vós aguenta leite gordo do dia, comprei-o. No entanto eu só consigo beber leite com chocolate em pó. Alguém conhece alguma marca segura?
Iogurtes: Pelo que percebi aqui no blog, não existem no mercado iogurtes compatíveis com a DSA. Mas alguém os faz em casa? Se sim, facultam-me a receita pf?
Legumes: Já tenho uma ideia bastante clara dos que contêm ou não amido e já os adquiri, mas tenho uma dúvida: apenas os podemos comer crús?

Relativamente à confecção dos alimentos: hoje pus-me a pensar a sério no que vai ser daqui para a frente e tomei consciência que não vou poder comer mais os meus deliciosos refogados e guisados! affraid
A dieta baseia-se principalmente em cozidos, grelhados e assados no forno certo? E o belo franguinho no churrasco? Hoje ao almoço fiz o teste e não escureceu, mas como sou novata posso ter visto mal ou feito mal o teste.

Acho que por enquanto é só Laughing
Muito obrigada a tod@s os que me têm respondido. Sem a vossa ajuda não poderia iniciar esta nova fase da minha vida!

Fiquem bem!

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Tiago em Seg Maio 03, 2010 12:43 pm

Franguinho acho que é tranquilo, mete-lhe o dente que é bem bom Very Happy

Quanto ao resto, os frutos secos não devem ser problema. No entanto, já vi pessoas no kickas que não toleram passas, ou outras amendoas, por exemplo. Uma boa forma de diminuir o risco com as amêndoas é deixá-las (já sem casca) em água durante a noite, e depois metê-las no forno um pouco para secarem.

Os lacticineos são um problema para muita gente. Regra geral, ao fim de algum tempo na dieta, começa a ser mais fácil tolerar, mas mais uma vez, depende de pessoa para pessoa. Contudo, uma forma de minimizar a coisa, é beber leite na sua forma pura ou então de cabra (ambos não muito fáceis de arranjar). Iogurtes do mercado cuidado, muitos hoje em dia têm amido adicionado. Queijo fresco pode ser problemático, o mais seguro é apostar em queijos curados, porque já têm uma quantidade de lactose desdobrada muito maior.

É tudo uma questão de ir tentando Smile

Eu aos poucos fui tornando a minha dieta mais rigida, por sentir que algumas coisas me estavam a estragar um pouco o esquema. Mais tarde, se isto resultar (TEM QUE RESULTAR, SENÃO PARTO TUDO What a Face), faço o processo inverso e vejo como corre.

Boa sorte, vai dando conta de como corre.

Tiago

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alimentos

Mensagem  Pedrosa em Seg Maio 03, 2010 12:55 pm

Obrigada mais uma vez Tiago!

Ou seja, iniciei a dieta de forma coxa: bebi café, leite gordo do dia, amêndoas e queijo fresco sem ser curado! Se hoje não tivesse "naqueles dias" até me ria, mas as costas estão a levar a melhor...
Já me mentalizei que não vai ser fácil a DSA. Tenho à minha frente uma embalagem de carne picada e questiono-me o que faço com ela sem ser hamburgueres grelhados!!! Além disso tenho fome, quero café, quero saber o que fazer com a comida e quero não ter dores. Mas, aqui quem não quer certo?
Gabo-vos a todos a vossa força de vontade, imaginação e persistência. Quando for grande quero ser assim Very Happy

Fiquem bem e mais uma vez obgda Tiago!

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Ritinha em Seg Maio 03, 2010 1:52 pm

A su diz que se não tivéssemos obstáculos na vida não teríamos vitórias para celebrar por isso, nada de desanimar!

Nada de café e leite. Provoca inflamação forte a muito forte. A dieta não é assim tão difícil. Aqui há receitinhas da boas: http://dietasemamido.blogspot.com/ da su.

E as dicas delas, aqui: http://dicasparaumadietasemamido.blogspot.com/

Há tantas coisas boas que se podem comer!

Pedrosa:

Amêndoas, nozes e avelãs: sem pele

Tâmaras e figos secos: cuidado que algumas marcas vêm com os frutos envolvidos com farinha para que dure mais tempo e não se peguem. O ideal é comprar num sítio onde haja a garantia que isso não acontece.

Queijo fresco:
no início, tudo me fazia mal, menos o flamengo do continente. Mais tarde já podia comer requeijão. Mas bastante mais tarde. Fiquei-me pelo flamengo do continente.

Leite: Mau, mau, mau. Muito mau porque aumenta a inflamação mesmo muito. E o chocolate em pó tem amido. O que beber? Chá, por exemplo. Mas só de ervas porque os outros têm amido.

Iogurtes:
A su faz iogurtes caseiro. Ela tem estado doente mas eu falei com ela e ela vai voltar assim que melhore. Ela depois dá a receita.

Legumes: tens que ter cuidado com os legumes: que legumes ao certo estás a falar?

IMPORTANTE:

Os refogados: a cebola tem inulina, o amido dos vegetais. Provoca inflamação com um grau elevado de dor. A su descobriu isso no blog do izzoragettis (acho que é isto, lol), depois pergunto. Ela estava a fazer a dieta muito certinha mas sempre que ia a casa da mãe, vinha com muitas dores. Era a comidinha da mãe.

Podes fazer com azeite e cenoura. A mim nunca me fez mal.

E como diz o sporting: "i got a feeling"


Ritinha

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/07/2009
Idade : 45

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alimentos

Mensagem  Pedrosa em Ter Maio 04, 2010 1:53 pm

Ritinha, obgda pelas dicas

Quando me refiro aos legumes falo de couve lombarda, alcachofra, couve-flor, bróculos, etc. Alface, couve roxa vão bem na saladinha, agora os outros, sem ser cozidos não sei se vão...
Vou ver o blog da su, preciso mesmo de ideias para receitas!! E custa tanto sentir o cheirinho delicioso dos refogadinhos que faço para a malta da casa e eu ter de comer um cozidinho ou grelhadinho...
Mas sei que vai valer a pena!
Obgda

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Pedrosa em Dom Maio 09, 2010 2:22 pm

Tiago escreveu:
Uma boa forma de diminuir o risco com as amêndoas é deixá-las (já sem casca) em água durante a noite, e depois metê-las no forno um pouco para secarem.

Olá Tiago
Segui o teu conselho mas as amêndoas ficaram... digamos... affraid
Deixei-as de molho de uma ontem para hoje e toca de ir ao forno. Deixei-as um pouco e tirei-as. Estavam moles e a casca agarrada, meti-as lá novamente. Agora ficaram com a casca ainda mais agarrada e ainda meio moles. A sério, estão estranhas clown
E diz-me outra coisa, fazes o mesmo com as nozes? A sua casca também deve ir fora?

Obgda!

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alho Francês

Mensagem  Pedrosa em Dom Maio 09, 2010 2:31 pm

Ainda novata nestas andanças da DSA, já começo a ultrapassar a fase do desespero em que nada consigo comer (na 1ª semana perdi 1,5 Kg) e começo a tentar inovar na cozinha.
Hoje tive uma ideia que quero partilhar com vocês: eu adoro cebola, em tudo, mas principalmente na salada.
Fui almoçar ao restaurante chinês e, devido às limitações, comi pato à pequim (que nem gosto). A única coisa que comi foi o pato e o acompanhamento: alho francês cru. E fez-se luz na minha cabecinha! O alho francês "pica" um pouco como a cebola então porque não substituir na salada a cebola por este legume?
E foi o que fiz agora ao jantar. Não é a mesma coisa, mas fica bom!
E também pus rebentos de soja crus, pois passaram no teste do iodo

Fiquem bem e bons apetites!

PS: fiz o xarope de agrião que a Susana recomenda e não é tão intragável quanto eu suspeitava Smile

Pedrosa

Mensagens : 66
Data de inscrição : 28/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Isto é um pouco complicado de inicio...

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:19 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum