Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante

Partilhamos experiências, trocamos ideias, procuramos respostas... Porque cada testemunho é importante, para que possamos aprender mais e mais. Aprender a combater a dor e aprender a conViver com a Espondilite Anquilosante.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum Sobre a Espondilite Anquilosante » O Que é a EA? » Risco de Emergência da Doença Espondilítica

Risco de Emergência da Doença Espondilítica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

As espondiloartrites estão ligadas a terrenos de contexto imunogenético. No grupo das espondiloartrites é frequente a existência de vários casos das diversas entidades clínicas na mesma família de sangue – fenómeno da agregação familiar.

Em particular quando a espondilite é toda a doença – espondilite anquilosante (EA) – há um fortíssimo
relacionamento com o antigénio HLA-B27. Mais de 95% dos doentes de EA possuem a molécula B27, são B27+.

Falando em valores aproximados para a população portuguesa, cerca de 8% será B27+ mas, desses, só apenas 2% irão desenvolver a doença espondilítica.

Se o indivíduo B27+ tiver um doente espondilítico entre os familiares de sangue em primeiro grau isso deixa de ser assim e a probabilidade de desenvolver sobe a 20%.

Para ficar claro:

a) na globalidade da população portuguesa 8% dos indivíduos é B27+;

b) nessa população B27+ a prevalência de espondilíticos é de 2%;

c) esses 2% situam-se de forma desigual sendo muito mais elevada para quem tenha pais, avós ou irmãos espondiliticos;

d) cerca de 5% dos doentes de espondilite não possui o antigénio B27 a explicação para esses casos é de que possuirá outros antigénios com um papel idêntico;

e) apesar de o antigénio B27 ser um factor de predisposição para desenvolver a EA, o padrão topográfico e a agressividade evolutiva parecem estar dependentes de outros factores imunitários e genéticos.


Falta conhecer muito sobre esses contextos.

Fonte:
Manual da Espondilite (Anquilosante)
ANEA

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

2 HLA B27 em Sex Out 17, 2008 1:59 pm

Meu HLA B27 deu negativo (citrometria de fluxo- sangue periférico) NOTA: Este é um teste de triagem, pois pode haver ligação cruzada do anticorpo HLA B27 COM OUTROS ANTÍGENOS do tipo HLA B. No caso positivo recomenda-se confirmação da presença do HLA B27 POR BIOLOGIA MOLECULAR.

SOLICITEI O EXAME A MINHA MÉDICA, pois um raio X, detectou esondilose deformante lombar e a densiometria óssea dectou osteopenia L1-L5, TENHO MEDO DE ME QUEBRAR..... A Ressonância magnética detectou discopatia degenerativa em C5-C6 PIÇAMENTRA INTRA VERTEBRAL, e prot. C4. UNCOARTROSE,SINDROME DO TÚNEL DO CARPO BILATERAL, TENDINITE NO PULSO E COTOVELO... Esse desgaste todo pode se transformar em EA? Question No

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum