Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » O Exercício Físico e a EA » YOGA

YOGA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 YOGA em Ter Abr 28, 2009 7:57 am

Caros amigos,

Sempre fui uma pessoa activa e faço exercício físico regularmente. É uma coisa a que sempre me habituei desde pequena. Corro, faço natação, ando de bicicleta, além de mergulho e snowboard.
No início deste ano tive uma valente crise de EA que me impediu de mexer tanto quanto gostaria. Claro está que depois perdi um pouco a forma e tornou-se mais difícil recomeçar. Tenho que admitir que me fui um pouco abaixo naquela altura...

Mas temos que combater a doença e recomeçar Smile

Como estava um pouco "rígida" e esse sempre foi um problema para mim desde muito cedo (depois do diagnóstico percebi porquê!) decidi ter aulas de yoga. Yoga foi sempre algo que nunca experimentei pois achava um pouco parado. Nunca menosprezei a disciplina mas também nunca me aliciou particularmente.

Mas agora tenho que dar a mão à palmatória... estou maravilhada! Adoro, adoro, adoro! E a minha flexibilidade melhorou tanto, tanto... nunca pensei ser capaz de fazer o que faço, dois meses depois de ter começado com as aulas!

Por isso decidi escrever este post para vos incentivar a experimentar. Obviamente as pessoas não são iguais e o que resulta para uns não resulta para outros... mas aqui fica um testemunho de que há coisas que nos fazem bem, fisica e psicologicamente!

Fiquem bem!
Beijinhos

Rita

Ver perfil do usuário

2 Re: YOGA em Ter Abr 28, 2009 9:04 am

Convidad


Convidado
Olá Rita

Tb gosto mt de desporto e yoga já fez parte dos meus planos de actividade fisica há algum tempo, mas nunca passou de plano pois não avançei com a ideia.

Deve ser óptimo para o relaxamento fisico e psiquico que tanto precisamos, mas pensei que houvesse exercicios que não fossem bons para a nossa EA, sei lá.

Mas se tu dizes bem, eu acredito e fico contente por ti, pode ser que qlq dia experimente tb.
O tempo não dá para tudo, eu já faço natação e hidroginastica.

Todos fazem o mesmo, ou há exercicios especificos para cada um de voces, é feito em grupo?

bjinhos Rita, Força nisso!

3 Re: YOGA em Qua Abr 29, 2009 3:20 am

Convidad


Convidado
Já ouvi que a yoga ajuda muito e não só as pessoas doentes. Há pouco tempo recebi a mesagem duma amiga minha que estava cansada dos problemas amorosos e do dia-a-dia e começou a frequentar aulas de yoga. Ela está radiante e aconselhou-me o youga vivamente! Mas eu naõ sei como vocês encontram tempo para isto tudo? Quem trata da casa, dos filhos, como conseguem consiliar o trabalho com isto? Será que eu sou uma desorganizada, stressada? Ou simplesmente tenho uma filha pequena e com tempo vai ser mais fácil? Ou todos têm emrpegadas domesticas ou alguem quem ajuda e faz compras, passa a ferro, lava a loiça???? Vou tentar com este tempo mais quentinho e dias mais compridos tentar arranjar também algum tempo para mim ou dou-me em doida com esta correria interminável.
Mad

4 Yoga em Qua Out 14, 2009 1:37 pm

Olá,

Eu nunca experimentei yoga pois tinha a ideia de que não podiamos fazer todos os exercicios.

Fazes apenas yoga por causa da EA?

Aqui bem perto da minha casa há um ginásio só de yoga, pilates e thai chi. Hei-de lá ir dar uma espreitadela Wink

Beijinhos,
Cláudia

Ver perfil do usuário

5 Pilates em Qua Abr 28, 2010 1:35 pm

Olá a tod@s

Descobri recentemente que tenho EA, apesar de ter queixas há cerca de 15 anos. Tive a minha primeira crise à 6 meses e desde então lido diariamente com a dor. Já experimentei natação e foi horrível, no dia seguinte mal me mexia!
Actualmente ingressei nos ginários Vivafit (passo a publicidade) onde também faço Pilates.
Este último é uma actividade que, além de eu adorar, sinto que me beneficia a vários níveis: reforço esqueletico-muscular e aquisição e correcção de posturas, que eu bem preciso, tenho vícios péssimos! Além dissó é bastante relaxante para a mente.
Outra vantagem é que a instrutora arranja sempre exercícios alternativos quando não consigo fazer algum.

Ver perfil do usuário

6 Re: YOGA em Sab Jun 05, 2010 10:39 pm

Atualmente eu faço yoga e realmente ajuda mto, mta elasticidade, minha condição fisica piorou mto depois da primeira crise, mas com a yoga e a natação que comecei agora vai ser de imenson ganho. Ainda faço rpg, sempre tive péssima polstura. boa sorte a todos

Ver perfil do usuário

7 Re: YOGA em Dom Jun 20, 2010 7:21 am

Leocadio escreveu:Atualmente eu faço yoga e realmente ajuda mto, mta elasticidade, minha condição fisica piorou mto depois da primeira crise, mas com a yoga e a natação que comecei agora vai ser de imenson ganho. Ainda faço rpg, sempre tive péssima polstura. boa sorte a todos

Leocádio, esclarece-me pf o que é o RPG? Fiquei curiosa, gogglei e apenas me surgiu "role playing games" Smile

Fiquem bem
Pedrosa

Ver perfil do usuário

8 Re: YOGA em Dom Jun 20, 2010 5:20 pm

É uma técnica de correção postural....no Brasil chama RPG

Ver perfil do usuário

9 Re: YOGA em Qui Jun 24, 2010 2:01 pm

Esclarecidissima, obgda!

Aproveito para colocar (outra) questão: quando estão em crise mantêm os exercícios de alongamento e/ou aulas de yoga/pilates?
Eu não o faço, mas não sei se deveria manter para evitar piorar...

Fiquem bem

Ver perfil do usuário

10 Re: YOGA em Qui Jun 24, 2010 4:56 pm

Pedrosa

Quanto a fazer exercícios quando estamos com muita dor:

Penso que devemos fazer, mas dentro do limite do que é possível. Forçar não.
Para isso, os exercícios em piscina aquecida são os melhores, há mais mobilidade com menos dor.
Justino

Ver perfil do usuário

11 Re: YOGA em Sex Jun 25, 2010 2:38 am

Eu não forço, mas da ultima vez que tentei, a minha pontada na omoplata tornou-se numa dor horrivel que, quando passou (foi género uma cãimbra), já não fiquei com uma pontada mas sim com uma dor permanente. Já lá vai uma semana. E não fiz nada de especial! Não fui mais ao Pilates, com receio; portanto estou sem fazer nada como disse à uma semana! Claro, estou toda perra! Embarassed

Piscina não ando, tentei natação, mas no dia seguinte não me mexia. Além disso, nao gosto. Faz o quê, natação ou hidro. Ou livre?.... Vou hoje à acupunctura a ver se melhoro Very Happy

Obrigada pela partilha
Pedrosa

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum