Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » A EA e a Gravidez » Gestação, Parto, Puerpério, Cuidados Maternais Pós-Parto

Gestação, Parto, Puerpério, Cuidados Maternais Pós-Parto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Os dados presentemente disponíveis parecem permitir a conclusão de que as alterações hormonais, metabólicas e mecânicas da gestação não tem influência significativa na evolução ou nas manifestações da EA durante o período de gravidez.

No respeitante ao futuro bébé pode ser dito que as investigações já feitas não revelam diferenças de saúde entre os filhos de espondilíticas e de não espondilíticas.

No respeitante ao parto, o facto de a articulações estarem fundidas tem pouca importância, em contrapartida é muito importante que as articulações coxo-femurais (ancas) tenham uma boa amplitude de abdução em flexão (permitam um bom afastamento de coxas), caso contrário deve ser planeado o recurso “à via alta”, isto é, ao parto por cesariana.

O ser mãe, sofrendo de EA, acarreta, todavia, o risco de descompensação mecânica, com agravamento de sintomatologia nas semanas seguintes ao parto/puerpério, por razão dos esforços decorrentes de levantar e recolocar o bébé no berço (mamadas, banho, a conveniente dose de ternura, etc.) e inerentes encargos domésticos acrescentados.


Fontes:
Manual de Espondilite Anquilosante (ANEA)

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/
Ai ai o que me espera... Mas é por uma boa causa Smile

Ainda não começei a falar no parto com a obstetra porque esse assunto ainda me assusta um bocadinho. Estou a mentalizar-me ainda que ele tem de sair Smile

Bjinhos,

Ver perfil do usuário

3 Que bom!!!! em Qua Out 22, 2008 8:41 am

Olá mamã

Que bom estar tudo a correr bem, apesar dos contratempos que se esquecem nesta altura tão feliz de sua vida.

Espírito positivo já tem, o resto é fácil...

Eu pessoalmente gostava muito de ver "ao vivo" a sua barriguinha, não sei é se é possível conjugar horários e local de encontro. Dê-nos ideias, para combinarmos, tá!

Eu beijo cheio de

sunny

Fernanda

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum