Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dieta (ínicio)

+9
Tiago
Pedrosa
Sporting
Cláudia Coelho Pedro
Susana Lopes
FreePort
Lia Teixeira
charlie
Steoli
13 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dieta (ínicio) Empty Dieta (ínicio) Sex Jun 26, 2009 1:42 pm

Steoli



Boas,

Depois de ter ouvido falar na dieta pela primeira vez na última sexta-feira (19/6/2009), decidi iniciar na segunda-feira para testar.

Posso dizer que notei uma diminuição dos sintomas ao longo da semana, principalmente das pequenas dores que nos acompanham diariamente a que tanto estamos acostumados. Hoje (sexta-feira) estou sem dores, querendo dizer que para já parece estar a funcionar (ainda me questiono se não será psicologico Rolling Eyes ). Na terça-feira vou ao médico pedir exames para medir os graus de inflamação no corpo.

De salientar que eu sou HLA-B27 negativo... e para já a dieta está a fazer efeito...

O pequeno almoço era a minha luta, mas acabei por resolver...

Muita fruta e frutos secos... Amendoas torradas, Nozes, etc...

O resto das refeições é fácil... study

2Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Dom Jun 28, 2009 2:45 pm

charlie



Steoli,
Parabéns e não se preocupe se o teu doutor disse que a dieta é treta. Eu já andei 10 anos com EA e ainda não encontrei um doutor que acredita na dieta, apesar dos resultados que já tive (depois de 9 anos na dieta, agora não tenho sintomas de EA nenhumas. Agora os doutores estão a dizer que é impossível que tenho EA, apesar de ter fusão no sacro illiac e um diagnóstico confirmado por 3 doutores há 10 anos).
Charlie

3Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui Jul 02, 2009 2:36 am

Lia Teixeira

Lia Teixeira

Olá Steoli!

Antes de o felicitar pelas melhoras quero dar-lhe os parabéns por ter iniciado a dieta. Faz-me muita confusão saber que existem pessoas que têm esta doença, sabem que a dieta pode ser a solução (pode, porque existem casos que infelizmente a dieta não ajuda) mas que não tentam e ainda falam contra a dieta.

Eu faço a dieta há um ano e as minhas análises melhoraram tanto que o meu reumatologista (ipr) disse-me que é possível que não seja ea. Ou seja, eu e o Charlie (pelo que ele conta) somos casos dignos de ficheiros secretos.

Question

Os médicos irritam-me. Não sabem e não querem saber. São como aqueles animais que usam palas à frente dos olhos: andam sempre em frente (a única diferença é que os ditos animais, apesar das palas, são bem mais inteligentes). E o pior é que existem pessoas que os seguem religiosamente.

Steoli continua e vais ver que não te vais arrepender! Este ano já fui à praia, já fui acampar e até a um concerto fui (no inverno!!!!!)! Se me dissessem que eu ia fazer isto tudo, há um ano atrás, eu ia chamar-lhes malucos!!!

Beijos

4Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Seg Jul 13, 2009 10:23 am

FreePort

FreePort

hehe Smile

Lia, parabéns pelo post. Está na mouche Smile

5Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui Jul 16, 2009 3:26 am

Convidad


Convidado

Que surpresa desagradável!! Sad

A minha mensagem de resposta foi apagada neste tópico, desapareceu pura e simplesmente e até perdi algum tempo a escreve-la, estava simples e de fácil leitura, escrita educadamente por quem simplesmente emite uma opinião, como tds fazemos, no interesse que todos que queiram possam ler, talvez tenha sido censurada, mas fiquei sem saber qual o motivo.

Sabia que isso era possível, pk já aqui aconteceu pelo menos 1 vez que eu saiba, mas não fazia ideia que não se era avisado posteriormente ou até previamente da razão para o fazerem, quanto mais não fosse para evitar estas situações de futuro e saber com o que podemos contar. Embarassed

cumprimentos




cumprimentos

Susana Lopes

Susana Lopes

...e a todos os membros.

Infelizmente, não é a primeira vez que acontece. Eu não posso fazer nada... está para lá das minhas capacidades. Da primeira vez que isto aconteceu, eu ainda tentei saber o que se passava... mas, nada.

Também me desapareceram mensagens pessoais, membros que se tinham acabado de registar e mensagens que se colocaram aqui.

Por exemplo, HB tinha-me enviado uma mensagem - desapareceu. A Daniela - que se registou ontem - não só desapareceu do sistema como a mensagem que ela me tinha enviado desapareceu também.

Porquê é que isto acontece? Porque o Forumeiros (hospedagem deste fórum) é gratuito, tem falhas. Mas foi o que eu pude arranjar na altura.

Reclamações, aqui: https://www.forumeiros.com/

Pelo Amor de Deus!!! Aqui não há censura! Como é que podem pensar em tal coisa??? Bolas!

Susana Lopes

http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

7Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui Jul 16, 2009 7:35 am

Convidad


Convidado

Boa Tarde Susana

Agradeço-lhe desde já a sua amável resposta com a explicação do sucedido, fiquei mt mais esclarecida em relação ao assunto.

Sinceramente pensei assim, porque sei que há foruns em que se pode fazer isso, eliminar assuntos considerados abusivos, o que sabia que não era o meu caso, mas podia ser considerado como tal por quem tem esse critério de escolha.

Ainda bem que quis saber porquê, porque afinal a Susana soube tão bem explicar-me o que por vezes acontece neste Forum e assim já não me surpreende se voltar a acontecer.

Quero também felicitá-la como já fiz anteriormente concerteza, pelo facto de graças a si podermos todos conversar neste forum sobre a nossa doença, mesmo havendo as tais falhas técnicas, é algo que temos de valioso nas nossas vidas concerteza, por isso que Deus a abençoe.

bjinhos

8Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui Out 15, 2009 4:16 pm

Cláudia Coelho Pedro

Cláudia Coelho Pedro

Olá a todos,

Tenho o diagnóstico de EA há muito pouco tempo e ainda estou a interiorzar tudo. Claro que se vocês testaram a dieta sem amido e se sentem melhor, é porque resulta independentemente do que os médicos nos dizem. Afinal quem tem dores? Nós, certo?

A minha dúvida prende-se mais com as refeições intermédias, isto é, pequeno almoço e lanche.

Eu sou uma esfomeada e basicamente passo o dia a comer qulaquer coisita Very Happy, mas sem amido está a parecer uma tarefa muito complicada Sad

Posso pedir a vossa ajuda?

9Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui Out 15, 2009 5:27 pm

Sporting



Pudins, gelatina, yogurt, barras energéticas, chocolate, fruta, gelados, bolos caseiros feitos com farinha de amêndoa. A dieta sem amido é restritiva, mas é possível ir diversificando.

10Dieta (ínicio) Empty Iogurtes? Dom maio 02, 2010 3:08 am

Pedrosa



Sporting,
referes que comes iogurtes, mas são lacticínios! Ou encontraste alguns em particular?
Vou iniciar a DSA, no entanto há alguns alimentos que me vão custar horrores em abdicar, nomeadamente o meu leite achocolatado e iogurtes (no meu caso líquidos de sabores ou sólidos aromas ou pedaços).
Algo que poderei abdicar: café! Por enquanto é inconcebível imaginar a minha vida sem café, tenho mesmo dependência. Por recomendação médica só bebo dois, mas depois passo o dia a beber descafeinado (aqui tenho carta verde da médica).

Outra questão que tenho de colocar a tod@s é relativamente às refeições principais: com a dieta têm de levar a marmita atrás certo? É uma questão que ainda penso como vou fazer:.

Fiquem bem!

11Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Dom maio 02, 2010 4:28 pm

Tiago



Pedrosa, a ideia da dieta é ajudar o intestino a curar. O café é um pouco agressivo para o intestino. Descafeinado, por causa dos tratamentos que tem para eliminar a cafeina, é ainda mais agressivo.

Dito isto, eu por enquanto não reajo muito bem ao café, tomo apenas um por dia e só de vez em quando. O que não quer dizer que contigo seja diferente. Se calhar vale a pena tentares cortar por uns dias, reintroduzir, e ver como te sentes.

12Dieta (ínicio) Empty Café Seg maio 03, 2010 3:37 am

Pedrosa



Tiago,
Obrigada pelas más notícias!
O pior é que a minha dependência é tal que se eu não tomar café fico com enxaquecas horríveis. Mas a força de vontade vai combater isso, irei fazer o "desmame".
Outra questão: pastilhas elásticas também não certo?

Fiquem bem!

13Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Seg maio 03, 2010 1:36 pm

Ritinha

Ritinha

Olá Smile

Tão bom saber que andam a fazer a dieta! Força e não desanimem! Vão ver que conseguem: já tantos conseguimos Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol

As pastilhas estão totalmente proibidas. Eu sei graças à Susana. Esteve 23 horas a penar forte e feio, depois de duas pastilhas. No rótulo pode não vir mencionado o amido, mas tem uma grande percentagem de hidratos de carbono (amido escondido). Sei que as dores são para morrer. Eu estive com ela, quando isso aconteceu e não foi bonito de se ver.

Café e leite Dieta (ínicio) Icon_evil ... nem pensar! Provocam inflamação forte.

A su tem estado doente, um antibiótico que ela tomou para uma infecção
urinária fez uma reacção brutal e nestas duas semanas ela tem estado
mal. Mas, ela mais cedo ou mais tarde aparece e tira todas as vossas
dúvidas.Até lá, têm o blog dela. Muito fixe, dicas muito boas!

Aqui têm as dicas fixinhas:http://dicasparaumadietasemamido.blogspot.com/

força!!!

14Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Seg maio 03, 2010 6:56 pm

Sporting



Pedrosa, lacticínios só fazem mal na fase restrita da dieta ou a quem lhes é intolerante. Felizmente já encontras com facilidade leite simples e com chocolate, sem lactose. É só o que eu bebo e n sinto diferenças no sabor.

15Dieta (ínicio) Empty Leite Qua maio 05, 2010 1:01 pm

Pedrosa



Ui Sporting, onde o arranjas?
É que por enquanto ando bastante desnorteada pois não sei a que é que sou ou não tolerante! Devem todos ter passado por isso certo?

16Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Qui maio 06, 2010 4:29 pm

Sporting



O leite? Em qualquer hipermercado. Pelo menos a mimosa tem. Wink

17Dieta (ínicio) Empty Boas novas! Sex maio 07, 2010 12:48 pm

Pedrosa



É com bastante FELICIDADE que partilho que, apenas passados 5 dias de dieta, hoje acordei e levantei-me de imediato, e direita!!! Costumo ainda levar um minuto pelo menos a chegar à posição vertical e com muitas dores a acompanhar esse grande esforço. Hoje, "saltei" da cama sem dores, esticadinha. Além disso já consegui olhar para trás, apenas virando a cabeça e tronco Laughing (antes tinha de virar de todo o corpo).
Ponderei se pode ser sugestão, mas não creio. Já me tentei sugestionar tantas vezes e sem sucesso; parece-me que a AE não cede a sugestões...
A par desta felicidade tive um azar, iniciei hoje antibiótico que na sua sua composição tem amido de milho pré-gelatinizado Evil or Very Mad
Mas, mesmo que regrida, posso vislumbrar um futuro próximo sem dores!

18Dieta (ínicio) Empty Boas noticias Sáb maio 08, 2010 5:39 am

Pink



Oi

Como dizemos no brasil: quero parabenizar vc pelos resultados que está tendo com a dieta. Só experimentando mesmo, né? é um desafio, quem sabe um dia nem exista mais o dia de Espondilite, que se comemora hoje, pois seremos nós capazes de acabar com ela. Adorei a boa notícias porque é um insentivo para outras pessoas tentarem. Sabia do oleo de coco? ele faz bem pra caramba e pode ajudar a desinflamar.
Bom domingo à todos

19Dieta (ínicio) Empty ;) Sáb maio 08, 2010 4:35 pm

Maria

Maria

Olá Very Happy

Desejo que a Susana esteja melhor, aliás, desejo é que já esteja boa. Afinal é Primavera, mesmo que não pareça, também pouco interessa.
Quem venceu a EA também vence essa "infecçãozinha"

Beijnho.

Maria

20Dieta (ínicio) Empty NUTRICIONISTA Qui maio 20, 2010 1:45 pm

Pedrosa



Olá a tod@s

Fui a uma nutricionista que, apesar de não "aprovar" esta dieta, afirmou ir-me ajudar a ter uma alimentação saudável. Vai ler sobre a EA e sobre esta dieta em particular para na próxima consulta estar melhor preparada. Que bom!

Dicas que ela me deu e que quero partilhar:

Gelatina: Aconselhou-me a comer gelatina caseira pois as individuais têm muitos corantes e edulcorantes;

Nozes e avelãs: Não exagerar, apenas 2 a 3 unidades por dia (colestrol). Também incluir pistacchios

Queijo (flamengo): não abusar devido à sua gordura

Barritas de sésamo e mel (pingo doce): metade de manhã e metade ao lanche, têm muito açúcar

mel: cuidado com o açúcar

Fruta (maçãs vermelhas) : 3 por dia

água: usar e abusar (pelo menos no meu caso Laughing )

Fiquem Bem!

21Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Dom Jun 20, 2010 12:11 pm

charlie



Ritinha escreveu:Olá Smile

Tão bom saber que andam a fazer a dieta! Força e não desanimem! Vão ver que conseguem: já tantos conseguimos Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol Dieta (ínicio) Icon_lol

As pastilhas estão totalmente proibidas. Eu sei graças à Susana. Esteve 23 horas a penar forte e feio, depois de duas pastilhas. No rótulo pode não vir mencionado o amido, mas tem uma grande percentagem de hidratos de carbono (amido escondido). Sei que as dores são para morrer. Eu estive com ela, quando isso aconteceu e não foi bonito de se ver.

Café e leite Dieta (ínicio) Icon_evil ... nem pensar! Provocam inflamação forte.

A su tem estado doente, um antibiótico que ela tomou para uma infecção
urinária fez uma reacção brutal e nestas duas semanas ela tem estado
mal. Mas, ela mais cedo ou mais tarde aparece e tira todas as vossas
dúvidas.Até lá, têm o blog dela. Muito fixe, dicas muito boas!

Aqui têm as dicas fixinhas:http://dicasparaumadietasemamido.blogspot.com/

força!!!

Eu já andei 10 anos com a dieta e nunca tive problemas com leite ou derivativos de leite. Eu sei que há pessoas que têm este intolerância, mas não são todos. Acho que podemos dizer que cada pessoa tem um reação muito diferente à dieta e nós temos que descobrir o que podemos e não podemos comer. Eu, por exemplo, posso beber vinho, mas não cerveja. Cada um tem que descobrir o seu proprio caminho e o melhor maneira é através de um agenda de comida onde se escreve tudo que se come, e depois quando tem inflamação pode tentar ver uma ligação com uma comida qualquer.
Charlie

22Dieta (ínicio) Empty Re: Dieta (ínicio) Dom Jun 20, 2010 1:24 pm

Pedrosa



O que eu gostava mesmo era de conseguir ja distinguir o que posso e não posso ingerir! Nomeamente o leite, é algo fundamental na minha alimentação. Alterei para o de soja, pelo sim pelo não.
A nutricionista aconselhou-me a entrar na dieta aos poucos (tal como outras pessoas) mas eu conheço-me e sei que não sou disciplinada o suficiente para ir retirando alimentos. Tirei tudo de uma vez! Mas não está fácil, estes últimos dias tenho piorado das dores. Mas mantenho a dieta, tem de dar certo!

Tentei fazer os exercícios de alongamento hoje (pela primeira vez Mad )e não consegui devido às dores.
Mas já sabendo como esta doença "trabalha", sei que me esperam melhores dias!

Fiquem bem!

23Dieta (ínicio) Empty Inicio da dieta Seg Jul 26, 2010 7:03 am

Franci




Sou brasileira, e a uns três anos sinto dores que começaram no quadril e costas, e agora sinto dores até nos dedos das mãos, basta que eu faça alguma coisa que os forcem mais, tipo bater um bolo manualmente ou moldar salgadinhos, pra eles ficarem insuportáveis de dor. O diagnóstico de espondilite veio a pouco tempo, mais já vou ao médico a bastante tempo, tinham me dado o diagnótico errado, aí fiquei tomando remédio a mais de um ano achando que era pra ficar curada, quando ví que isso não estava acontecendo, fui a outro médico, então ele me disse a verdade. Meu exame HLA B27 é negativo, mas pelo que ví, isso não faz grande diferença não é? Estou querendo começar a dieta, mas confesso que não acho fácil tirar alimentos como pão, o famoso cuscuz aqui pra minha região, macacheira(aipim), o café, e outras coisas... mais ontem, eu não estava sentindo dores e depoes de almoçar com um pouco de macacheira frita, começou a doer meus dedos, então ví que realmente preciso fazer essa dieta. Sabe qual o problema, achei que não precisava por que nunca tinha parado pra pensar nisso, a gente se acostuma a sentir dores, então não percebe que isso se altera com a alimentação.
Vou comprar farinha de amêndoas pra fazer alguma coisa pra comer pela manhã, no almoço ainda não sei direito, só sei que posso comer carne e verduras cruas, mas vou tentar, por que o médico disse que estou bem, comparado aos outros pacientes, mesmo eu pensando que as vezes iria morrer de dores em cima da cama pale Então vou fazer essa dieta, ah e também tenho uma dica: estou a dois meses que tomo suco de uma fruta que se chama NONE, pego a poupa dela e bato no liquidificador com suco de uva, pode ser uva natural ou o suco integral comprado no supermercado. Quando sinto dores tomo um pouco e depoes de meia hora, se não passa toda a dor, alivia muito, além disso é um ótimo regulador do organismo, pra fortalecer a imunidade e etc...
Então é isso, direi aqui o que me aconteceu, espero que sejam melhoras...

Deixo com vocês para que os fortaleçam:
Salmo 121 versiculos 1 e 2
"Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?"
O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra."

Somos abençoados por que um dia acho que foi Susana que experimentou essa dieta, teve melhoras e com fé em Deus ficará curada e nos informou para melhorarmos e curarmos também.

Continuem firmes!!!

Francidélia






Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos