Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » Outras Espondiloartropatias » A Artrite Psoriásica

A Artrite Psoriásica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A Artrite Psoriásica em Qui Out 30, 2008 4:49 am

A Artrite Psoriásica é um tipo de artrite diagnosticado a aproximadamente 23% das pessoas portadoras de psoríase.

É comum afectar as extremidades dos dedos das mãos e dos pés ou manifestar-se ao nível da coluna vertebral, articulações (pulsos, joelhos, cotovelos, etc...).

Pode ser de difícil diagnóstico, em particular na sua forma mais moderada de apresentação e na fase inicial dos sintomas. Contudo, esse diagnóstico é importante para que, desde logo, se possa prevenir danos a longo prazo nos tecidos envolvidos, quer sejam cartilagens ou ossos.

A maioria das pessoas com esta forma de artrite tem, também,psoríase. É raro serem diagnosticados casos em que pessoas com esta forma de artrite, não manifestem os sintomas da psoríase.

Normalmente, os sintomas ocorridos são:

- Rigidez, dor ou tumefacção das articulações ou tecido circundante;
- Redução da capacidade de movimento;
- Rigidez e cansaço matinal;
- Alterações da forma das unhas(estrutura e coloração);
- Ardor e vermelhidão ocular(semelhante à conjuntivite).

A Artrite Psoriásica pode desenvolver-se em qualquer idade, sendo que normalmente é diagnosticada num período que ronda os 10 anos após o aparecimento da psoríase. Na maior parte entre as idades dos
30 aos 50 anos.

Supõem-se que se manifeste equitativamente em homens e mulheres. Em 14% dos casos a manifestação da artrite precede as leões da pele.

Supõem-se, que tal como a Artrite Reumatóide, a Artrite Psoriásica seja uma consequência de um funcionamento anormal do sistema imunitário, embora as formas da Artrite Psoriásica sejam menos gravosas do que a Artrite Reumatóide.
Os sintomas podem desenvolverem-se lenta ou rapidamente ao longo da vida dos pacientes, mas um diagnóstico preciso de cada caso tem grande importância, para que os casos não conduzam a formas invalidantes. Em metade dos casos diagnosticados, a perda óssea começa a ocorrer já antes de estes terem sido avaliados e combatidos apropriadamente.

Existem 5 tipos de Artrite Psoriásica:

-Simétrica
Ocorre em metade dos portadores da artrite psoriática, sendo uma forma semelhante à forma reumatóide, mas geralmente menos severa e menos deformadora. Afecta igualmente as articulações dos dois lados do corpo, podendo ser invalidante em 50% dos casos. Usualmente as lesões da pele demostram ser um pouco mais severas, quando ocorrem conjuntamente com esta forma reumática.

-Assimétrica

Afecta cerca de 35% das pessoas com Artrite Psoriásica. É, geralmente, menos severa de que a forma anteriormente designada, embora possam ocorrer casos invalidantes. Só se manifesta num lado do corpo, usualmente no joelho, anca, tornozelo ou no pulso. Pode afectar somente um dedo embora se possa
manifestar também em vários da mesma mão. O inchaço característico nos dedos deve-se á inflamação dos tendões. As articulações tendem a ficar mais quentes e avermelhadas do que o normal.

-Espondilite

Manifesta-se, pela rigidez do pescoço, área dorsal e pélvica e coluna vertebral, pelo que os movimentos se tornam mais difícil e dolorosa. Em cerca de 5% dos indivíduos a inflamação da coluna vertebral é o sintoma comum. As formas mais gravosas podem verificar-se com a ocorrência de sintomas generalizados, incluindo manifestações de inflamação ocular.

-Artrite mutilante

Diagnostica-se em 5% dos portadores de Artrite Psoriásica, sendo a forma mas gravosa de todas as demonstradas. Causa mais perturbações ao nível das mão e dos pés, podendo ocorrerem dores no pescoço e área dorsal.

O agravamento dos sintomas ou as remissões desta artrite tendem a ser coincidente às da psoríase.

-Interfalangeal predominante

Ocorre em cerca de 5% das pessoas com artrite psoriática, envolvendo primeiramente as articulações mais próximas das pontas dos dedos das mãos e dos pés.

Frequentemente a Artrite Psoriásica é confundida com outros tipos de doenças reumáticas, tais com a Artrite eumatóide, Gota, Síndroma de Reiter, Osteoartrite, ou Espondilite Anquilosante.

Crê-se, também, haver uma ligação próxima entre a Artrite Psoriásica e a Doença de Crohn, dado que as duas parecem ter em comum um mesmo factor genético que as despoletam.


Retirado daqui.

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum