Origem e Causa Desencadeante da Espondilite Anquilosante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Origem e Causa Desencadeante da Espondilite Anquilosante

Mensagem  Susana Lopes em Qui Set 25, 2008 1:47 am

As espondiloartropatias são doenças que têm origem em disfunções do Sistema Imunitário que deixa de reconhecer determinadas estruturas moleculares de certos tecidos como pertencentes ao “eu tecidular” do organismo.

O que há de comum em mais de 95% dos doentes de espondilite anquilosante – é a presença da molécula antigénica B27 do sistema HLA. A presença dessa enorme molécula, hoje bem conhecida nos seus componentes e morfologia, representa uma susceptibilidade mas, ainda assim, só uma minoria da população que a possui é que desenvolve a doença, isto é, só 2 a 3% daqueles 8% dapopulação geral que é B27 positiva.

A opinião dos investigadores que se têm dedicado a estes estudos é de que é necessária a acção de um agente exterior ao indivíduo – agente ambiental (microbiano e, possivelmente, bacteriano) para que, nos indivíduos susceptíveis, se dê o arranque do processo autoagressivo inflamatório.

De acordo com os dados presentemente disponíveis, o risco máximo de poder vir a desenvolver espondilite será ser filho B27 + uma mãe espondilítica. Nesse caso a probabilidade poderá atingir 30%.



Fonte:
Manual da Espondilite (Anquilosante)
ANEA
avatar
Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum