Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

EA e Doença de Crohn

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1EA e Doença de Crohn Empty EA e Doença de Crohn Seg Dez 28, 2009 8:58 am

Renata



Sou uma jovem de 26 anos, foi-me detectado EA á cerca de 3 anos, tive uma crise que quase me incapacitou de ir trabalhar, mas lá fui com muito custo e com todos os profissionais a olharem para mim....como também estava com febre associei a uma possivel gripe. A Febre passou mas as dores e a incapacidade de me mover livremente não. Os sintomas que tive e tenho sempre presentes são dores articulares nas mãos (pulsos e interfalanges), na zona sagrada (ancas) e nas lombares (tenho várias vertebras em rotação).
Aguentei-me até ao fim de semana e vim para a minha cidade, no sábado á noite não consegui sair com os meus amigos e não queria estar com o meu namorado (não queria que me visse doente)e ele incansável quando me viu naquele sofrimento levou-me a um hospital privado´, fui atendida e a médica alertou que poderia ser miningite (porque não conseguia mexer o pescoço nem tocar com o queixo no peito) ou poliartralgias, receitou-me ben-u-rom e voltaren e mandou-me fazer análises, rx e tac.
Tive a resposta para alguns dos meus sintomas inesplicáveis (cansaço, rigidez ao acordar, dores muito fortes apos molhar-me, após muitas horas em pé, entre outras). Tinha o HLA B27 Positivo e desde esclerose, artroses, displasia da anca, cifose, lordose, charneica instável, vertebras em rotação...enfim. Não fiquei em choque mas sim em pánico! Pensei que estava a morrer e que não tinha percebido, o que também me ajudou bastante foi uma técnica, que durante o rx á coluna e sacro repetia incansávelmente: "só tem 23 anos?" e "não tem nenhum problema de saúde? nem os seus pais"? e "vou tentar ter o relatório já para amanhã!" apercebi-me que alguma coisa não devia estar bem, mas daí ao conteúdo do relatório....fiquei desolada... só chorava...tinha medo de correr...saltar.... enfim!
Reuni tudo e fui á minha médica de familia (ERRO FATAL) pôs-me a chorar! ouvi coisas desde "não podes pensar no futuro mas viver o presente" "não podes pegar em peso" "não podes correr"(jogava futebol).
Informei-me sobre o melhor profissional e , aí sim! saí de lá sem fantasmas, mas com muita medicação!Acalmou-me... mostrou-me que não ia morrer ;)só não gostei da carga medicamentosa, que posso dizer que pouco cumpri....fui ficando melhor e desisti completamente da medicação.
Vou tendo algumas crises que trato com a medicação (mas em última estância), quase sempre trato com um banho muito quente e depois cama, passo para a medicação quando este tratamento não é eficaz! Pode parecer facil mas não é, porque depende muito das crises.

Doença de Crohn
Como se já não bastasse.... numa das últimas crises que tive que combater com medicação, após a medicação tive diarreia e febre.... o que aniquilou por completo o efeito do indocid logo mantiveram-se as dores....mais outra crise á base de medicação e aconteceu outra vez, e outra vez ... Pensei para com os meus botoes que o indocid devia ser mesmo muito forte Wink! Abandonei completamente o tratamento e optava pelo ben-u-ron (que pouco ou nada fazia)!
Numa das consultas com o Profº quando expliquei o porquê de não seguir a medicação, este ficou preocupado com a minha reacção e fez-me bastantes questões acerca do meu transito intestinal. Apercebi-me que algumas reacções que tinha não deveria ter, como por exemplo: obstipação intermitente com diarreia, paragens de digestão(julgava eu que era fruto do meu estado de ansiedade) cólicas aquando ingestão de leite e farinaceos....Falou-se o palavrão Doença de Cronh e se sabia o que era....
Encaminhou-me para um gastrenterologista de renome, no qual estou a ser acompanhada.

Deixo o meu testemunho porque este blog está a ser muito importante na minha adaptação á Doença de Cronh (quero lembrar que só me foi diagnosticada á 2 meses)e quero agradecer de coração á Susana por tudo o que nos dá pela sua dedicação.
Obrigado.

2EA e Doença de Crohn Empty Re: EA e Doença de Crohn Qua maio 14, 2014 9:30 am

Katiti



Boa tarde Renata,
gostaria de saber como tem evoluído a sua situação.

Votos de que tudo tenha melhorado!

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos