Força interior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Força interior

Mensagem  Halyna Komyk em Qua Jan 20, 2010 2:16 am

Bom dia a todos!

Chamo-me Halyna! Sou da Ucránia e vivo em Portugal a 10 anos. Parece que EA não escolha a nacionalidade. Ainda na minha terra comecei ter problemas nos olhos, mas claro não relacionava aquilo com nada. Quando cheguei a Portugal, passado um ano tudo começo. Tanto quanto sei, nos podemos herdar a EA, mas se desenvolvemos ou não depende dos muitos factores. Na aquela altura eu estive nas condições perfeitas para adoeçer. O excesso do sofrimento, excesso da humidade foi um quadro perfeito. Na altura diagnosticaram me artrite reumatóide. Aceitei o diagnostico, mas não aceitei que não a nada a fazer. Confesso que nunca fui fiel a medicação, no inicio tomei, quando comecei melhorar fui fazer os tratamentos de acupunctura. Passado algum tempo estive bem, relativamente bem. Em 2005 tive outra crise de uveite. Fui ao oftalmologista, e ai a que ele disse que tenho uma doença muito grave chamada espondilite anquilosante. Mando me para reumatologista, que tambem confirmo diagnostico. Devo ser primeira pessoa que não fico assustada com isso. Como não sabia nada sobre doença, pensei pronto, já tinha uma doença sem cura, agora simplesmente um nome diferente. Comecei tratamentos, e passado pouco tempo desisti, mas continuava sempre tomar os antiinflamatórios. Ate um dia em 2008, quando já não conseguia andar tinha que pensar melhor no assunto. Agora estou seguida pelo reumatologista do Instituto de reumatologia. E só agora a que consigo perseber verdadeira gravidade da situação. Durante todos estes anos a dor é minha companheira inseparável. Dor que eu consigo suportar, já não é dor, que não consigo tento, mas a alturas que não quero tentar. Minha reumatologista diz que com grau de inflamação que eu tenho não consegue perseber como eu ainda faço a minha vida normal. Eu tambem não sei. Só sei que não tenho apoio nem um, por isso tenho que continuar, trabalhar, estudar faser tudo que tenho que fazer, mesmo quando é insuportavel. Unica força que me move é força interior, que já começa falhar. E quando ela acaba não vai sobrar mais nada. Vai ser o meu fim. Desculpam minha escrita e os erros orfograficos.
Desejo para todos muita força interior. Paz e amor!

Halyna.

Halyna Komyk

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/01/2010
Idade : 43
Localização : Cascais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Força interior

Mensagem  Convidad em Qua Jan 20, 2010 3:54 am

Olá Halyna

Benvinda por aqui, desde já.

Olha o que dizes da força interior é absolutamente verdade, nua e crua.

Mas também á a maior força que temos na humanidade, senão fosse ela muitas vezes, o que seria de nós?

Acontece que esta doença ainda nos faz desenvolver muito mais essa capacidade de ir buscar forças onde nem sabíamos que tinhamos, acredita nisso e ainda bem que é assim.

Hoje melhor,amanhã pior , depois mais ou menos, é a nossa vida com esta doença, mas sempre na esperança de dias melhores, é o que todos desejamos.

Tens de ter disciplina, fazer a ginástica e com calma vais vendo alguns resultados, desistir é que não pode ser, Força, tu és capaz.

bj

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Força interior

Mensagem  charlie em Qua Jan 20, 2010 8:15 am

Halyna,
Muito bem vindo - espero que vais considerar a dieta sem amido. Eu passei bastante tempo sem conseguir andar e com muitos dores, mas com a dieta as minhas sintomas todas acabarem e agora vivo uma vida normal.
Um abraço,
Charlie

charlie

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Força interior

Mensagem  Halyna Komyk em Qua Jan 20, 2010 2:58 pm

Obrigada Maria e Charlie pelas boas vindas.

Ainda não decidi nada sobre dieta, mas acho que é inevitavel. Nos ultimos dois dias, desde li sobre dieta, so consigo pensar nisso. Estou com pavor comer o pão e resto dos alimentos, sabendo o que isso me vai provocar. So tenho organisar as coisas para conseguir que funciona...vamos la ver. Obrigada mais uma vez.

Beijinhos

Halyna

Halyna Komyk

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/01/2010
Idade : 43
Localização : Cascais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Força interior

Mensagem  Justino Romão em Sex Jan 22, 2010 3:33 pm

Halyna

Que bom seria se eu escrevesse Ucraniano como tu já escreves o Português...

Pois, é preciso muita força.
O que te posso dizer é que não deixes fazer com regularidade as consultas no IPR e que não deixes de fazer os medicamentos receitadas, com regularidade, bem como exercício físico. Esencial não descurar.
E com isso a doença, em geral, vai vergando um pouco. Não cura, sabemos, mas melhora a nossa condição de vida.
Muita confiança na médica e cumrpri as prescrições, porque a doença avança, em particular quando não lhe damos combate.
justino

Justino Romão

Mensagens : 109
Data de inscrição : 08/02/2009
Idade : 68
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Força interior

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:13 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum