Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Espondilite anquilosante que começou aos 22/23 anos

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tomás



Era um rapaz saudável. Praticava muito exercicio fisico derivado a estar a terminar o curso de militar em 1988. No começo tinha dores lombares e não tinha posição para estar sentado, além de que não conseguia estar sentado muito tempo. segundo o médico eram lombalgias e receitou-me pomadas e anti inflamatórios. Como não passava, um ortopedista do meu trabalho mandou fazer a análise do HLB27, que acusou positivo. Receitou-me mais comprimidos e disse que não podia fazer mais nada. Até hoje não compreendi para que foi o teste. Nessa altura acordava de madrugada com dores na coluna que parecia estar a separar-se. começei a dormir de barriga para cima e senti-me melhor, até hoje. Ao longo de 10 anos sofri sem saber o que tinha. Não conseguia estar mais que 10 min em pé. Doiam-me os pés. Com 33 anos quando estava a jogar à bola na baliza,senti uma dor forte no pé direito sem ter feito grande esforço. O pé não inchou, mas sentia-o muito quente e não tolerava o calçado nem a roupa da cama. os médicos quiseram tratar como um entorse mas dizendo que era esquesito.Rx não acusava nada, TAC, IDEM - fisioterapia, internamento. A coluna deixou de doer. Como não coseguia caminhar fui operado aos peroneais. Fui rasgado e cozido com 13 pontos e fiquei a andar de canadianas durante 3 anos. Consultei um reumatologista que me receitou salazopirina, meticorten e anti inflat. mandou fazer o HLb27 e disse que não era EA. e desinteressou-se. Um ortopedista do HMP, fez-me uma artroscospia. Larguei as canadianas. Passado 2 anos tive uma crise de coluna e ele chegou à conclusão que tinha EA. Sou seguido por uma Reumatologista que tem tentado de tudo, para me livrar de todas as dores. Estou a ficar muito pior do pé. Depois de eu não querer tomar o Ledertrexato. ela "obrigou-me" a tomar mas eu estou com medo. Algém já tomou? Peço ajuda porque conheço alguns Espondiliticos e ninguém tem estes sintomas. As melhoras.



Última edição por Tomás em Sáb Jan 10, 2009 1:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Falta de pontuação)

Páscoa

Páscoa

Bom dia Tomás:

Depois de ler o seu testemunho, a conclusão a que cheguei é que infelizmente para si, não tem sido bem acompanhado pelos médicos ao longo da evolução da doença.

Tem muitas dúvidas que eles têm a obrigação de esclarecer, não se iniba de as fazer quando for ao médico.

Eu tomo Ledertrexato há seis anos, e pelo que sei, este medicamento não tira as dores mas retarda a evolução da EA. A mim o que realmente me tirou as dores, foi o tratamento com o biológico Enbrel que faço há quatro meses. Antes disso nem anti-inflamatórios nem cortisona , nada me aliviava as dores.

Tomás, tem que se informar, e aqui é um bom começo, e procurar um médico que lhe inspire confiança .

Não sei se pude ajudar, mas espero que continue por aqui.
Um abraço

Fernanda Páscoa

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos