Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Nova no grupo - dúvidas gravidez, gripe A e EA

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Patrícia



Olá!

Estava a pesquisar dados sobre espondilite anquilosante e gravidez e vim ter a este fórum. Chamo-me Patrícia, tenho 28 anos e a espondilite anquilosante foi-me diagnosticada há cinco anos. Actualmente está controlada e tenho apenas aquelas dores que suporto e com as quais já me habituei a viver. Depois de fazer salazopirina e naprozyn durante dois anos, há três anos que não faço qualquer medicação... sempre a tentar esquecer que um dia destes poderá vir uma nova crise!

Sinto-me melhor desde que segui o conselho da reumatologista (apenas há seis meses) e comecei a fazer gínástica regularmente. Faço ginásio normal e até aulas de RPM e Pump (que em determinada altura da minha vida pensei que nunca conseguiria fazer). Por vezes consigo passar quase uma semana sem me lembrar que tenho EA (e também houve alturas em que pensei que isso não ia acontecer).

Voltei a pesquisar coisas sobre EA hoje, porque estou a pensar engravidar... e tenho medo! Muito medo! Sei que possivelmente vou ter uma crise depois do parto, sei que posso ter muitas dores durante a gravidez... sei que existem hipóteses de o meu filho/filha "herdar" esta doença. Mas ainda assim, e apesar de ter muito medo de tudo, queria engravidar! Não sinto que esteja a ser egoísta ao não ter em conta que o bebé poder vir a ter esta doença, porque afinal eu tenho e, se me perguntarem se gosto de viver... ADORO! Nem durante a crise que tive (que me causou muitas dores e uma grande depressão) eu perdi essa vontade de viver por um dia que fosse... pelo contrário, tinha um enorme medo de morrer!

Falei hoje com a ginecologosta e ela aconselhou-me a tomar a vacina contra a Gripe A antes de engravidar, porque depois ela desaconselha e também não lhe pareceu grande ideia a possibilidade de juntar Gripe A, EA e gravidez.

Alguém já engravidou? Como foi? Agradeço que partilhem as vossas experiências... Penso que me podem ajudar a estar preparada para o que pode vir...

Obrigada.

Patrícia

Sofia



ola Patricia
Chamo-me sofia e tenho 27 anos tenho EA descobri esta donça mais ou menos á 8 ou 9 anos tava casa á pouco tempo quando a descobri.
Tenho sofrido muito mas mesmo assim decidi engravidar sabendo que iria sofrer ainda mais.
Custou-me muito a gravidez mas valeu a pena o esforço e as dores que passei. Neste momento a minha filha tem 3 anos e tou a pensar engravidar novamente, falei com o meu médico ele disse que sou uma mulher de coragem depois de passar o que passei na 1ª gravidez vou arriscar uma segunda, mas ele tambem disse que ou era agora ou entao depois seria ainda mais doloroso. Mas com esta historia da gripe A vou adiar um pouco mais a gravidez para nao correr o risco. Nao a quero assustar mas custa um bocadinho a gravidez mas acredita que vale a pena o sacrificio e eu vou tentar a 2ª vez, o meu médico disse que vou sofrerv 3 a 4 vezes mais do que na 1º eu ja estou a imaginar como será, já que sofri na 1º esta será pior...... mas mesmo assim vou tentar, e se tens vontade de ser mãe nao adies muito quanto mais tarde para nós pior, mas deixa passar a gripe A nao vale a pena arriscar.
Espero ter ajudado
Um abraço
Sofia cheers

Patrícia



Olá Sofia. Obrigada por partilhares a tua experiência Smile Já agora... Tiveste dores durante a gravidez ou depois (ou durante e depois)?

Acho que és mesmo corajosa. Eu não sou assim tanto. Sei que tenho grandes probablidades de ter dores graves, mas no fundo tenho sempre a esperança que não aconteça. Claro que vai acontecer e acho que depois, quando souber mesmo como é, não devo ter coragem para repetir! Mas acho que fazes muito bem. Deve compensar o esforço e confesso que também não sou fã da ideia de filho único Smile

E não estás a pensar levar a vacina da gripe A? Depois já podias engravidar (foi o conselho da minha ginecologista).

Em relação à idade para engravidar, às vezes dizem-me que quanto mais tarde pior, mas ainda ninguém me explicou bem porquê. Suponho que é porque a doença já evoluiu mais. O teu médico explicou-te alguma coisa?

Obrigada mais uma vez Smile

Sofia



Olá Patricia

Tive dores durante e depois a gravidez, tive de fazer uma cesariana porque nao podia fazer esforço no parto, nao pude tomar a epidoral porque tambem tenho um problema nas costas nos elos onde iria apanhar a epidoral por isso foi anestesia geral.
Em relação a tomar a vacina da gripe A eu estou na lista das perioridades mas cinceramente nao confio na vacina e nao a vou tomar por isso vou ter de esperar que esta " má onda de gripe" passe para assim depois tentar engravidar.
Espero que tenha ajudado
Um beijinho
Sofia cheers


PS. Já agora posso perguntar de onde é e que idade tem?

Patrícia



Olá Sofia!

Obrigada. É assustadora a ideia de dores durante e depois da gravidez e da cesariana com anestesia geral... Mas também é assustadora a ideia de ter EA e aprendemos a viver com ela, não é?

Estou a pensar levar a vacina. Confesso que tenho mais medo da gripe (no caso de quem tem o sistema imunitário meio "avariado") do que da vacina. E ela vão vai desaparecer... Mesmo se decidirmos engravidar quando não é Inverno, não é assim tão certa a pontaria e em 9 meses acabamos sempre por ter meses de gravidez em épocas de gripe.

Falaste com o médico sobre a vacina?

Tenho 28 anos e vivo em Oeiras Smile

Beijinhos

Patricia F.



Olá.
Parabéns pela vossa coragem.
Mas pensem: os filhos são o melhor do mundo... Portanto há que lutar e não deixar que a EA nos roube essa dádiva, porque ela já nos tirou tanto!
Espero que optem pela decisão mais acertada e desejo que tudo vos corra pelo melhor.
Deêm noticias.
Patricia F.

Sofia



Olá Patricia

Ainda nao falei com o meu médico sobre a vacina da gripe A, mas de certeza que irei falar na proxima consulta.
Sinceramente a minha ideia é nao tomar mas logo se verá.
E nao tenha medo as dores a alegria ao ver o seu bebe vai superar todas as dores e mais algumas, quando engravidar logo me dirá alguma coisa. Olha eu já passei por uma gravidez e vou arriscar a segunda sei que vou sofrer muito mais que esta primeira mas vou conseguir, este é um dos meus sonhos, outro era conseguir um emprego em que eu conseguisse trabalhar Sad neste momento estou a fazer o 12º com um curso de tecnicas de controlo de qualidade alimentar que acaba em fevereiro, e já estou a ficar preocupada em arranjar trabalho.
Eu era costureira e adorava o que fazia, mas tive de desistir nao aguentava de dores tar na máquina o dia todo, era orrivel no final do dia.... ja deves imaginar as dores que eu tinha, foi entao que tive de recorrer a baixa médica e tive assim 3 anos, nao tive outra solução se nao pedir o fundo de desemprego á empresa que compreendeu e me mandou para o fundo de desempego. Como nao gosto de tar parada foi entao que me increvi para fazer o 12º ano chamaram me e lá estou ja á 1 ano mas ta quase a acabar e já estou a ficar preocupada, mas pode ser que se resolva vamos ver.
Beijinho e muita coragem
cheers

Convidad


Convidado

Patricia, veja com atenção o forum, há aqui um tópico informátivo a falar sobre a gravidez nas mulheres com doenças reumáticas.
Eu passei bem durante a gravidez, sem dores nenhumas. Tive que parar o tratamento e só tomei meticorten 5 mg todos os dias. Sem a cortisona senti dores, por isso tomei durante a gravidez toda. A própria gravidez foi de risco, passei os meses todos de baixa e com muita pouca actividade física, tudo provocava contrações. Passado depois de uns meses tive dores mais fortes, parei de amamentar quando a minha filha fez 3,5 meses e recomecei o tratamento. Também passado 2-3 meses andei duarnte 1 mes a arrastar a perna, mas isto deve ter devido a epidural.
Boa sorte e não tenha medo, tudo vai correr bem.

9Nova no grupo - dúvidas gravidez, gripe A e EA Empty Gravidez Sex Nov 20, 2009 5:51 pm

carlotamacieira

carlotamacieira

Ola Patricia,

Acho que não deves ter medo em engravidar, se o teu receio é sobre a doença informo-te que tenho EASN e que a minha gravidez foi a fase mais maravilhosa na minha vida.
Eu fazia tudo, dançava, pulava, corria... e não tomava medicação, nunca me lembrei que era doente (olha que eu tive uma gravidez de 41 semanas).
Cada caso é um caso e cada corpo tem o seu modo especifico de corresponder a certas mudanças.
Se o teu receio é sobre H1N1, aí aconselho-te a aguardar mais algum tempo para saber qual a evolução do vírus a nivel mundial e qual os prós e os contras da vacina.

Bjssss santa

Patrícia



Olá a todas Smile

Obrigada pelas respostas. Ajudaram muito... especialmente saber os casos de gravidez que correram bem (sem dores), mas também aqueles em que, apesar das dores, acaba sempre por compensar Smile
Ajudou muito a saber que, apesar dos medos, é possível!

Eu neste momento não estou a fazer qualquer medicação, por isso não tinha de interromper o tratamento. A reumatologista disse é que no caso de ter dores durante a gravidez tinha de fazer cortizona (que nunca fiz), porque é a única medicação que não prejudica o bebé. E disse que tenho 50% de hipóteses de ter uma crise grave depois da gravidez.

No início desta semana vou falar com a médica de família sobre a vacina. Eu confesso que não tenho medo de a tomar antes de engravidar (como a ginecologista sugeriu). Não sei se estamos neste grupo B de vacinação, mas levo um papel da ginecologista a dizer que, como tenho EA e estou a pensar engravidar, ela acha que devia ser vacinada antes de tentar engravidar.

A minha EA também é seronegativa. Não sei se isso é bom ou mau, nem se costuma ter mais ou menos complicações.

Já vi a parte deste fórum que fala de EA e gravidez. Obrigada pelas dicas Smile

Já agora uma pergunta que não tem nada a ver com gravidez... vocês não têm alguma dificuldade em manter uma postura correcta? Eu sempre que tento estar "direitinha" tenho mais dores na zona da cervical Wink Nas aulas de pilates consigo estar com uma postura correcta e sinto-me bem, mas o sofá em casa é uma desgraça Sad Já pensei que devia trocar o sofá por outra coisa... talvez mesmo uma bola de pilates, mas essa não dá para me deixar dormir a ver tv Wink No trabalho também passo os dias sentada ao computador e ao fim de algum tempo esqueço-me da postura, o que também não ajuda muito.

Este fórum (que só descobri agora) foi uma ideia muito boa (de quem a teve, claro). Eu só conheço pessoalmente uma pessoa com EA (uma prima de uma prima) e raramente falo com ela. E é muito importante esta partilha de experiências Smile

Obrigada por existirem aí desse lado Smile

Patrícia

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos