Espondilite Anquilosante Juvenil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espondilite Anquilosante Juvenil

Mensagem  Susana Lopes em Qua Dez 10, 2008 2:56 am

1) O que é a Espondilite Anquilosante Juvenil?

A Espondilite Anquilosante juvenil é uma doença inflamatória das articulações periféricas, sacro-ilíacas e da coluna vertebral.

2) Como é feito o diagnóstico da Espondilite Anquilosante Juvenil?

O diagnóstico da Espondilite Anquilosante Juvenil é feito a partir dos mesmos critérios para a doença em adultos, que são os seguintes:
1. Dor na região da coluna lombar;
2. Limitação dos movimentos da coluna lombar;
3. Limitação da expansibilidade do tórax.
Além desses aspectos, é necessária a presença de algumas alterações radiológicas, como a presença de esclerose e anquilose da articulação sacroilíaca bilateralmente associadas a um ou mais critérios clínicos acima, ou o comprometimento de apenas um lado dessa articulação associado aos itens 1 e 3 expostos anteriormente.

3) Qual a dificuldade em se fazer o diagnóstico de Espondilite Anquilosante Juvenil?

O diagnóstico da Espondilite Anquilosante Juvenil é difícil de ser feito porque as alterações radiológicas citadas acima só aparecem tardiamente, tornado a interpretação dos exames de imagens complexa durante o crescimento da criança. Isso faz com que o diagnóstico somente seja dado após algum tempo de evolução da doença.

4) Quais os diagnósticos diferenciais que devem ser feitos?

Frente a um quadro sugestivo de Espondilite Anquilosante Juvenil deve se excluir a artrite reumatóide juvenil, bem como outras espondiloartropatias e doenças que podem ocasionar inflamação nos tendões ou que acometem preferencialmente a coluna vertebral (exemplo: hérnia discal).

Like a Star @ heaven
A Espondilite Anquilosante Juvenil, tida como protótipo da Espondilite da criança, tem características gerais e clínicas idênticas às da Espondiloartropatia Indiferenciada mas com manifestações axiais precoces, associadas frequentemente a artrites periféricas e entesopatias.

A evolução é progressiva em 20-30% dos doentes, podendo noutros ocorrer remissões parciais ou totais.

Durante a evolução, o envolvimento axial que define a doença é constante – dor e rigidez segmentar da coluna, diminuição da amplitude torácica, entre outros.

As manifestações extra articulares vão desde o atraso estatoponderal às atrofias musculares, da febre ao emagrecimento.

Aos exames complementares que traduzem um síndrome inflamatório biológico e à presença do antigénio HLA B27 positivo em 90% dos casos, juntam-se manifestações radiológicas precoces, com sacroilite uni ou bilateral, discite inflamatória (os sindesmófitos não são habitualmente observados nos jovens), tarsite anquilosante, destruição e osteofitose das coxofemurais e lesões erosivas osteocondensadas ao nível das inserções tendinosas inflamadas.


Fonte: variados textos

Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum