ENBREL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ENBREL

Mensagem  Susana Lopes em Qua Set 24, 2008 6:09 am

O que é o Enbrel?

O Enbrel é um medicamento que contém a substância activa etanercept. Está disponível em frascos, na forma de pó para preparar uma solução injectável, e na forma de solução injectável em seringas pré-cheias. Cada frasco ou seringa contém 25 ou 50 mg de etanercept.

Para que é utilizado o Enbrel?

O Enbrel é um medicamento anti-inflamatório. É utilizado no tratamento das seguintes doenças:

• Artrite Reumatóide moderada a grave (uma doença do sistema imunitário que causa inflamação nas articulações) em adultos;

• Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular (uma doença infantil rara que causa inflamação de várias articulações) em crianças dos quatro aos 17 anos de idade que não tenham respondido de forma adequada ao metotrexato ou que não o possam tomar;

• Artrite Psoriática (uma doença que causa o aparecimento de placas vermelhas descamativas na pele e inflamação nas articulações) em adultos que não tenham respondido de forma adequada a outros tratamentos;

• Espondilite Anquilosante (uma doença que causa inflamação nas articulações da coluna) em adultos que não tenham respondido de forma adequada a outros tratamentos;

• Psoríase em Placas moderada a grave (uma doença que causa o aparecimento de placas vermelhas descamativas na pele) em adultos que não tenham respondido aos medicamentos para esta doença ou que não os possam tomar.

O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.

Como se utiliza o Enbrel?

O tratamento com Enbrel deve ser iniciado e supervisionado por um médico especializado com experiência no diagnóstico e no tratamento das doenças tratadas com Enbrel.

O Enbrel é administrado por injecção subcutânea (debaixo da pele). Os doentes tratados com Enbrel devem receber o cartão de alerta especial que resume a informação de segurança importante sobre o medicamento.

Como funciona o Enbrel?

A substância activa do Enbrel, o etanercept, é uma proteína que foi concebida para boquear a actividade de um mensageiro químico do organismo denominado factor de necrose tumoral (FNT).

Este mensageiro encontra-se em níveis elevados em doentes com as doenças para as quais o Enbrel é utilizado como tratamento. Ao bloquear o FNT, o etanercept melhora a inflamação e outros sintomas
das doenças.

O etanercept é produzido através de um método conhecido como ‘tecnologia de ADN recombinante’: é produzido por uma célula que recebeu um gene (ADN) que a torna capaz de produzir o etanercept.

Como foi estudado o Enbrel?

O Enbrel foi estudado em cinco estudos principais da artrite reumatóide, que incluíram perto de 2200 doentes e tiveram durações de três meses a dois anos. Três estudos compararam o Enbrel com placebo
(um tratamento simulado) em doentes que já tinham tomado medicamentos anti-artríticos previamente.

Um destes estudos (89 doentes) examinou os efeitos do Enbrel como adjuvante do metotrexato. No quarto estudo, o Enbrel foi comparado com o metotrexato em 632 doentes que não tinham tomado metotrexato anteriormente. O quinto estudo comparou a eficácia do Enbrel, do
metotrexato e de uma combinação de ambos em 686 doentes.

Em todos os estudos, o parâmetro principal de eficácia foi a melhoria dos sintomas da artrite, avaliada por meio de um questionário ou
pela observação de sinais de erosão (danos) nas articulações através de radiografia.

Por último, um estudo adicional comparou os efeitos das doses de 25 mg, administradas duas vezes por semana, com as doses de 50 mg, administradas uma vez por semana, em 420 doentes.

Qual o benefício demonstrado pelo Enbrel durante os estudos?

Globalmente, nos estudos da artrite reumatóide, cerca de dois terços dos doentes que receberam Enbrel apresentaram uma redução de 20 %, ou mais, nos sintomas após três meses.

Em comparação, só se verificou uma redução em 23 a 33 % dos doentes que receberam placebo.

No estudo realizado em doentes que não tinham tomado metotrexato anteriormente, após 12 e 24 meses, os doentes que receberam 25 mg de Enbrel duas vezes por semana apresentaram menos danos nas articulações do que os doentes que tomaram metotrexato isoladamente.

O quinto estudo demonstrou que o Enbrel, isoladamente ou em associação com metotrexato, é mais eficaz do que o metotrexato isoladamente. O último estudo concluiu que as duas doses de Enbrel tinham efeitos semelhantes sobre os sintomas após oito semanas.

Relativamente a todas as outras doenças estudadas, o Enbrel produziu uma melhoria nos sintomas superior à do placebo.

Qual é o risco associado ao Enbrel?

Os efeitos secundários mais comuns associados ao Enbrel (observados em mais de 1 doente em 10) são reacções no local de injecção (incluindo hemorragia, equimose [nódoa negra], eritema [vermelhidão], comichão, dor e inchaço), infecções (incluindo infecções no tracto respiratório superior [constipações], bronquite [infecção nos pulmões], cistite [infecção na bexiga] e infecções na pele).

Os doentes que desenvolvam infecções graves devem suspender o tratamento com Enbrel. Foram observados efeitos secundários semelhantes em adultos e em crianças.

Mais informações Aqui.

Fonte:
RELATÓRIO PÚBLICO EUROPEU DE AVALIAÇÃO (EPAR)
Resumo do EPAR destinado ao público

Este documento é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR). O seu objectivo é explicar o modo como o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) avaliou os estudos realizados, a fim de emitir recomendações sobre as condições de utilização do medicamento.Se necessitar de informação adicional sobre a sua doença ou o tratamento, leia o Folheto Informativo (também parte do EPAR) ou contacte o seu médico ou farmacêutico. Se quiser obter mais informação sobre os fundamentos das recomendações do CHMP, leia a Discussão Científica (também parte do EPAR).


Última edição por Susana Lopes em Dom Set 28, 2008 3:17 am, editado 1 vez(es)

Susana Lopes

Mensagens : 364
Data de inscrição : 27/12/2007
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://espondiliteanquilosante.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Páscoa em Sex Set 26, 2008 4:01 am

Bom dia a todos:

Aproveitando o facto da Susana iniciar este tópico, achei por bem testemunhar aqui o meu "relacionamento" com o Enbrel.

Embora ainda só tenha feito duas aplicações, as melhoras a nível de dor e amplitude de movimentos são significativas. Mas a melhoria mais acentuada, pelos menos para mim e não devemos esquecer que cada pessoa reage de maneira diferente,está a ser na "energia" no poder realizar tarefas sem me sentir sempre tão cansada.

Isto para uma doente que se sentia quase incapacitada e por arrastamento deprimida, é uma mudança extraordinária, que estou a aproveitar entusiasticamente.

Tenho a certeza que todos que partilham a EA compreendem o que acabei de escrever, cada minuto para nós sem dor, é uma bênção, que só não é mais intensa porque tememos perdê-la.

Mas sou realista, sei as contra indicações deste biológico, tenho que ser prudente e seguir disciplinadamente os conselhos médicos.

Oxalá tudo isto sirva para ajudar alguém nas mesmas condições, porque só se avança para um tratamento destes quando não "respondemos" a mais nenhuma outra terapia, eu já há muito tempo que apesar de tomar cortisona, anti-inflamatórios etc., continuava a ter uma velocidade de sedimentação de 90mm quando normalmente deveria ter <20mm.

Acho que ao manter-me tanto tempo neste estado contínuo de inflamação só agravei a EA., o meu médico era muito prudente em relação aos biológicos e por isso, não sei se foi positivo ou negativo o futuro o dirá, passei pelo menos o último ano num sofrimento muito desgastante a todos os níveis.

Virei aqui sempre que ache necessário, e como sempre estarei sempre disponível para dar e receber conselhos a todos e de todos que partilham o uso do Enbrel.

Um abraço,

Fernanda Páscoa



. sunny sunny

Páscoa

Mensagens : 192
Data de inscrição : 04/04/2008
Idade : 59
Localização : Almada

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Páscoa em Ter Out 21, 2008 2:11 am

Bom dia a todos:

Já tenho cinco aplicações de Enbrel, e estou a viver um "estado de graça".

Sinceramente já me tinha conformado, não podia fazer muita coisa que gostava, só tinha "energia" para o essencial, ia vivendo sem muitas expectativas.

Foi-me dada nova oportunidade sem dúvida!

Recomecei as minhas aulas (frequento a Universidade Sénior), faço a minha vida doméstica naturalmente sem grande esforço, acordo todos os dias de manhã com projectos.

Voltei a sentir-me VIVA!

E se aqui partilhei tantos dias de desespero, quero também partilhar convosco estes dias de felicidade.

Para mim ser feliz, resume-se a estar junto das pessoas que amo, partilhar momentos com os amigos, e principalmente não ter dores, pois só quem as tem sabe como elas nos tiram o prazer de quase tudo.

Vou dando sempre notícias minhas, e espero notícias vossas.

Um beijinho a todos,

Fernanda Páscoa

Páscoa

Mensagens : 192
Data de inscrição : 04/04/2008
Idade : 59
Localização : Almada

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

1ª injecção de Embrel

Mensagem  Convidad em Ter Mar 17, 2009 3:13 pm

No dia 16 de Março foi a minha primeira injecção! Finalmente! Vamor ver se isto ajuda e não traz mais complicações do que já tenho.
A noite de hoje consegui dormir só com meio-comprimido de Meticorten e SEM anti-inflamatório! Não estou completamente sem dores, mas estou melhor. A única coisa que me incomodava à noite e hoje durante o dia é a dor de cabeça. Não sei se é do medicamento ou simplesmente de cançaso e stress. Não dormi várias noites como deve ser. Sinto-me muito cansada e preciso de uma boa noite de sono. Vamos ver se consigo. Também seria óptimo engordar um bocadinho. Com estas dores e depressão emagreci um pouco.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Páscoa em Qui Mar 19, 2009 4:17 am

Bom dia:

A Olga começou e eu fiz ontem exactamente seis meses de ENBREL( aproveito para rectificar o nome do biológico é Enbrel e não Embrel).

Fui ontem ao Hospital, à consulta dos seis meses e fazer análises . Sempre que lá vou preencho um questionário onde me fazem diversas perguntas sobre o grau de dor que sinto e as dificuldades em realizar tarefas. Não sei como se chama este tipo de questionário, mas serve para os médicos fazerem uma "estimativa" sobre o nosso nível de dor e o grau de dificuldade que sentimos no dia a dia.

Só sei dizer que o primeiro que fiz antes das aplicações de Enbrel davam um nível de dor de 7,8, e o de ontem deu 2,1, não é espantoso!!!

Embora no início do tratamento estivesse com menos dores do que actualmente, não se compara nada com as dificuldades que sentia anteriormente.

Mas as melhoras mais importantes para mim foram a nível psicológico, o deixar para trás tantos anos de depressão e desânimo, por isso compreendo tão bem quem aqui aparece deprimido e até revoltado com o diagnóstico da doença.

Quem é que pode ser feliz com dores constantes e limitações de toda a ordem, basta elas desaparecerem seja através dos biológicos como de qualquer outra alternativa, para voltarmos a ter esperança e vontade de viver.

Acreditem pois, que tudo é possível e que tudo tem o seu tempo, como já disse anteriormente vivemos com a EA e não para a EA.

Um beijinho especial à Olga, e a promessa que aqui estaremos para dar notícias da nossa "relação com o Enbrel".




Fernanda Páscoa

Páscoa

Mensagens : 192
Data de inscrição : 04/04/2008
Idade : 59
Localização : Almada

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Convidad em Sab Mar 21, 2009 4:23 pm

Bem, está aqui a minha curta experiência com Enbrel ( sim, realmente o nome é Enbrel e não Embrel, mas pensei que em português escrevia-se com "m" Embarassed )
No dia em que levei a primeira injecção estava com uma ligeira dor de garganta. Senti-me bastante melhor a nivel de articulações estes dias, mas fiquei com tosse, com vista inflamada e com poucas (umas 6 ou 7) e pequenas borbulhas na zona junto ao pescoço.
Agora estou a ser tratada com antibióticos e a próxima injecção vai ser adiada Crying or Very sad Vou voltar a ter dores por mais algum tempo.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Eu tambem tomo Enbrel

Mensagem  Pricila Borba em Qui Jun 25, 2009 5:13 pm

Olá, faz 2 meses que estou tomando enbrel, as piores dores diminuiram mas não acabaram, mais agora qye começou o inverno aqui no sul do Brasil, eu me sinto cada vez mais indisposta, mas os sintomas mais graves estão desaparecendo, e agora estou um pouco mais feliz, pois eu e meu marido resolvemos ter nosso baby, mas primeiro tenho que perguntar para minah medica as consequencias e perigos. Very Happy

Pricila Borba

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Carlos Melo em Dom Fev 14, 2010 8:54 am

Eu faço uso do Enbrel há 1 ano e realmente minha vida mudou muito para melhor com isso.

Mas meu médico me alertou que depois de um tempo de uso o Enbrel começa a perder sua eficácia, a perder seu efeito no organismo.

Queria saber dos companheiros que o usam se vocês têm informações sobre o tempo de eficácia desse medicamento.

Isso muito me preocupa porque, perdendo seu poder de ação, é certo que voltaremos à estaca zero novamente, ou seja, às dores e às limitações.

Carlos Melo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/02/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  clina em Dom Fev 14, 2010 12:29 pm

Conheço as pessoas que tomavam Enbrel mais de 5 anos e com bons resultados. Quando ele perder a sua eficácia, o seu médico vai escolher outro medicamento biológico para si.

clina

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Embrel não faz mais efeito em mim

Mensagem  Educador Físico em Sex Abr 09, 2010 8:03 am

[b]Quando comecei a tomar embrem em junho de 2008 foi uma benção em uma semana notava a diferença deixei as moletas e em 2 meses comecei a atuar como vuluntário na ACM\YMCA (Associação Cristã de Moços)do Brasil sou Educador Físico/Personal Trainer, atuei como voluntário até o mês de janeiro de 2009 e contratado como estagiário estava 100% de sáude dava aulas de futebol, natação, musculação e ginástica de solo, apartir de junho novamente um ano depois de começar o embrel as dores retornaram, meu médico manteve o embrel e o diclofenaco, as dores foram progressivas e no final do ano de 2009 já estava de moletas novamente, me formei na faculdade tive várias propostas de emprego exelentes tive que dizer não pois já completamente debilitado meu médico cortou o embrel poi não valia correr os riscos pois o mesmo já não mais tinha efeito em mim, piorei a cada dia e hoje muito mal não ando, minha higiene pessoal está dificil, e usando metotrexato, e esperando a aprovação do ministério da saúde para usar o humira. Em meu blog tem mais detalhes sobre meu histórico visite serão bem vindos deixem comentários. http://espondiliteanquilosantesamuel.blogspot.com/

Saúde e Fé
Samuel Oliveira

Educador Físico

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  cris.mergulho em Ter Mar 13, 2012 5:56 pm

Escrevo aqui para compartilhar a alegria que estou sentindo após uma semana de aplicação com o Enbrel (etanercepte).

Após sofrer por mais de 5 anos com a EA sem saber o que era, fui finalmente diagnosticado no fim de 2010. Iniciei o tratamento com Azulfin (Sulfassalazina), que trouxe uma grande melhoria, com crises de dores menos intensas e menoos frequentes. No entanto, após 6 meses com esse medicamento, voltei a ter dores diárias, não tão fortes como na época em que não tomava nenhum medicamento, mas me incomodavam e impediam de ter uma vida normal.

Agora, minha médica fez a mudança para o Enbrel (etanercepte) e estou vivendo algo que não sentia há quase 7 anos: estou absolutamente sem dor!!! Vivendo como uma pessoa normal e tendo o prazer de deitar e levantar da cama quantas vezes quiser.

Me livrei também do anti-inflamatório, pois apenas as injeçoes de Enbrel resolveram o problema.
Para quem quiser tentar, indico que converse com seu médico e, quem sabe, vc tem o mesmo resultado que eu.

Cristiano Ferreira
Taubaté/SP
Brasil

cris.mergulho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

enbrel

Mensagem  alano duarte em Qua Out 17, 2012 3:20 pm

tenho espondilose aquilosante com diagnostico há quatro meses..
estou na segunda dose do Enbrel e já tive uma melhora significativa, tomara que ela continue de forma progressiva..
sorte a todos
alano

alano duarte

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENBREL

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:48 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum